Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Escolha a fruta certa

Elas são aliadas da dieta, mas algumas devem ser consumidas com cautela. Saiba qual a fruta ideal para cada momento do dia



Você já deve saber que ficar sem comer entre uma refeição e outra não vai ajudar a eliminar os quilos a mais. Muito pelo contrário: esse "crime alimentar" só vai dar razões para que você exagerar no tamanho do prato no almoço e no jantar. Um bom motivo para comer de três em três horas é que o hábito ajuda a manter o metabolismo sempre acelerado. No entanto, na hora do lanchinho entre as refeições principais, não vale enfiar o pé na jaca e devorar a feira inteira. As frutas são uma saborosa e saudável opção, para você quais sãs as melhores aliadas de uma boa alimentação.

Sinal verde
Ricas em vitaminas, as frutas são sempre bem-vindas em qualquer cardápio. Mas, a nutricionista avisa que, quando o assunto é o lanchinho entre as refeições, as de baixas calorias e que dão maior sensação de saciedade devem estar no topo da lista. Confira quais são:

Mexerica - Graças à casca grossa e aos gominhos, é prática e pode ser carregada até mesmo dentro da bolsa. Rica em fibras, a fruta vai manter seu intestino em pleno funcionamento e ainda vai ajudar você a economizar calorias.

Frutas vermelhas - morango, berries e cereja - São as preferidas de quem busca uma alimentação balanceada, apesar de muito saborosas, tem valor calórico baixo. A porção considerada ideal pela nutricionista é 1 xícara ou um punhado grande.

Banana - Pode ajudar você a driblar a vontade de comer doces. Assada ou grelhada e com uma pitada de canela, ela se transforma em uma deliciosa sobremesa.

Laranja - Também ganha no quesito praticidade e o fato de chupar os gominhos também aumenta a sensação de saciedade.

Damasco seco - Tem sabor bem adocicado e é rico em fibras. Por ser fácil de carregar, a fruta pode ser uma opção para quem não pára em casa ou no escritório. Segundo Cynthia Antonaccio, 5 unidades de damasco seco são suficientes.

Goiaba Vermelha - Também promete manter seu intestino em dia. Docinha, a fruta exige empenho na hora de mastigá-la, o que também contribui para a sensação de saciedade.

As frutas acima têm entre 60 e 80 calorias.

Sinal amarelo
As frutas não podem ficar de fora de um cardápio saudável, mas algumas têm alto valor calórico e, por isso, devem ser consumidas com mais cautela. "É importante controlar a quantidade, regular as porções. No geral, as frutas maiores devem ser consumidas com mais atenção", explica a nutricionista . De acordo com ela, as frutas que recebem o sinal amarelo são o abacaxi, a melancia, a manga, o melão e a uva. No entanto, não é necessário tirá-las do seu menu: para não colocar a dieta em risco, confira quais são as porções ideais para cada uma delas.

Abacaxi: 1 fatia
Melancia: 1 xícara de cubos
Manga: metade ou 1/3, depende do tamanho da fruta
Melão: 2 fatias
Uva: 1 cacho pequeno


Ideais para a sobremesa

Resistir aos doces mais calóricos após as refeições não é nada fácil. Mas uma fruta saborosa pode ajudar, e muito, na hora de tapear a vontade de devorar uma sobremesa, toda fruta pode ser consumida logo após a refeição. No entanto, 1 fatia de abacaxi ou metade de um mamão papaia estão de bom tamanho. "Essas duas frutas possuem enzimas digestivas, que facilitam o trabalho do organismo após as refeições", explica.

Além do abacaxi e do mamão, a laranja, a goiaba e a tangerina também podem ser opções para quem não abre mão de adoçar o bico após o jantar ou almoço. Ricas em vitamina C, essas frutas ajudam o organismo a absorver o ferro consumido durante a refeição. "Mas no geral, é melhor consumir as frutas entre uma refeição e outra mesmo", alerta a nutricionista.

Azeite no café da manhã emagrece

É nesse horário que os genes responsáveis pelo aumento de peso estão em ação



O azeite não é leve (tem 9 calorias em cada grama), mas ajuda você a emagrecer, principalmente no café da manhã. Nesse horário, os genes responsáveis pelo aumento de peso estão em plena atividade e os fenólicos (substâncias anti-inflamatórias presentes no azeite, em especial no extravirgem) são capazes de acabar com a brincadeira. Mas não exagere. “Um estudo publicado na revista científica britânica BioMed Central mostrou que uma colher de chá de azeite é suficiente para deixar o organismo menos resistente à perda de peso”, diz a nutricionista . Use-o no pão, no lugar da manteiga.

Suco + vinagre = corpo enxuto

Ele ajuda você a emagrecer




Por essa ninguém esperava: vinagre no suco fica gostoso e emagrece. O poder de queimar os estoques de gordura, segundo estudo feito na Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, tem a ver com o ácido acético – principal componente desse tempero, que, até então, costumava ser usado apenas na salada. Mas para que a diferença apareça na balança, é preciso aumentar a dose diária. “São recomendadas quatro colheres de sopa de vinagre por dia, que ensina a usar o tempero no suco.

Ingredientes
1 sachê de chá vermelho com morango
1 col. (chá) de vinagre de maçã
2 morangos (opcional)
1 col. (sopa) de mel
1 copo (250 ml) de água filtrada

Modo de fazer
Abra o sachê do chá e bata o conteúdo no liquidificador com os outros ingredientes. Coe e sirva.

Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 46

Carne vermelha todo dia engorda?

Saiba a resposta para essa dúvida comum



Sim. Mas esse risco não está relacionado apenas às calorias do alimento. "O problema maior da carne vermelha é carregar ácido araquidônico, uma substância pró-inflamatória que, em excesso, deixa o organismo resistente à perda de peso", explica a nutricionista . Pior: caso a inflamação se torne crônica, o ganho de gordura é certo. Ou seja, você corre o risco de engordar mesmo fazendo dieta. "Isso acontece porque a gordura também têm potencial inflamatório." Percebeu o ciclo vicioso? Para não cair nessa armadilha,recomenda consumir carne vermelha no máximo duas vezes por semana.