Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

7 Pecados que Engordam

As emoções podem estar sabotando sua dieta e provocando o ganho de alguns quilos a mais. Reverta essa situação ingerindo os alimentos certos nas horas mais críticas



Vaidade, ira, preguiça, gula, avareza, inveja, luxúria. Sete pecados que podem estar minando sua satisfação com o corpo. A verdade é que esses vícios - comer sem limites, desânimo, irritação, apego etc. - estão presentes no cotidiano de todo ser humano, mas é o exagero o responsável pelos seus efeitos negativos, que podem culminar em várias reações físicas, até mesmo no temido aumento de peso.
"Na visão da Psicologia, os sete pecados capitais são estados de ânimo que geram consequências físicas e emocionais ao organismo. As emoções são transformadas em mensagens captadas pelo cérebro, enviadas para cada órgão correspondente, gerando uma resposta. Já os sintomas físicos sinalizam que algo não vai bem com o indivíduo", esclarece a psicóloga .

A relação do homem entre a emoção e a comida é natural, pois acontece desde o inicio da vida. "Já nascemos com as emoções sendo contidas pelo alimento. Um exemplo é o choro do bebê para receber o leite da mãe", destaca.

O QUE FAZER?
É bom deixar claro que não estamos fadados a sofrer com o aumento do peso só porque cometemos um pecado ou outro. O primeiro passo deve ser dado na direção da alimentação saudável, que pode frear essas consequências
."Os alimentos certos são aliados para conter as emoções que não se manifestam de maneira positiva. Podem diminuir sintomas nos resultados de exames clínicos como glicose alta e alterações hormonais", ressalta Cristiane.

Nutricionistas confirmam que os alimentos influenciam na manifestação desses efeitos: "Existem alimentos com propriedades especiais que atuam na prevenção de doenças: são os chamados alimentos funcionais.Saiba agora como cada pecado capital age no organismo e de que maneira é possível fugir dos excessos por meio dos alimentos indicados pelos especialistas. Mas, antes de escolher o seu, siga algumas dicas: "Mastigue devagar, inicie a refeição pela salada e afaste-se dos alimentos chamados 'calorias vazias' como refrigerantes, doces, chocolates e salgadinhos, entre outros", orienta a nutricionista.

Descubra qual é o seu pecado
Não é fácil admitir a falta de controle ao se alimentar ou mesmo o desejo de possuir o que é do outro. Mas, antes de procurar a solução, deixe o constrangimento de lado e reconheça em qual desses vícios suas atitudes mais se aproximam. "Baseados nos sintomas que sofremos, podemos chegar à 'raiz' do processo emocional. Refletir sobre nossas condutas, saber de onde elas se originam, ajuda no autoconhecimento", diz a psicóloga.

VAIDADE
O que é: desejo constante de atrair a admiração de outras pessoas; mostrar com extravagância os pontos positivos e esconder os negativos. O invejoso é motivado a manter uma imagem, o corpo, dentro dos padrões de estética. A atitude de querer se ver mais bonito não teria problema, não fosse a ansiedade exagerada pelo objetivo.

Como se manifesta: a busca pela perfeição pode ir contra a própria saúde: "A pessoa pode deixar de comer, escolher alimentos hipocalóricos (com poucas calorias), fazer exercícios físicos em excessos, abusar de medicação que favoreça o emagrecimento, como laxantes e diuréticos,.O vaidoso é aquela pessoa que não mede esforço em manter tudo muito lindo na parte externa do corpo, mas nega seus desequilíbrios emocionais, seus conflitos internos", explica. O sentimento desregrado pode causar transtornos alimentares como a bulimia (em que a pessoa pode continuar acima do peso, mesmo colocando a comida para fora), ou a anorexia.

O que ingerir: abacate, cenoura, nozes, maçã, beterraba, salsão e mel. Todos esses alimentos apresentam polifenóis, que atuam na melhora do bem-estar físico e mental, e elevam a autoestima.

IRA
O que é: emoção impulsiva a partir de um acontecimento específico, seja para alguém ou para si mesmo. A raiva excessiva leva à perda da racionalidade, logo, a cometer erros, seguida de arrependimento. "Quando nos deparamos com algum conflito intenso, o cérebro envia uma mensagem ao organismo de que as coisas não vão bem. Como resposta, no caso da raiva, o corpo produz adrenalina. É então liberado no organismo o cortisol, que estimula a defesa interna. Esse hormônio entra na corrente sanguínea e não encontra nenhuma bactéria para destruir, mas faz toda sua função que é armazenar lipídios e glicose (combustível necessário para atacar o corpo estranho não encontrado), transformados em energia", detalha a psicóloga . "Com o cortisol em excesso na corrente sanguínea, passamos a 'estocar' energia", completa.

Como se manifesta: o órgão mais afetado é o fígado, que retém a raiva que não é expressa e pode provocar condições como a prisão de ventre. A raiz do problema está ligada à liberação da raiva na comida. Quantas pessoas não comem desesperadamente após um momento de irritação? "Alguns buscam os alimentos que dão prazer imediato. Assim, cometem excessos", explica.

Nutricionistas indicam quais ingredientes atuam como aliados para conter as sensações que não se manifestam de maneira positiva, como desânimo e irritação

PREGUIÇA
O que é: quem nunca sentiu uma preguicinha matinal ou vespertina, principalmente depois do almoço? Até aí tudo bem, mas este pecado capital diz respeito àquele indivíduo que não tem, quase nunca, ânimo para trabalhar, fazer exercício, ou outra ação que envolva força física. "Um exemplo de preguiça que pode influenciar no aumento de peso é a dinâmica familiar de criar os filhos com a oferta de guloseimas em troca da emoção. Há famílias que preferem compensar a frustação com comida do que se dedicar a criação dos filhos.

Como se manifesta: a preguiça de fazer exercícios físicos pode levar ao sedentarismo, ou seja, a caloria é consumida, mas não é gasta. O psicólogo: "O indivíduo preguiçoso pode ainda estar sem energia mental, graças a qualquer motivo que tenha gerado desânimo. Daí pode surgir a preguiça de lavar uma verdura e ele se rende ao fast food".

O que ingerir: alimentos que garantam energia, ânimo ao corpo e à mente: amendoim, caju, amêndoa, chá-verde, canela, brócolis (que ainda combate dores musculares) e grão de bico.


GULA
O que é: definida pela Psicologia como uma compensação, forma de fuga e proteção em relação a algumas carências. "A busca pela satisfação imediata vem da necessidade de 'engolir' emoções, absorver questões alheias e assumir cargas. O aumento de peso contribui como suporte necessário para manter uma estrutura 'forte', que aguente a carga.

Como se manifesta: o ato de comer sem controle, ir além do necessário, pode gerar problemas com gases, gastrite, indigestão e náuseas. "Mas a maior consequência é o aumento de peso. Nesses casos, é preciso perguntar a si mesmo o que não se está engolindo, digerindo e aceitando", orienta a psicóloga.

O que ingerir: abacaxi, que auxilia a digestão; arroz, principalmente o integral, rico em aminoácidos e vitamina B1; café, que tem poder de aumentar a termogênese (acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras); leite, porque o cálcio de alta qualidade auxilia na perda de peso e no controle do cortisol; salmão, que reduz o colesterol; maçã, que leva a gordura e açúcar para o intestino mais rápido; e nabo, um aliado na saciedade.


AVAREZA
O que é: o medo excessivo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta sente dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca e cuida dos seus pertences como uma pessoa egoísta.

Como se manifesta: além dos sintomas de melancolia, falta de ânimo e tristeza, que podem levar a descontar as emoções na comida, um comportamento típico na avareza em relação à alimentação, segundo Cristiane, é quando o indivíduo não se permite deixar porções de alimento no prato, para não jogar fora, mesmo que já esteja saciado. "Outro perigo é o de intoxicação alimentar, ao comer alimentos que não foram devidamente estocados para que se evite o desperdício", destaca a psicóloga.

O que ingerir: angélica, artemísia, calêndula, cidra, erva-de-são-joão, primavera e iogurte. "A infusão de cada uma dessas ervas auxilia no controle das catecolaminas e melhora o estado emocional. Já o iogurte regulariza a flora intestinal e produz toda gama de vitaminas do complexo B que estão diretamente ligadas ao sistema neurológico.


INVEJA
O que é: este pecado capital pode ser definido como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de outra pessoa. Assim como a vaidade, é motivado pela imagem, mas, nesse caso, de se parecer com o outro, com o que não é ou não pode ser ou ter.

Como se manifesta: um indivíduo invejoso pode comer excessivamente em uma única refeição, caso ele tenha dúvidas se poderá repeti-la novamente. Ele também não mede esforços para se parecer com o outro (exagera nos exercícios, come pouco para emagrecer, ou come determinado alimento em excesso se souber que outra pessoa o quer). "O invejoso não tem autoestima, se acha inferior e, por isso, se deixa levar pela alimentação errada.

O que ingerir: queijo branco, nozes, soja e seus derivados, lentilha, banana e ameixa. "São alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela sensação de bem-estar e que pode elevar a autoestima. Ainda indico alguns carboidratos, como pães, cereais, massas e arroz, todos integrais.


LUXÚRIA
O que é: desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual, material e carnal. É a cobiça desordenada pelos prazeres sexuais. Pode ser definida como uma impulsividade desenfreada, um prazer pelo excesso.

Como se manifesta,a pessoa acometida por esse pecado lida com a imagem, pode querer estar sempre bem cuidada. No entanto, o excesso pode gerar ansiedade e levar ao prazer pelo alimento, sobretudo os que oferecem deleite, como os doces

O que ingerir: agrião, laranja, inhame, milho e uva. "Estes alimentos atuam na regulação hormonal que é um dos fatores que podem levar à luxúria. Já a nutricionista recomenda alimentos calmantes: maracujá, coco, laranja, melancia, melão, chá de camomila.

Sete virtudes saudáveis 1. Opte pela alimentação saudável e coma devagar.
2. Substitua as sobremesas hipercalóricas por frutas da estação.
3. Ame a si mesmo, assuma o que há de melhor em você.
4. Fuja das dietas sem orientação médica.
5. Tenha mais pique, caminhe, dance, faça exercício físico.
6. Fuja do estresse, faça coisas de que goste e relaxe.
7. Não faça jejum prolongado e mantenha uma disciplina na hora das refeições.

Isotônicos. Consuma com moderação

Indicados para repor nutrientes perdidos durante o esforço físico, cada vez mais pessoas fazem uso deles. Saiba como o seu organismo reage quando você mata a sede com esse tipo de bebida



De repente você sente aquela sede. Pode ser depois de uma caminhada leve ou da contrariada ida a pé até a padaria perto de casa. Se o dia estiver quente, então, é quase certo que esse "exercício" vai pedir uma bebida para aliviar a situação. O natural seria tomar um copo com água, ou mesmo um suco, mas muitas pessoas deixam de lado a velha companheira para beber um isotônico. Talvez o sabor e a composição rica em sais minerais façam as pessoas pensarem que matar a sede com essa bebida seja uma boa idéia e até faça bem para o organismo. Mas não é tão simples assim.

ANTES DE TOMAR O PRÓXIMO GOLE, SAI BA QUE A BEBIDA DEVE SER EVITADA POR HIPERTENSOS E SEU EXCESS O PODE CAUSA R GANHO DE PESO

Para alguns especialistas, pessoas com tendência a ganho de peso fácil ou que já andam com quilinhos a mais podem ter problemas. "O isotônico é uma fonte de calorias, quase equivalente a uma bebida adoçada com açúcar, como um refrigerante. Quem bebe pode ganhar peso.

Bebidas esportivas são formuladas para suprir as demandas do esporte. Quando consumidas por pessoas que não praticam atividade física, podem acarretar em sobrepeso por excesso no consumo de calorias não gastas", avali

Perigos do abuso
Calma, também não é nada assustador. A bebida isotônica não é uma bomba calórica (como comparação, uma das marcas mais consumidas tem 45 calorias em 200 ml), mas é muito comum o abuso de consumo e, como tudo em excesso acaba prejudicando o organismo, nesse caso, o efeito será totalmente visível na balança.
O ganho de peso muitas vezes não vem do isotônico.Às vezes, a pessoa fala que o isotônico a fez engordar, mas ela extrapolou em outras coisas. Se o consumidor tiver uma alimentação balanceada e consumir essa bebida de forma moderada, difi- cilmente haverá ganho de peso afirma.

Bom para atletas
Os isotônicos - populares nas academias e entre corredores - são comumente associados à boa forma e vigor físico, mas a bebida, por sua composição rica em sódio e sais minerais, tem uma indicação bastante específica: hidratar atletas que realizam atividade física intensa. Isso quer dizer que, mesmo aquela caminhada que você pratica e que faz muito bem à saúde por sinal, não necessita de um isotônico para repor uma eventual e pequena perda de sal mineral ou sódio.

Segundo as nutricionistas, a bebida foi desenhada para repor água e sais minerais perdidos no suor, ou seja, para promover a hidratação e também melhorar a performance dos atletas. Mesmo entre eles, existem lá suas indicações. Os isotônicos são recomendados após exercícios que durem mais de uma hora e que provoquem transpiração. "Atividades muito leves não justificam seu uso.

Quem não pode...
Existem outros pontos que devem ser levados em consideração quando se fala em consumir isotônicos. Um dos alertas é para pessoas com hipertensão. Essas bebidas são ricas em sódio, e os hipertensos precisam controlar o consumo. A dieta do brasileiro, naturalmente, já é rica em sódio - tem o sal da salada, do arroz, do feijão, biscoitos, enfim, uma série de fontes que suprem muito bem a demanda diária. A recomendação geral é que o consumo de cloreto de sódio seja de 6 g por dia, e cada garrafa de isotônico tem, em média, um décimo desse valor.

Além da hipertensão, o consumo não é indicado para quem tem diabetes, já que a bebida contém sacarose. "Pessoas com doenças renais, a menos que tenham indicação médica, e gestantes, exceto quando há supervisão, também não devem consumir a bebida.

...E quem pode beber
Nem só de restrições vive o mundo dos isotônicos, tirando a questão do peso e de contra- indicações pontuais, como no caso de hipertensão; no geral, o consumo pode ser feito por qualquer pessoa, desde que com moderação. Em algumas situações, a ingestão é até indicada por especialistas. "Pode ser usado em caso de desidratação, com recomendação do médico. Por conter água e minerais, evita a diarréia.
Essa prescrição da bebida acaba sendo comum até mesmo pela composição. Ela tem uma concentração de eletrólitos muito similar aos fluidos do organismo, e isso ajuda muito na absorção dos minerais. A formulação também faz com que o líquido fique pouco tempo no estômago, o que evita o surgimento da diarréia.

Essa prescrição da bebida acaba sendo comum até mesmo pela composição. Ela tem uma concentração de eletrólitos muito similar aos fluidos do organismo, e isso ajuda muito na absorção dos minerais. A formulação também faz com que o líquido fique pouco tempo no estômago, o que evita o surgimento da diarréia.

Se você faz um exercício leve ou não é adepto da atividade física, pode consumir a bebida sem peso na consciência. Uma garrafa por dia é a dose máxima para evitar qualquer problema. Todos os especialistas ouvidos pela reportagem concordam com esse perfil de consumo, mas dizem que, se fosse para orientar, o ideal seria ficar com a velha e conhecida água, ou, de repente, uma água de coco, que é bastante saborosa e menos calórica. "Seria uma boa alternativa, um isotônico natural. Não tem muito sódio e tem uma quantidade bem menor de açúcar. Para atleta mesmo, o isotônico é melhor; para quem faz uma caminhada ou atividade leve, a água de coco", sugere a nutricionista.

Encontre a sua medida
Assim como há discordância entre profissionais da saúde sobre a quantidade exata que cada indivíduo deve consumir de água por dia, não há consenso em torno dos isotônicos. A sugestão seria uma garrafa de 500 ml por dia e nada mais, como recomenda Sônia Trecco do Hospital das Clínicas de São Paulo, para os não adeptos da atividade esportiva.

Varia muito de pessoa para pessoa, uns demoram mais para suar (e requerem quantia inferior de líquido aos que transpiram muito. A nutricionista também informa que fatores como sexo, idade, altura e peso influenciam no metabolismo do indivíduo. "Em pessoas que praticam esporte e têm alimentação balanceada, por exemplo, o sódio aparece normal em exames laboratoriais. Mas o ideal é que não haja exagero. Hábitos saudáveis são para a vida toda", completa.

Entretanto, uma boa dica para saber de maneira prática a quantidade de líquido que você precisa repor é pesar-se antes e depois da atividade física. "A perda de peso deve ser reposta em intervalos curtos após a atividade.

COMO REPOR A ENERGIA PERDIDA?

Fazer exercícios, seja por um hábito saudável, manter a forma ou participar de competições, requer cuidados com o corpo, que vão de uma alimentação balanceada a uma boa hidratação. para atividades físicas intensas, a atenção dispensada à hidratação deve ser redobrada, especialmente em dias quentes, quando os isotônicos são fundamentais. no geral, esportistas que participam de atividades com mais de uma hora de duração e que provoquem transpiração devem fazer uso da bebida. "essa orientação, no entanto, deve variar em situações especiais nas quais a necessidade de reposição de água e sais minerais é maior, como durante atividades realizadas ao ar livre em horários muito quentes ou clima seco. Se o exercício for feito em um ambiente fechado, como academia, é bom ficar de olho se há ou não uma boa ventilação ou ar-condicionado. "dentro da prática esportiva não há restrição [para consumo de isotônico,no entanto, o consumo da bebida isotônica deve ser fracionado: um copo (algo em torno de 150 a 200 ml) a cada 15 ou 20 minutos. É importante que isso aconteça antes, durante e após a atividade, sendo que o durante e o após são fundamentais. embora as bebidas esportivas sejam, atualmente, a melhor forma de hidratação do atleta, especialmente no que diz respeito à reposição de eletrólitos e combate à câimbra e fadiga muscular, há uma certa confusão sobre a função do isotônico. muitos pensam que ele hidrata e promove a reposição energética, mas não é isso o que acontece. "A reposição energética pode ser feita por meio de outras formas mais concentradas em carboidratos, como gel em sachê, frutas secas, barras energéticas, entre outras.

Dieta da pele perfeita

Conheça agora os 14 alimentos mais poderosos para combater problemas comuns como acne, olheiras, celulites, estrias e rugas, entre muitos outros



Investir em um bom creme ou em um tratamento estético de última geração pode ajudar a recuperar a firmeza, a maciez e a luminosidade da pele. Mas todas essas estratégias farão pouquíssima diferença se a sua alimentação, no dia a dia, não der conta de suprir o organismo da matéria- prima de que precisa para recuperar o maior órgão do nosso corpo das agressões externas, combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento e ainda produzir colágeno, a bendita substância que dá sustentação ao tecido cutâneo. "Funciona assim: uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários às nossas células que, por sua vez, realizarão os processos fundamentais para garantir a saúde e o viço da pele, entre eles Previna doenças: faça dos alimentos o seu medicamento (Ediouro).
De maneira geral, para ajudar a prevenir e tratar os problemas de pele mais comuns, é fundamental garantir um bom aporte de vitaminas e minerais. "As vitaminas A, C, D e E exercem funções antioxidantes e anti-inflamatórias, garantindo eficiência no combate aos radicais livres e, consequentemente, retardando o processo de envelhecimento. Outros nutrientes importantes são os minerais manganês e cobre, ambos envolvidos na síntese de colágeno, o zinco, que auxilia na cicatrização e previne a formação de rugas, e, por fim, o silício, que garante maior elasticidade. Para cada tratamento há alimentos específicos que devem ser adotados para recuperar a pele das agressões, mantendo-a saudável e radiante. Conheça-os agora e tire proveito!

EVITAR A INFLAMAÇÃO DA ACNE
Entenda o problema: a acne é resultado de uma alteração hormonal, que influi na produção de sebo, substância que, em quantidades adequadas, protege a pele dos agentes externos e da perda de água que levaria à desidratação. porém, quando as glândulas sebáceas começam a funcionar a todo o vapor, a oleosidade acaba favorecendo o entupimento dos poros. Para piorar, algumas bactérias se alimentam desse sebo e são elas as responsáveis pela inflamação local, que é justamente o que caracteriza a acne.
No contra-ataque: para combater o mal, uma boa estratégia é investir em alimentos fontes de vitamina c, como as frutas cítricas. "A vitamina tem ação antioxidante e anti-inflamatória", explica Jocelem salgado.
Alimento-chave: mexerica, uma das frutas que reúnem a maior quantidade de vitamina c por unidade.
Quanto consumir: uma unidade por dia.
Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. importante descascar e cortar a fruta no momento imediato do consumo.
Outros alimentos recomendados: goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócoli, tomate, mamão, cenoura, abóbora, sementes de abóbora e de girassol, aveia, peixes de água fria, frutos do mar, ovos e couve-manteiga.

PARA MANTER A HIDRATAÇÃO
Entenda o problema: especialmente nos dias quentes, a perda de água acontece de forma acelerada. isso porque, para manter o corpo numa temperatura sempre estável, a estratégia do organismo é nos fazer suar. Daí, se o líquido perdido não for reposto em tempo, a pele perderá a maciez, a elasticidade e o brilho.
No contra-ataque: investir em alimentos que contêm bastante água é uma maneira de garantir a hidratação, mesmo nos dias mais quentes do ano.
Alimento-chave: melancia, que apresenta quantidade de água igual ou superior a 90% de sua composição.
Quanto consumir: uma fatia grande por dia.
Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. Observe se a fruta está bem vermelha e com uma parte verde mais fina.
Outros alimentos recomendados: outras frutas ricas em água também podem ser consumidas diariamente, como o melão, o abacaxi, a pera e também a água de coco.

TRATAR AS QUEIMADURAS DE SOL
Entenda o problema: os raios ultravioleta (uv) que chegam à Terra penetram facilmente na pele sem proteção. como consequência, o organismo se apressa em produzir melanina, a substância que dá cor à pele, na tentativa de aumentar a proteção contra os efeitos nocivos da radiação. Porém, o tecido acabará dando sinais claros de que está sofrendo pela queimadura, tornando-se avermelhado.
No contra-ataque: alimentos ricos em betacaroteno preparam a pele para receber o sol, tornando-a mais resistente. "As enzimas que protegem os vegetais fontes dessa substância da radiação, na natureza, também agem em nosso corpo, minimizando os danos causados pelo sol", esclarece a nutricionista Jocelem salgado.
Alimento-chave: brócoli. Além do carotenoide, contém sulforafano. "Um estudo publicado recentemente comprovou que o sulforafano reduz a vermelhidão causada pelos raios uv em até 40%", afirma Jocelem.
Quanto consumir: uma xícara por dia.
Como consumir: em forma de salada, cozido ou como ingrediente de sopas, tortas e suflês, entre outros pratos.
Outros alimentos recomendados: cenoura, mamão e couve.

ATENUAR AS RUGAS
Entenda o problema: elas são a consequência mais visível do processo natural de envelhecimento. No entanto, sabemos que os fatores ambientais podem aumentar a velocidade com que elas aparecem: o estresse, o fumo, a exposição aos raios solares e as alterações hormonais também influenciam nesse processo.
No contra-ataque: vale reforçar a dieta com alimentos ricos em vitamina e, que é um poderoso antioxidante, antiinflamatório e responsável por combater os radicais livres.
Alimento-chave: sementes de girassol sem casca. Elas contêm muito ferro, cálcio, fósforo, sódio, potássio, vitaminas do complexo B e betacaroteno, um precursor da vitamina a e da vitamina e.
Quanto consumir: uma colher (sopa) por dia.
Como consumir: pode ser assada e servida como petisco. Também é possível adicioná-la a saladas e sopas. Outra opção é triturar a semente até obter uma farinha, que pode ser salpicada sobre pratos doces e salgados ou usada em vitaminas e sucos de frutas.
Outros alimentos recomendados: goiaba, laranja, espinafre, rúcula e abóbora.

SUAVIZAR TODAS AS ESTRIAS
Entenda o problema: as estrias são resultado da ruptura das fibras de colágeno e elastina, responsáveis por garantir a firmeza da pele. Podem aparecer em decorrência de alterações hormonais ou pela distensão exagerada da pele, que pode ocorrer em função do crescimento ou do ganho de peso muito rápido.
No contra-ataque: além de evitar as oscilações constantes na balança, vale a pena investir em alimentos que são fontes de vitamina c, como as frutas cítricas. "Elas fornecem a matéria-prima para a construção do colágeno, além de ajudar a neutralizar os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento", diz a nutricionista daniela Jobst.
Alimento-chave: morango. Ele é rico em vitamina c, polifenóis, flavonoides e em ácido elágico. Todas essas substâncias aceleram o processo de eliminação das toxinas acumuladas no fígado e no intestino, melhorando o funcionamento do organismo como um todo.
Quanto consumir: três unidades por dia.
Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. Na hora de comprar, prefira os orgânicos, pois o morango é um dos alimentos que apresentam mais resíduos de agrotóxicos.
Outros alimentos recomendados: mamão papaia, kiwi, melão, manga, laranja, brócoli, melancia, alcachofra, banana, pimentão amarelo, goiaba e mexerica.

ATACAR A GORDURA LOCALIZADA
Entenda o problema: são os quilinhos a mais e a ação hormonal as causas mais frequentes para o processo de acúmulo de tecido adiposo em determinadas partes do corpo - no caso das mulheres, na região do quadril e do bumbum, e no dos homens, no abdome.
No contra-ataque: alimentos que favorecem o bom funcionamento intestinal minimizam a absorção de gordura e facilitam a perda de peso.
Alimento-chave: missô, pasta de soja fermentada. "Ela é rica em probióticos naturais, que conferem força extra ao intestino, além de ajudar a desintoxicar e a desinchar", diz a nutricionista Jocelem salgado.
Quanto consumir: uma xícara (chá), três vezes por semana.
Como consumir: pode ser incorporado a caldos, sopas e molhos para vegetais crus ou cozidos.
Outros alimentos recomendados: laranja, morango, limão, maçã, mamão papaia, kiwi, chuchu, cenoura, mandioquinha, abobrinha, vagem, escarola, espinafre, tomate e alface.

UM FIM À FLACIDEZ
Entenda o problema: a flacidez é o enfraquecimento das fibras colágenas e elásticas que sustentam os tecidos. Uma vez rompidas, elas formam uma lesão que se parece com uma pequena cicatriz avermelhada e que, com o passar do tempo, acaba adquirindo uma coloração esbranquiçada.
No contra-ataque: o segredo é aumentar a biodisponibilidade de nutrientes que são importantes para a síntese de colágeno, como o manganês e o cobre, presentes nos grãos e nas frutas oleaginosas.
Alimento-chave: noz-pecã, uma das fontes mais importantes dos dois minerais. A noz também é rica em gordura poli-insaturada, que faz bem ao coração e protege contra doenças crônicas, como o diabetes e o colesterol.
Quanto consumir: duas unidades por dia.
Como consumir: ralada ou picada, pode ser adicionada a vitaminas, saladas ou sopas.
Outros alimentos recomendados: tomate, cenoura, folhas verdes, grãos integrais, leite, peixe, carnes magras, laranja, limão, acerola, amêndoas e soja.

APAGAR OS VASINHOS APARENTES
Entenda o problema: eles aparecem em consequência da baixa resistência das paredes dos vasos sanguíneos e normalmente têm causa hereditária.
No contra-ataque: a saída é recorrer a alimentos fontes de vitamina c e flavonoides, duas substâncias que dão conta de fortalecer o sistema vascular, minimizando a ação dos radicais livres sobre ele.
Alimento-chave: cebola roxa. "Estudos recentes apontam a quercetina, flavonoide encontrado nesse tipo específico de cebola, como um nutriente muito eficiente na prevenção de vasinhos e com ação anti-inflamatória", afirma Fernanda Granja.
Quanto consumir: uma colher (sopa) por dia.
Como consumir: picada ou ralada, ela pode ser adicionada a inúmeros pratos salgados: ao arroz, às carnes e às saladas com folhas ou legumes.
Outros alimentos recomendados: laranja, limão, goiaba, mamão, alcachofra, brócoli, couve-flor, abacate, ameixa e pimentão amarelo.

PARA UMA PELE SEMPRE JOVEM
Entenda o problema: a herança genética influencia no ritmo de envelhecimento individual. mas a poluição, o consumo de álcool e cigarro, o estresse, o sedentarismo e a má alimentação contribuem para acelerar o processo.
No contra-ataque: alimentos antioxidantes entram sem medo na briga contra os radicais livres, minimizando sua ação sobre o organismo e prolongando a juventude da pele.
Alimento-chave: tomate. "ele é rico em licopeno, substância antioxidante e fundamental para retardar o envelhecimento e prevenir doenças crônicas, como o colesterol alto e até alguns tipos de câncer", explica a nutricionista Beatriz Botequio.
Quanto consumir: duas colheres (sopa) de molho de tomate, três vezes por semana.
Como consumir: como guarnição para massas e carnes.
Outros alimentos recomendados: melancia, goiaba, acerola, abacaxi, laranja, limão, chá-verde, morango, uvas vermelhas, soja, óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes, brócoli, escarola, carnes, peixes de água fria, ovos e leite.

EVITAR A TERRÍVEL CELULITE
Entenda o problema: os furinhos aparecem em decorrência de uma inflamação celular, causada por uma deficiência da microcirculação na região. e o vilão tem tudo a ver com a gordura localizada: na realidade, é por causa dos depósitos de gordura nas camadas internas da pele que o fluxo sanguíneo fica prejudicado e que os tecidos fibrosos se formam.
No contra-ataque: dar uma força ao intestino, ajudando-o na limpeza do organismo e reduzindo o inchaço, é uma maneira eficiente de melhorar o aspecto da pele.
Alimento-chave: aveia. Rica em fibras, ela acelera a eliminação de toxinas e ainda favorece a perda de peso, que está diretamente relacionada ao aparecimento da celulite. "A aveia também é rica em silício, nutriente essencial para a síntese de colágeno e para a reestruturação das cartilagens e tecidos", garante Fernanda Granja.
Quanto consumir: uma colher (sopa) por dia.
Como consumir: adicionada a iogurtes, sucos e vitaminas. Também pode substituir a farinha, em pães e bolos.
Outros alimentos recomendados: azeite de oliva extravirgem, castanha do Brasil, folhas verde-escuras, maçã e missô.

RECUPERAR A PELE RACHADA
Entenda o problema: as fissuras são um sinal evidente da desidratação do organismo. O problema é que esses pequenos machucados podem se tornar a porta de entrada para inúmeros micro-organismos causadores de doenças. Daí a importância de se tratar o quanto antes.
No contra-ataque: a estratégia é investir em alimentos que ajudem a hidratar e a evitar novas perdas de água.
Alimento-chave: castanha do Brasil. "Os ácidos graxos que ela contém ajudam a reforçar a barreira hidrolipídica da pele, retendo sua umidade natural", diz a nutricionista Beatriz Botequio, da Equilibrium Consultoria Nutricional.
Quanto consumir: uma unidade por dia.
Como consumir: triturada ou picada, pode ser adicionada às frutas, vitaminas e saladas.
Outros alimentos recomendados: salmão, atum, sardinha, arenque, semente de linhaça dourada triturada, fígado, carnes em geral, soja e derivados, gema de ovo, vegetais verde-escuros, leite e derivados. "Também é fundamental beber, no mínimo, oito copos de água por dia", complementa a nutricionista Luana Grabauskas, da Equilibrium.

TRATAR A DESCAMAÇÃO PÓS-SOL
Entenda o problema: as células expostas aos raios solares, sem proteção, morrem em decorrência da desidratação. Então, por um mecanismo inteligente do organismo, o tecido morto forma uma camada que logo descama, abrindo, assim, caminho a outras células, novinhas e saudáveis.
No contra-ataque: para atenuar o problema, a saída é reforçar a hidratação da pele, para que ela volte a adquirir a textura aveludada de antes.
Alimento-chave: chocolate. "O cacau contém substâncias que contribuem para reduzir o desconforto causado pela queimadura e ainda ajuda a nutrir a pele, devolvendo-lhe o viço", diz a nutricionista Daniela Jobst.
Quanto consumir: um tablete pequeno (25 g) por dia.
Como consumir: para obter todos os benefícios, fique com os chocolates amargos, que contêm a maior quantidade de cacau em sua composição.
Outros alimentos recomendados: soja, uva vermelha, alho, berinjela, beterraba e chá-verde.

COMBATER AS OLHEIRAS
Entenda o problema: elas nem sempre resultam de noites maldormidas. Esses sinais sob os olhos também podem ser consequência da dilatação das veias da região. E, nesse caso, o fluxo sanguíneo, aumentado, se tornará mais visível.
No contra-ataque: os melhores alimentos para combater o problema são, portanto, os que ajudam a proteger os capilares e que garantem o bom funcionamento do sistema circulatório, como os que são ricos em ômega-3.
Alimento-chave: semente de linhaça dourada triturada. "Trata-se de um dos alimentos mais ricos em ômega-3, substância que evita a vasodilatação", afirma a nutricionista funcional Fernanda Granja.
Quanto consumir: uma colher (sopa) por dia.
Como consumir: as sementes podem ser adicionadas a iogurtes, saladas, sucos, vitaminas ou misturadas a cereais, massas de pães e bolos. O ideal é triturá-las no momento da utilização, para conservar todas as suas propriedades nutricionais.
Outros alimentos recomendados: atum, salmão, sardinha, acerola, laranja, mamão, soja e quinoa.

CLAREAR AS MANCHAS VERMELHAS
Entenda o problema: podem ser causadas por diversos fatores, mas a ausência de nutrientes fotoprotetores, na alimentação diária, acaba agravando o problema.
No contra-ataque: reforce a sua dieta com alimentos de coloração amarelo-alaranjada, ricos em betacarotenos, substâncias que aumentam naturalmente a resistência da pele aos efeitos nocivos do sol.
Alimento-chave: mamão papaia. "Além do betacaroteno, contém vitamina C, que ajuda a clarear a pele e minimiza os efeitos dos radicais livres", afirma Daniela Jobst.
Quanto consumir: ½ mamão, três vezes por semana.
Como consumir: em sucos, vitaminas ou na salada de frutas, como parte do café da manhã ou nos lanches entre as refeições principais. Na hora de escolher, prefira os frutos com casca lisa, sem machucados, que cedem a um leve toque das mãos.
Outros alimentos recomendados: abóbora, pimentão amarelo, laranja, cenoura e manga.

Caralluma: é natural e emagrece

Esta pílula corta a fome exagerada e a vontade de beliscar o dia todo. A ciência comprova! E ainda afirma: é a substância natural mais completa para a perda de peso – também impede o acúmulo de gordura na cintura e proporciona bem-estar, ajudando você a emagrecer sem perder o pique



A melhor aliada para emagrecer
Uma pesquisa rápida na internet revela: a pílula de Caralluma fimbriata é a mais procurada e comentada no momento para emagrecer. Não se trata exatamente de uma novidade, mas as mulheres preocupadas em perder peso querem saber se essa substância extraída de um cacto indiano tem mesmo o poder de facilitar o resultado na balança. Se você faz parte dessa turma, comemore! Os estudos científicos afirmam que a caraluma não só acalma a fome como diminui a vontade de doce. Como se fosse pouco, ainda impede a formação de novos estoques de gordura e aumenta a ensação de bemestar. E isso tudo sem mexer com o equilíbrio do organismo
No último Congresso Americano de Diabetes, realizado em junho na Flórida, Estados Unidos, a caralluma foi considerada a estrela dos fitoterápicos. Afinal, nenhuma outra substância (nem mesmo alopática) reúne tantos mecanismos de ação contra a obesidade (preocupação número 1 para o controle do açúcar no sangue). “Médicos do mundo inteiro presentes no evento também se mostraram empolgados com o fato da caralluma agir em sinergia com outras plantas que apresentam ações complementares. Significa que, se o seu metabolismo é lento, a caraluma combinada com chá verde (veja em Potência extra) pode ser ainda mais eficaz para o seu caso. Porém, se pensou em se automedicar, esqueça. Apenas um profissional endocrinologista, homeopata, ortomolecular ou nutricionista) pode definir a dosagem e as parcerias para a caralluma, que pode ser manipulada na forma de pílula ou bala
de colágeno: isso, sim, você escolhe!

Potência extra
Dependendo do que faz você engordar (ou a impede de emagrecer), a caralluma pode ser ainda mais eficiente combinada com estes fitoterápicos

Faseolamina: extraída do feijão-branco, age como um xenical natural. Esse poder de ação tem a ver com uma enzima que interfere no metabolismo das gordura e dos açúcares ingeridos na refeição, fazendo com que apenas parte desses nutrientes seja absorvida pelo organismo.

Chá verde ou vermelho: vindo da Camellia sinenses, acelera o ritmo do metabolismo, facilitando a queima de gordura. Por ser rico em antioxidantes, diminui a inflamação nas células, o que também favorece a perda de peso.

Citrus aurantium: obtida da laranja amarga, é outra substância natural que agita o ritmo do metabolismo, acelerando a queima de gordura. Além disso, impede parte da absorção do carboidrato e da gordura.

Ecalyculata vell: com marca registrada Pholiamagra, essa erva brasileira inibe os neurotransmissores da fome, reduzindo o apetite. Há outro benefício: é levemente diurética, auxiliando na eliminação do excesso de líquido.

PERIGO NAS FÓRMULAS PRONTAS
Há várias ofertas de pílulas de caralluma na internet. Cuidado: mesmo as substâncias naturais devem ter o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas existem fórmulas comercializadas prontas sem nenhum tipo de fiscalização. “Nesse caso, o consumidor não tem a garantia de que o produto traz a planta medicinal correta e isenta de contaminação. A caralluma é liberada na forma de extrato seco. Por isso, só as farmácias de manipulação podem colocá-la em cápsula ou usá-la na bala de colágeno e na dose recomendada pelo seu médico.

Para dar certo

Saiba como a caralluma age contra os quilinhos extras e o modo de usá-la

Mecanismo de ação: estimula o organismo a enviar mensagens de saciedade ao cérebro, reduzindo até 30% da fome e do apetite. Imagine que na hora do jantar você só fique satisfeita com três pedaços de pizza. Com a caralluma, vai ficar feliz com dois pedaços (ou menos). Além disso, a substância tem o poder de aumentar os níveis de serotonina. “É por isso que ela diminui a vontade de doce e promove bem-estar. E ainda compete com a enzima responsável pelo início da formação de gordura, a citrato liase, impedindo novos estoques na cintura.

Tempo mínimo: como qualquer fitoterápico, a caraluma pode demorar alguns dias para surtir efeito. “Meus pacientes relatam que sentem menos fome a partir da segunda semana do início do tratamento. Portanto, antes de achar que ela não funciona para você, faça um teste por 15 dias. “Se depois disso nada acontecer, é importante reajustar a dosagem ou avaliar se essa substância é ideal para o seu caso.

Horário ideal: a dosagem depende de cada caso. Já o horário de consumo é o mesmo. “A fome começa a diminuir só depois de meia hora da ingestão da caralluma. Por isso, recomendo consumir a pílula ou bala uma hora (ou, no máximo, 30 minutos) antes do almoço e do jantar.

Período de tratamento: como não tem contraindicação nem oferece efeitos colaterais, não há limite de tempo para o consumo. “Porém, após o paciente atingir o peso desejado, recomendo reduzir a dosagem aos poucos.