Total de visualizações de página
sábado, 17 de julho de 2010
Você sabia que Frutas Vermelhas e Iogurtes melhoram a pele?
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas como morango, framboesa e amora contêm alto índice de vitamina C, que melhora o colágeno da pele e previne a flacidez e as rugas, segundo Dr. Hirata. “É fundamental também para desintoxicar o corpo dos radicais livres provenientes de fatores como cigarro, álcool, poluição, além de fortalecer o sistema imunológico”, esclarece Liliane.
Iogurte
Dr. Hirata alerta para o fato de que o iogurte é fonte de probióticos, ou seja, lactobacilos que melhoram a imunidade e regularizam o hábito intestinal, com consequente melhora da pele. “Não podemos esquecer de que é rico em cálcio, importante para os ossos.
.
Tomar leite desnatado com chocolate logo após os exercícios
E se os médicos garantissem que tomar um copo de leite desnatado com chocolate depois dos exercícios físicos pode ajudar a queimar calorias? Parece desculpa de quem quer furar a dieta, mas não é. Dois estudos divulgados pela American College of Sports Medicine concluíram que a mistura pode ser uma ótima pedida para o período pós-exercício. Em uma primeira pesquisa, foi descoberto que o leite com chocolate contribuiu para a síntese de proteína muscular e esquelética depois da corrida.
Oito corredoras em boa forma completaram duas corridas (45 minutos cada) em duas semanas de dieta balanceada. Depois de cada corrida, as participantes bebiam um copo de leite com chocolate ou uma bebida rica em carboidratos, as duas com quantidades calóricas semelhantes. Amostras colhidas durante as três horas de recuperação dos músculos mostraram que aquelas que beberam o leite tinham mais marcas de proteína reparadora muscular do que as demais.
O segundo estudo demonstrou que o leite desnatado com chocolate contribui para restituir as provisões de glicogênio nos músculos, uma fonte de combustível durante o exercício prolongado. Os níveis dessa substância foram testados 30 e 60 minutos depois da ingestão das duas bebidas. A quantidade de glicogênio muscular era melhor para as bebedoras de leite em todos os momentos.
Carboidrato na boca, força nos músculos
Pesquisadores da Universidade de Auckland, na Austrália, provaram pela primeira vez que a simples presença do carboidrato na boca pode aumentar imediatamente a força muscular, antes mesmo dele ser engolido. Os resultados sugerem que uma série de reações químicas neurais antes desconhecidas são ativadas quando os receptores da boca detectam o carboidrato, estimulando partes do cérebro que controla as atividades musculares, produzindo e aumentando a força.
“Parece ter uma série de reações químicas no cérebro que diz aos nossos músculos que a energia está a caminho”, diz o coordenador da pesquisa, Nicholas Gant, do departamento de Ciência do Esporte e do Exercício. “O tamanho do efeito não está relacionado à quantidade de glicose no sangue ou ao cansaço.”
No primeiro experimento, 16 mulheres saudáveis tomaram uma solução de carboidratos enquanto faziam exercícios. A força do músculo foi medida antes e imediatamente depois, assim como a atividade cerebral.
Um segundo após engolir a bebida, as atividades neurológicas aumentaram 30% e a força muscular 2%. O efeito durou em média três minutos. E como esperado, 10 minutos depois, quando o carboidrato caiu na corrente sanguínea, houve um segundo aumento de força
Leite, leite, leite
Dois copos de leite desnatado ao dia são o suficiente para fazer uma mulher perder mais peso e ganhar um corpo mais definido. Esse é o resultado de um estudo da Universidade de McMaster , do Canadá, que reforça a pesquisa realizada pelo American College of Sports Medicine. Como exercícios de força não são os preferidos das mulheres,
O estudo demonstrou que a ingestão de leite aumentou a massa muscular e a perda de gordura. “Nós esperávamos que o ganho de massa fosse maior, mas a quantidade de gordura perdida nos surpreendeu”, afirmou Stu Phillips, professor da universidade e coordenador do estudo. Agora os cientistas estudam se a combinação de proteína de alta-qualidade, cálcio e vitamina D é a responsável pelo resultado.
Dicas para Emagrecer (Veja Receitas)
Técnica contra a compulsão alimentar
-coma uma banana esmagada com uma colher de chá de ghee(manteiga purificada) e uma pitada de cardamono.
-Use condimentos como pimenta cayene, cominho e curry que queima as toxinas causadoras da compulsão
-Quando der fome fora de hora, beba uma xícara de água morna com uma colher de chá de mel e 10 gotas de suco de limão, um excelente substituto para a comida, que ainda ajuda a derreter gordura. Mas nada de cortar as refeições principais, atitude que prejudica a saúde, pois obriga o corpo a armazenar tudo o que você come como uma proteção.Em bom português? Isso só engorda.
-Outra boa dica para conter a compulsão é comer uma clara de ovo cozida ou uma gelatina diet meia hora antes do almoço, dará saciedade, alimenta (não engorda) e na hora do almoço você vai comer bem menos.
-Tome em torno de oito copos de água por dia, às vezes, o organismo está pedindo água e você pensa que é fome, e vai comer alguma coisa, mas na verdade você estava era com sede e não com fome...Mantenha o seu corpo sempre bem hidratado, isto produz saúde e traz boas conseqüências: uma delas é uma pele bonita e saudável.
Outras dicas...
-Tome chá verde é um potente antioxidante, rico em polifenóis.Auxilia na queima de calorias e pode ser ingerido na quantidade de cinco a seis xícaras durante o dia.
-Chá de erva doce, hortelã, camomila e cidreira podem também ser usados a fim de auxiliar o processo digestivo e revigorar o organismo.
-Convém lembrar que o chá de hortelã, além de tantas qualidades, ele também é um inibidor do apetite, (compulsão), portanto tome-o pelo menos uma vez ao dia.
-Utilize muitas frutas cruas ou em forma de suco.A maça, o mamão, abacaxi e o melão são excelentes depurativos.
-As saladas cruas são obrigatórias.Por serem ricas em fibras, vitaminas e minerais, limparão o organismo e auxiliarão na compensação das calorias extras recém-consumidas.
-Utlize condimentos como cravo, canela, açafrão, curry, orégano, e outras ervas, eles queimam as toxinas causadoras da compulsão.
-Meça exatamente a quantidade de alimentos as primeiras vezes, e dentro em pouco conhecerá as quantidades e os valores suficientemente para poupar este trabalho.
-Descreva diariamente os alimentos, as calorias, e não permita que o total ultrapasse o permitido para cada dia.
-Pese-se cada semana, e se o peso não tiver diminuido, é porque alguma coisa está errada - provavelmente a quandidade dos alimentos.A perda de peso normal, se as instruções forem bem seguidas, será de 1/2 a 1 quilo por semana.
-Faça exercícios. Com o exercício a gordura excessiva é queimada e destruída.Muitas veses a falta de exercício provoca a acumulação da gordura, e daí o começo de graves doenças crônicas.Um dos melhores exercícios, para qualquer pessoa, é a marcha: (caminhada) 8 kms em média por dia são indicados aos que desejam conservar-se em forma.
-A determinação de um regime adequado e a persistência em segui-lo são os elementos de sucesso para diminuir peso.O maior inimigo neste caso é o apetite.Precisa força de vontade para resistir a seus caprichos.Acontece às vezes durante o período da redução alimentar ter o paciente uma sensação de vasio, uma depressão que provoca violento desejo dos alimentos proibidos.Uma boa medida para atenuar tal sensação consiste em tomar uma xicara de caldo de carne ou de legumes, omitindo-se naturalmente qualquer amiláceo,(alimento que contêm amido)
Sopa Para Emagrecer
4 cebolas grandes
2 pimentões verdes
4 tomates inteiros
1 maço de salsão
1 repolho grande
4 cenouras grandes
2 pacotes de sopa de cebolas (pronto)
3 cubos de caldo de carne ou de galinha
Corte os vegetais em pedaços
Cubra-os com água e deixe ferver por 40 minutos ( nesta hora coloca a sopa de cebola )
Depois de fervido, deixe em fogo brando até que os vegetais estejam macios.
Coloque na pressão se preferir.
Se puder, de preferência, não bata no liquidificador
½ receita dá para 1 pessoa comer por 4 dias no almoço e jantar.
Desintoxicante
Ingredientes
- 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos
- 1 colher de sopa de raspas de casca de limão
- ½ colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
Os componentes do abacaxi, como vitaminas do complexo B, ácido pantotênico e vitamina A, fazem a fruta ser energética. Além disso, o abacaxi tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, graças a uma substância encontrada em seu miolo, a bromelina. Já a casca do limão e o gengibre contêm substâncias antioxidantes, tendo funções antiinflamatórias. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais disposição física você vai notar. Outros benefícios percebidos são pele mai s firme e intestino funcionando em ordem.
Dieta Líquida - depois das festas
Para perder 1,200 kg em um dia:
Ajude com uma caminhada!
Pela Manhã: um suco de melão
1 fatia de melão
1 copo de água gelada
Bater, com adoçante.
10 horas: Lanche - Bater no liquidificador:
1 copo de gelatina diet pronta
1/2 copo de agua gelada
2 morangos
Obs.: Uma gelatina diet equivale a 6 calorias.
Tomar um chá de Hibisco antes do almoço.
Almoço: - Sopa Emagrecedora
À tarde: uma gelatina diet batida
À noite: Uma xícara de leite desnatado com canela em pó.
Tome água à vontade.
Batidão para Emagrecer
1 iogurte natural
1 copo de leite desnatado
1 colher (café) Guaraná em pó
1 fatia de melão
1 maça
1/2 pepino
adoçante a gosto
Bater tudo no liquidificador.
Tomar em jejum de manhã, almoçar salada e grelhados e substituir o jantar pelo batidão.
É Comendo que se EMAGRECE!
Lembra-se daquela frase que diz para emagrecer, é preciso fechar a boca? Na prática essa teoria nem sempre funciona e ainda prejudica a saúde. Porém que tal fazer o contrário, ou seja, comer para queimar calorias e eliminar indesejáveis quilinhos? Não se trata de brincadeira, mas de ingerir alimentos chamados termogênicos.
Segundo especialistas, eles aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso queimam calorias e ajudam a emagrecer, mas para surtirem efeito, devem ser consumidos com regularidade.
Certos alimentos ajudam no processo de emagrecimento, no entanto, é importante ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos para obter resultados.
Conheça alguns alimentos que podem ajudar você a fazer as pazes com a balança
Leite desnatada, iogurte,ovos, frango, arroz integral, macarrão, batata, soja, lentilhas, castanha, ervilha, abacate, banana, morango, cereja e laranja - Ricos em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, hormônio responsável por inibir o consumo alimentar, intensificando o poder de saciedade.
Semente de linhaça, salmão, sardinha - Fontes de Ômega 3, eliminam o excesso de líquido e aumentam a energia do organismo.
Chá Verde - Reduz a absorção de açúcares no sangue, diminui a compulsão por carboidratos e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de calorias.
Feijão - Rico em proteínas, livre de gordura saturada.
Cereja, damasco, ameixa, passas, massas integrais, granola, aveia,flocos de milho e trigo - Diminuem a ansiedade por doces, mantém a glicemia estável e previnem o aparecimento do diabetes.
Canela, noz-moscada, mostarda, pimenta vermelha, gengibre e nozes - Aumentam a queima de calorias. São ricas em proteínas,vitaminas, potássio e fibras.Ajudam no emagrecimento e na manutençao do peso.
Chá Emagrecedor (O mesmo anunciado na TV)
100 gramas de abacateiro
150 gramas de Fucus
200 gramas de Cáscara sagrada
500 gramas de centelha asiática
250 gramas de carqueja
200 gramas de alcachofra
Compre os chás prontos em saquinhos, cuide a validade, coloque-os todos dentro de um pote grande bem seco, ou mesmo em um saco plástico alimentício, misture muito bem, até que fique bem homogêneo, coloque em caixinhas de chá ou saquinhos pequenos, longe de umidade.Se quizer faça a metade da receita.
Modo de usar: Coloque uma colher de sopa bem cheia em uma xícara despeje água fervente por cima, abafe e deixe amornar.Pode tomar até 3 xícaras por dia.
Veja as propriedades das plantas que entram na composição deste chá:
Abacateiro - Atua como diurético
Fucus - Ajuda na absorção de gorduras
Cáscara Sagrada - Produz ação laxante
Centella Asiática - auxilia o emagrecimento e a absorção de gordura.
Carqueja - Efeito digestivo
Alcachofra - Possui leve ação diurética e estimula a produção e eliminação da bile, o que diminui os níveis de colesterol excessivos.
Esse chá é maravilhoso! é o mesmo anunciado na TV. Agora você mesmo pode prepará-lo.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
7 diferenças
As quantidades comparadas correspondem a 200 mililitros, ou um copo
1. Calorias
Embora estejam quase empatados, o leite de vaca é ligeiramente mais calórico do que o extrato leitoso da leguminosa — popularmente conhecido como leite-de-soja.
Leite-de-soja ............52 cal
Leite de vaca ............56 cal
2. Proteína
Indispensável na construção dos músculos, esse nutriente é encontrado em maior quantidade no leite-de-soja.
Leite-de-soja ........... 4,48 g
Leite de vaca ........... 3,95 g
3. Gordura
Nós precisamos dela para produzir hormônios. Os dois tipos de leite apresentam quantidades semelhantes, mas o de vaca ganha a disputa, com uma quantidade discretamente maior.
Leite de vaca ...................1,98 g
Leite-de-soja ...................1,92 g
4. Cálcio
Para fortalecer o esqueleto, aposte no
leite de vaca — campeão disparado
quando o assunto é o mineral.
Leite de vaca .................143 mg
Leite-de-soja ................... 38 mg
5. Magnésio
Ele é importante para a fixação do cálcio nos ossos. Sem contar que contribui para o bom funcionamento do coração e do sistema imunológico. Nesse quesito, é o leite-de-soja que sai na frente.
Leite-de-soja ................... 25 mg
Leite de vaca ................... 15 mg
6. Fósforo
O mineral ajuda o corpo a gerar energia e colabora com o sistema nervoso, além de ser parceiro do cálcio para fortalecer o esqueleto. O leite de vaca tem mais do que o dobro do mineral.
Leite de vaca ................ 112 mg
Leite-de-soja .................. 55 mg
7. Potássio
O produto da vaca contém mais do nutriente, importantíssimo para as contrações musculares.
Leite de vaca .................182 mg
Leite-de-soja .................124 mg
Curry contra o Parkinson
Obrigatório na culinária indiana, o tempero vem se revelando uma excelente arma para proteger o cérebro
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, resolveram checar se as já conhecidas propriedades da curcumina, um dos ingredientes do curry, seriam capazes de defender o sistema nervoso dos males causados pelo Parkinson. Eles observaram que a substância age diretamente sobre uma proteína que, quando está alterada, favorece a morte dos neurônios. Ao entrar em ação, ela diminuiu de 50% para 19% a proporção de células danifi cadas. “Esse pigmento é antioxidante e anti-infl amatório”, confi rma o nutricionista Erick Prado de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo. “Então, poderia prevenir doenças neurodegenerativas”, conclui.
Outros poderes do curry
Diversos trabalhos atribuem ao pó dourado a capacidade de defender as células do corpo. Nos últimos anos, descobriu-se que ele...
›› Reduz mutações celulares que provocam câncer
›› Evita infl amações no intestino
›› É inimigo das doenças que atacam a gengiva
›› Afasta a artrite
Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, resolveram checar se as já conhecidas propriedades da curcumina, um dos ingredientes do curry, seriam capazes de defender o sistema nervoso dos males causados pelo Parkinson. Eles observaram que a substância age diretamente sobre uma proteína que, quando está alterada, favorece a morte dos neurônios. Ao entrar em ação, ela diminuiu de 50% para 19% a proporção de células danifi cadas. “Esse pigmento é antioxidante e anti-infl amatório”, confi rma o nutricionista Erick Prado de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo. “Então, poderia prevenir doenças neurodegenerativas”, conclui.
Outros poderes do curry
Diversos trabalhos atribuem ao pó dourado a capacidade de defender as células do corpo. Nos últimos anos, descobriu-se que ele...
›› Reduz mutações celulares que provocam câncer
›› Evita infl amações no intestino
›› É inimigo das doenças que atacam a gengiva
›› Afasta a artrite
Dois motivos para comer brócolis
Cortar o tumor pela raiz
Cientistas canadenses provam mais uma vez que essa hortaliça diminui o risco de câncer.
Em novos experimentos, notaram que o sulforafano, a substância que se mostrou capaz de conter o crescimento de tumores em geral, age logo na gênese da doença, inibindo justamente a proliferação de células defeituosas. O vegetal esbanja outros nutrientes que também atuam contra o mal — caso do ácido fólico, já citado em vários estudos. E ainda conta com ativos de nomes pouco apetitosos, como lembra a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo. Entre eles estão os isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides, todos bastante festejados por serem guardiões das nossas células.
Afastar os efeitos do diabete
Estudiosos da Universidade de Warwick, na Inglaterra, verificaram em células humanas que moléculas presentes nessa verdura — mais uma vez com destaque para o sulforafano — protegem os vasos sangüíneos dos maus efeitos provocados pelo excesso de açúcar. “Estamos investigando a atuação de outras substâncias na prevenção de danos nos rins e na retina”, conta Paul Thornalley, líder do trabalho. Então, se você é diabético, sirva-se de brócolis cotidianamente e, claro, mantenha a glicemia em ordem, de preferência com o auxílio do especialista.
Farinha de berinjela ajuda a emagrecer
Esse ingrediente também regula o funcionamento do intestino e protege o coração
Em um passado distante, imagine só, a berinjela foi acusada de provocar demência e epilepsia. Aos poucos, derrubou mitos e conquistou algumas das principais cozinhas do mundo, como a italiana, a francesa e a árabe. Hoje, completamente reabilitada em matéria de nutrição, ela caiu no gosto dos pesquisadores, atentos às suas propriedades funcionais. Nesse cenário, um novo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constatou que sua farinha, um produto ainda pouco comum no mercado, proporciona diversas vantagens à saúde, além de combater aquela barriguinha indesejada.
Ao longo de 60 dias, os investigadores cariocas acompanharam 14 voluntárias acima do peso. Todas foram orientadas a seguir uma dieta. “Mas, no grupo que consumiu a farinha de berinjela, observamos uma maior diminuição da circunferência do abdômen, com a redução da gordura visceral, que está associada ao diabete tipo 2 e a doenças cardiovasculares”, conta a nutricionista Glorimar Rosa, coordenadora do trabalho. Essas participantes ingeriram 2 colheres de sopa do preparo duas vezes ao dia, de manhã e à noite ou durante as principais refeições.
O produto ainda foi capaz de derrubar os níveis de colesterol ruim, triglicérides e, inclusive, ácido úrico, substância que, além da conta, favorece inflamações e dores articulares. “Diferentemente do chá e do suco de berinjela, que não se mostraram eficientes para baixar o colesterol durante os testes, a farinha apresentou bons resultados em função de sua maior concentração de fibras”, afirma a pesquisadora. “Acreditamos que sua grande vantagem é o alto teor dos tipos solúveis, que limitam a concentração de gordura no sangue e ainda promovem saciedade”, aponta Glorimar.
Como o legume é rico em água, 1 quilo do fruto fresco rende apenas 100 gramas da farinha. Em comparação à sua matéria-prima propriamente dita, o produto talvez só peque pela perda de algumas vitaminas e de seu poder antioxidante. De acordo com a nutricionista Priscila Meirelles, de São Paulo, a berinjela é rica em vitaminas A, do complexo B e C, sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, e flavonoides, compostos antioxidantes presentes na casca que ajudam a afastar doenças como o câncer. Tem mais: é praticamente livre de gorduras.
Apesar de a farinha carregar uma maior concentração de sódio, essa quantidade ainda é bem mais baixa do que a oferecida por qualquer pacote de salgadinhos. Assim, ela está liberada para hipertensos. “A única ressalva é o fato de que, após a ingestão da farinha, há um aumento na formação de radicais livres”, nota Glorimar Rosa. “Por esse motivo, recomendamos consumir, logo depois, uma fruta cítrica, rica em vitamina C”, orienta. Isso porque o nutriente das laranjas e companhia é antioxidante e neutralizaria esse efeito, digamos, colateral.
Mudanças radicais
Ao ingerir a farinha com iogurte desnatado de manhã e à noite, além de caminhar e manter uma dieta de baixa caloria, a auxiliar administrativa Daise de Menezes Vieira, de 51 anos, perdeu 10 quilos depois dos dois meses em que participou do estudo na UFRJ. “Além de emagrecer, comecei a me sentir mais disposta. O intestino passou a funcionar direito e até recebi vários elogios”, conta. Para sua colega de experimento, a corretora Rosângela Ferreira Cardozo, de 50 anos, o número do manequim diminuiu com a eliminação de quase 8 quilos. Além disso, a farinha de berinjela a ajudou a controlar sua compulsão por guloseimas. “Era o meu ponto fraco nas dietas, porque beliscava doces o tempo inteiro”, diz.
Segundo Rosângela, mesmo quem faz cara feia para a berinjela pode provar a farinha sem medo. Ela não tem sabor acentuado e, no aspecto, lembra a farinha de mandioca. Embora já seja produzida industrialmente, é possível prepará-la em casa, de forma semelhante à de um tomate seco. Basta desidratar o fruto no forno a 200 graus por duas horas e, em seguida, bater tudo no liquidificador ou no processador. Ao comprar a berinjela, selecione os exemplares com casca lisa e brilhante, sem manchas amarronzadas. A farinha obtida tem o prazo de validade de um ano quando bem armazenada e afastada da luz. Se preferir o produto pronto, você encontra no mercado potes de 100 gramas.
Em um passado distante, imagine só, a berinjela foi acusada de provocar demência e epilepsia. Aos poucos, derrubou mitos e conquistou algumas das principais cozinhas do mundo, como a italiana, a francesa e a árabe. Hoje, completamente reabilitada em matéria de nutrição, ela caiu no gosto dos pesquisadores, atentos às suas propriedades funcionais. Nesse cenário, um novo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constatou que sua farinha, um produto ainda pouco comum no mercado, proporciona diversas vantagens à saúde, além de combater aquela barriguinha indesejada.
Ao longo de 60 dias, os investigadores cariocas acompanharam 14 voluntárias acima do peso. Todas foram orientadas a seguir uma dieta. “Mas, no grupo que consumiu a farinha de berinjela, observamos uma maior diminuição da circunferência do abdômen, com a redução da gordura visceral, que está associada ao diabete tipo 2 e a doenças cardiovasculares”, conta a nutricionista Glorimar Rosa, coordenadora do trabalho. Essas participantes ingeriram 2 colheres de sopa do preparo duas vezes ao dia, de manhã e à noite ou durante as principais refeições.
O produto ainda foi capaz de derrubar os níveis de colesterol ruim, triglicérides e, inclusive, ácido úrico, substância que, além da conta, favorece inflamações e dores articulares. “Diferentemente do chá e do suco de berinjela, que não se mostraram eficientes para baixar o colesterol durante os testes, a farinha apresentou bons resultados em função de sua maior concentração de fibras”, afirma a pesquisadora. “Acreditamos que sua grande vantagem é o alto teor dos tipos solúveis, que limitam a concentração de gordura no sangue e ainda promovem saciedade”, aponta Glorimar.
Como o legume é rico em água, 1 quilo do fruto fresco rende apenas 100 gramas da farinha. Em comparação à sua matéria-prima propriamente dita, o produto talvez só peque pela perda de algumas vitaminas e de seu poder antioxidante. De acordo com a nutricionista Priscila Meirelles, de São Paulo, a berinjela é rica em vitaminas A, do complexo B e C, sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, e flavonoides, compostos antioxidantes presentes na casca que ajudam a afastar doenças como o câncer. Tem mais: é praticamente livre de gorduras.
Apesar de a farinha carregar uma maior concentração de sódio, essa quantidade ainda é bem mais baixa do que a oferecida por qualquer pacote de salgadinhos. Assim, ela está liberada para hipertensos. “A única ressalva é o fato de que, após a ingestão da farinha, há um aumento na formação de radicais livres”, nota Glorimar Rosa. “Por esse motivo, recomendamos consumir, logo depois, uma fruta cítrica, rica em vitamina C”, orienta. Isso porque o nutriente das laranjas e companhia é antioxidante e neutralizaria esse efeito, digamos, colateral.
Mudanças radicais
Ao ingerir a farinha com iogurte desnatado de manhã e à noite, além de caminhar e manter uma dieta de baixa caloria, a auxiliar administrativa Daise de Menezes Vieira, de 51 anos, perdeu 10 quilos depois dos dois meses em que participou do estudo na UFRJ. “Além de emagrecer, comecei a me sentir mais disposta. O intestino passou a funcionar direito e até recebi vários elogios”, conta. Para sua colega de experimento, a corretora Rosângela Ferreira Cardozo, de 50 anos, o número do manequim diminuiu com a eliminação de quase 8 quilos. Além disso, a farinha de berinjela a ajudou a controlar sua compulsão por guloseimas. “Era o meu ponto fraco nas dietas, porque beliscava doces o tempo inteiro”, diz.
Segundo Rosângela, mesmo quem faz cara feia para a berinjela pode provar a farinha sem medo. Ela não tem sabor acentuado e, no aspecto, lembra a farinha de mandioca. Embora já seja produzida industrialmente, é possível prepará-la em casa, de forma semelhante à de um tomate seco. Basta desidratar o fruto no forno a 200 graus por duas horas e, em seguida, bater tudo no liquidificador ou no processador. Ao comprar a berinjela, selecione os exemplares com casca lisa e brilhante, sem manchas amarronzadas. A farinha obtida tem o prazo de validade de um ano quando bem armazenada e afastada da luz. Se preferir o produto pronto, você encontra no mercado potes de 100 gramas.
Assinar:
Postagens (Atom)