Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O verde está em alta

Comer kiwi todos os dias é um reforço e tanto contra doenças do coração e câncer. Inclua a fruta no cardápio e comprove seus benefícios



Durante muito tempo, a laranja foi considerada campeã quando se falava em vitamina C. Até que outras frutas começaram a ser mais bem estudadas e derrubaram seu império. O kiwi é uma delas. Embora sua aparência não seja das mais belas, para não dizer que é esquisita mesmo, o que esta fruta marrom e com pelos na casca tem de pouco atraente em seu visual, compensa em valor nutricional e benefícios ao organismo.

De acordo com a nutricionista Cinthia Sobral, professora do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, o kiwi é rico em vitamina C e potássio, dois importantes nutrientes. Segundo ela, o primeiro é considerado um antioxidante natural, com ação fundamental na neutralização dos radicais livres. "A vitamina C protege as células e o DNA do dano oxidativo causado pelos radicais livres, formados durante a produção de energia", explica. Outra boa notícia desse composto é que ele favorece a absorção do ferro, quando consumido junto. Para os atletas, sua propriedade antioxidante previne as lesões musculares.

Quanto ao potássio, a nutricionista conta que o mineral é importante para ajudar no controle da pressão arterial, pois facilita a dilatação dos vasos sanguíneos. O kiwi também apresenta uma quantidade razoável de fibras alimentares, em especial na polpa, que é rica em pectina. Segundo Cinthia Sobral, esta fibra regula o funcionamento intestinal e aumenta a saciedade (ótimo para quem faz dieta).

Em estudo, observou-se que o consumo diário do kiwi ajuda a proteger contra o câncer

Kiwi: a fruta mais nutritiva
Um estudo realizado na Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, avaliou o valor nutricional de várias frutas para determinar, uma a uma, qual a mais nutritiva. A análise determinou a densidade nutritiva de 27 das frutas mais consumidas.
O experimento apontou o kiwi como a fruta com maior densidade nutritiva, ou seja, que possui uma maior quantidade de nutrientes por caloria. Entre as frutas analisadas, o alimento também foi o que obteve o mais alto nível de vitamina C - quase o dobro da laranja - e magnésio, mineral importante para a saúde cardiovascular.

O kiwi obteve ainda um nível superior às bananas em potássio. E mais: segundo o padrão da Food and Drug Administration (FDA) - órgão governamental americano responsável pelo controle dos alimentos - a fruta é considerada uma boa fonte de vitamina E, que também possui ação antioxidante e ajuda a combater os radicais livres. "A combinação da vitamina C com a vitamina E atua contra doenças cancerígenas, cardíacas e fortalece o sistema imunológico", explica a nutricionista Ana Claudia Montezino, de São Paulo.

Olha o churrasco!
Você sabia que o kiwi pode ser usado como um amaciante natural de carnes?

Assim como o abacaxi e o mamão, a fruta contém uma enzima, no caso a actinidina, que quebra as fibras da carne, ajudando a amaciá-las e auxiliando também na digestão. Para isso, corte metade do kiwi e o esfregue sobre a carne; ou então descasque, amasse, espalhe sobre a superfície da carne e deixe agir de 10 a 15 minutos. É por isso também que, quando se tenta fazer alguma sobremesa com gelatina, ela não solidifica. Para isto é necessário ferver a fruta para tornar esta enzima inativa.

Fonte: Ana Claudia Montezino, nutricionista de São Paulo

Até a casca
De acordo com a médica nutróloga Jane Corona, a casca do kiwi também pode ser consumida, mas é indicada apenas na preparação de sucos. Ela é rica em clorofila, assim como sua polpa verde. Um estudo realizado pelo departamento de Nutrição da USP constatou os benefícios desta substância na dieta humana. A clorofila possui uma boa quantidade de ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio, minerais que protegem o sistema imunológico e neutralizam a acidez na corrente sanguínea - fator que deixa o organismo mais suscetível a doenças infecciosas, hepáticas e do envelhecimento. "A clorofila não é degradada durante o amadurecimento do fruto, como ocorre com as plantas", conta.
A nutróloga ainda explica que, por causa da vitamina C, o alimento oxida facilmente depois de cortado, perdendo boa parte dos nutrientes. No caso da bebida, não é aconselhável guardá-la na geladeira. Ela deve ser consumida logo após o preparo.

Protege contra o câncer
Um estudo realizado no Instituto de Pesquisa Rowett, no Reino Unido, observou que o consumo diário do kiwi ajuda a proteger contra um dos tipos de danos ao DNA que podem causar câncer. Isto foi concluído por causa dos baixos níveis de bases oxidadas no DNA após o consumo frequente da fruta, e pela crescente capacidade antioxidante das células, devido aos elevados níveis de vitamina C presentes no plasma celular. De acordo com a nutricionista Daniela Jobst, o kiwi possui dois compostos fenólicos: os flavonoides e a clorofilina, que são energizantes celulares. Por isso, ajudam na prevenção ao câncer. Além disso, a fruta contêm ainda a vitamina A, que é importante para a visão, imunidade e protege a pele contra os raios UVA e UVB.

Coração saudável
Comer dois kiwis por dia pode melhorar a saúde do coração. Um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Oslo, na Noruega, comprovou que por suas altas doses de vitamina C, vitamina E e polifenóis, o kiwi pode ser benéfico para combater as doenças cardiovasculares. Foi constatado que consumir duas unidades da fruta por dia, durante 28 dias, ajuda a diluir o sangue, reduzindo os coágulos (que se formam pela agregação de plaquetas) em 18%, e reduz também a gordura no sangue (triglicerídeos), em uma média de 15%.

De acordo com a nutricionista Ana Claudia Montezino, as fibras presentes no kiwi evitam doenças cardíacas, porque ajudam a eliminar a gordura, diminuindo o colesterol. Para os diabéticos, ela faz que a taxa de açúcar suba lentamente no sangue. "Acredito que o kiwi, inserido em uma proposta de reeducação comportamental, que envolve uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, tem a capacidade de prevenir ainda uma série de doenças crônico-degenerativas", afirma o nutrólogo Sandro Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário