Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os 9 alimentos que não podem faltar na sua lista de compras



1. Frutas vermelhas para fugir de gripes e resfriados
Morango, amora e framboesa são ricos em bioflavonoides que defendem o sistema imunológico da mesma maneira que a vitamina C”, diz a nutricionista Elaine Pádua. O ideal é consumir as frutas frescas ou em forma de suco diariamente. Quer fechar ainda mais seu corpo? Coma também alho (em dias alternados). Calma, seu hálito vai continuar fresquinho. “Basta um dente inteiro cozido no molho do macarrão ou no feijão para se proteger.O enxofre desse tempero tem ação germicida, combatendo infecções.

2. Arroz integral
Não bastasse ser fonte de fibras, selênio, vitaminas E e do complexo B, o arroz, assim como outros grãos integrais (aveia, trigo, cevada...), é rico em silício orgânico, mineral que melhora a estrutura dos tecidos e aumenta a produção de elastina, cólageno e queratina. “Quando há falta dessa substância no organismo, as unhas ficam quebradiças ou com manchas brancas e o cabelo cai, pois a formação de proteína depende em grande parte do silício.
Que basta consumir um tipo de grão integral em cada refeição para colher os benefícios: 1 fatia de pão no café da manhã, 1 porção de arroz no almoço e aveia no lanche.

3.Gengibre
A raiz possui gingeróis, substâncias que garantem energia instantânea. “Ela tem outros componentes estimulantes, como as vitaminas A, B3, B6 e C, além de magnésio, selênio e zinco, que afastam o cansaço. Não é muito fã de seu sabor? A nutricionista sugere consumi-lo em forma de “suchá”, uma mistura de suco com chá. A receita: bata no liquidificador 1 xícara de chá verde, 1/2 copo de suco de abacaxi, 1/2 colher (sopa) de gengibre ralado e canela a gosto. “Duas colheres (sobremesa) desse tempero aumentam a termogênese e melhoram a disposição cerebral para os exercícios físicos”, diz. Dose diária do suchá: 2 xícaras (chá).

4. feliz da vida com alfarroba
Ela é naturalmente doce e tem sabor parecido com o de chocolate, só que com menos gordura. “Enquanto o cacau tem até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e em torno de 38 a 45% de sacarose, glicose e frutose, todos açúcares naturais. Além disso, essa semente é fonte de niacina, vitaminas A, B1 e B2, cálcio, magnésio, ferro, potássio e ódio. Por tudo isso, é ótima para a saúde do sistema nervoso e da pele, além de ser rica em fibras, que ajudam a reduzir o colesterol e melhoram a flora intestinal, diz Regina. Você pode consumir a preciosa semente na forma de barrinha ou até preparar mousse, por exemplo, com sua farinha.

5. um furacão na cama com papaia
Creia, mulher de pouca fé: essa inocente e adocicada fruta que tem cara de café da manhã saudável pode garantir uma sessão de sexo matinal daquelas (e vespertina e noturna também)! “Isso porque sua polpa alaranjada é boa fonte de cálcio, substância necessária tanto para a contração muscular associada à ereção masculina quanto ao orgasmo feminino”,
Oba! Se não bastasse, é rica em vitamina C, nutriente que dá uma boa força ao seu desempenho entre os lençóis. Quer mais? “As sementes escuras desse tipo de mamão podem ser trituradas, liberando gorduras essenciais para a produção de hormônios sexuais.

6. cúrcuma para ficar sempre jovem
A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é ótima para adiar os efeitos do tempo e deixar a pele incrível. Isso porque tem alcaloides, terpenoides e flavonoides, que agem contra o envelhecimento precoce, e também alto teor de betacaroteno (substância que ajuda na formação da melanina), que protege dos raios UVA e UVB. “Rico em corcumenol, composto bioativo que evita a ação dos radicais livres, o tempero também possui óleos essenciais capazes de inibir diversos tipos de doença, como o câncer Você pode usá-lo para temperar carnes e frangos, fazer risotos, acrescentar ao arroz integral e até ao feijão.

7.Óleo de coco
Rico em proteínas, antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E, o óleo de coco melhora o metabolismo da tireoide, colaborando, assim, com o emagrecimento. Outra de suas funções é lubrificar a mucosa intestinal, controlando fungos e bactérias no intestino. “O ácido láurico presente em sua composição combate a candidíase, pois fortalece o sistema imunológico. Para emagrecer recomenda que você troque os óleos comuns pelo de coco na hora de preparar os alimentos.

8.Linhaça
Poderosa em ácido graxo alfalinoleico, ajuda a diminuir as taxas do mau colesterol e de triglicérides. E suas fibras fazem o intestino funcionar melhor. Mas é o fitoquímico lignana que vai acabar com seus dias de fúria durante a TPM, por seu efeito semelhante ao do hormônio estrógeno, amenizando os sintomas nada agradáveis desse período do mês. Estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, mostrou ainda que esse componente pode diminuir tumores em quem sofre de câncer de mama e evitar que eles causem metástases. Uma ou duas colheres de sopa podem trazer benefícios. Não dá para exagerar, porque o excesso se torna tóxico. Na hora de escolher, prefi ra a orgânica estabilizada e moída, que dura mais na prateleira. Use na vitamina, misturada ao iogurte, na salada de frutas...

9.Peixe
Quer tomar decisões em uma fração de segundo? Coma peixe. “Salmão, atum, cavalinha e arenque são ricos em ômega 3, que melhora a ação cognitiva”, garante. Por quê? Cerca de 60% do cérebro é composto de gordura, metade pelo DHA (ácido docosahexaenoico), substância que nosso organismo não produz e que está presente nesses peixes de águas profundas. “Essa substância turbina a memória, auxilia na oxigenação das células cerebrais e melhora a condutividade do impulso nervoso. Para uma ação efetiva, consuma os filés pelo menos duas vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário