Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Farinha de berinjela

Esse novo suplemento anuncia melhoras na saúde e perda de peso. E você ainda pode fazer em casa.



Quais são as principais propriedades da farinha de berinjela no quesito emagrecimento?


Devido ao seu alto teor de fibras, a farinha estimula a saciedade, reduzindo assim a sensação de fome e auxiliando na compulsão alimentar, o que facilita a perda de peso. A evidência foi confirmada por um estudo realizado pelo departamento de nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante dois meses, 14 mulheres com sobrepeso, entre 30 e 45 anos, foram divididas em dois grupos, que por sua vez foram submetidos a uma dieta balanceada. No cardápio diário do primeiro deles foram acrescidas quatro colheres (sopa) do suplemento. Ao final da pesquisa, as mulheres que consumiram a farinha eliminaram em média 6 kg e diminuíram 12 cm de cintura. Já o segundo grupo afinou apenas 3 kg e perdeu aproximadamente 3 cm da circuferência abdominal.

Ela age sozinha ou preciso fazer uma dieta para conseguir tais resultados? Se sim, quantas calorias deve ter esse cardápio diário?

Sim, para obter o emagrecimento é necessária a adoção de uma dieta hipocalórica, ou seja, uma alimentação que contemple carboidratos, proteínas e gorduras. Em geral, um menu que tenha em média 1.200 calorias diárias. A prática de uma atividade física regular também deve ser considerada.

Além de ajudar a emagrecer, quais os outros benefícios da farinha de berinjela?


Trata-se de um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares - auxilia na redução das concentrações de LDL (mau colesterol) e triglicerídeos, alterações metabólicas comuns entre os obesos. É também uma ótima aliada para regularizar o funcionamento intestinal, além de favorecer o bom funcionamento dos rins. Seu uso constante diminui ainda o risco de doenças metabólicas, entre elas, o diabetes tipo 2 e o excesso de ácido úrico.

Quero testar a farinha de berinjela, mas não sei como adicioná-la na minha dieta. Qual a melhor sugestão e quantidade ideal?


O consumo da farinha é muito simples e de fácil adaptação. Ela pode ser adicionada a praticamente qualquer tipo de alimento, como, por exemplo, iogurtes, sopas, ou como ingrediente no preparo de bolos e pães. O ideal é ingerir 14 g (quatro colheres das de sopa) por dia.

A farinha de berinjela auxilia na redução das concentrações de LDL (mau colesterol) e triglicerídeos, alterações metabólicas comuns entre os obesos

Existe alguma contraindicação?


A única recomendação é o aumento da ingestão de água devido à grande quantidade de fibras da farinha, que absorvem água do meio para exercerem suas funções no organismo. Caso esse consumo não seja ampliado, o corpo tende a sofrer com prisão de ventre.

Não encontro a farinha de berinjela para comprar, e quando encontro, acho cara. Existe a possibilidade de fazê-la em casa e ainda assim usufruir os mesmos benefícios? Qual seria a receita?


Sim, a farinha pode ser feita em casa! Veja a receita: em uma forma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura média de 160° C por duas horas, ou até o legume ficar crocante e desidratado. Por fim, triture a berinjela no processador ou no liquidificador no modo pulsar. O produto, que tem validade de um ano, deve ficar com aparência semelhante à farinha de mandioca e ser acondicionado em um pote bem vedado e armazenado em local arejado para que suas propriedades sejam preservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário