Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Barriga chapada Sim, você pode!

Com um programa elaborado por um dos maiores especialistas em saúde e condicionamento físico do mundo, é possível secar as gordurinhas em volta da cintura, esculpir o abdome e ainda mandar embora pelo menos 10 kg!



Em seu livro A dieta do abdome para mulheres, lançado pela Editora Sextante, o autor David Zinczenko, especialista em fitness, propõe um método de emagrecimento baseado em três componentes: nutrição, exercícios e princípios motivacionais.
O objetivo é eliminar a gordura, principalmente a que se concentra no abdome e que é extremamente nociva à saúde. Além disso, o programa estimula e promove o ganho de massa muscular. E é justamente o rápido aumento da massa magra o que permite livrar-se de 10 kg em seis semanas. "Quanto mais músculos, maior a quantidade de energia necessária para mantê-los

Assim, grande parte das calorias ingeridas vai para a musculatura em vez de ser convertida em gordura", explica o autor, em sua obra. Outro diferencial do plano de emagrecimento é considerar as características das mulheres: seu estilo de vida, o perfil hormonal, as crises de TPM, as alterações emocionais e até as possíveis gestações, capazes de modificar profundamente o corpo.
E então, se animou? A primeira etapa envolve a alimentação, caracterizada pelo consumo frequente de 10 alimentos que o autor classificou como poderosos. São excelentes fontes de proteínas - que fornecem matéria-prima para a formação dos músculos -, de fibras e de outros ingredientes que não só dão conta de manter o corpo saudável como ajudam a combater a gordura.

Baseando-se nesse princípio, a nutricionista, elaborou um cardápio com 1.200 calorias diárias e que deve ser seguido por seis semanas para que todos os benefícios do programa sejam alcançados. Vamos lá?

Conte com eles!

Conheça os 10 alimentos poderosos que são a base da alimentação deste programa de emagrecimento e saiba o que eles podem fazer pela sua aparência e saúde. As nutricionistas Daniela Jobst (SP) e Jane Corona (RJ) ressaltam as propriedades de cada um deles. Confira!

Laticínios - leite, iogurte e queijo com pouca gordura
Nutrientes que contêm: grandes quantidades de cálcio, vitaminas A e B 12, riboflavina, fósforo e potássio.
Benefícios ao organismo: fortalecem os ossos.

Feijões e leguminosas
Nutrientes que contêm:são as melhores fontes de proteínas vegetais. Ricos em minerais e vitaminas.
Benefícios ao organismo: previnem e ajudam a controlar o diabetes, o colesterol e as doenças cardíacas.

Ovo
Nutrientes que contém: proteínas, gorduras, vitaminas A, D, E e K
Benefícios ao organismo: quando consumido em doses adequadas, ajuda a aumentar o bom colesterol. Também protege a visão e fortalece os músculos.

Amêndoas e outras nozes
Nutrientes que contêm: fibras, cálcio, potássio, vitaminas lipossolúveis e gorduras mono
Benefícios ao organismo: estimulam o intestino e ajudam a elevar o bom colesterol. Aumentam a sensação de saciedade e repõem o cálcio.

Peru e outras carnes magras
Nutrientes que contêm: são ricas fontes de proteínas, ferro, zinco, vitaminas do complexo B, fósforo e potássio.
Benefícios ao organismo: fornecem os aminoácidos essenciais para os músculos.

Pães e cereais integrais
Nutrientes que contêm: fibras solúveis e insolúveis, além de gorduras poli-insaturadas.
Benefícios ao organismo: melhoram o funcionamento do intestino, diminuem a absorção de gorduras e açúcares. Também protegem o coração.

Aveia instantânea
Nutrientes que contém: rica em fibra, também é fonte de carboidratos complexos.
Benefícios ao organismo: ajuda a equilibrar os níveis de glicose, triglicerídeos e o colesterol do sangue e previne o câncer.

Azeite de oliva extravirgem
Nutrientes que contém: gordura monoinsaturada, vitamina E e esqualeno - um polifenol.
Benefícios ao organismo: ajuda a baixar o colesterol ruim, reduzindo o risco de doenças cardíacas, de diabetes, artrite reumatoide e câncer.

Frutas vermelhas, como morango e framboesa
Nutrientes que contêm: fibras, vitaminas e antioxidantes.
Benefícios ao organismo: melhoram o funcionamento do intestino e protegem o sistema cardiovascular e a visão.

Espinafre e outras verduras
Nutrientes que contêm: fibras, ferro, vitaminas, minerais, ácido fólico, luteína e zeaxantina.
Benefícios ao organismo: combatem a anemia, melhoram o funcionamento do intestino, favorecem a desintoxicação do organismo e protegem a visão.

5 motivos para secar o abdome
Eliminando a gordura armazenada na região da barriga, você obterá muito mais do que os resultados estéticos que ambiciona. Acredite: além de mudar a aparência, vai garantir saúde e bem-estar

1 Sua vida sexual vai dar um salto de qualidade
Exibindo uma barriga 'tanquinho', qualquer pessoa se sente mais confiante. Além disso, um abdome fortalecido dá mais estabilidade para movimentar-se, o que pode deixá-la mais segura para tentar novas posições. Mas o principal efeito deste programa sobre o desempenho sexual é a ação benéfica sobre a circulação. "A obstrução dos vasos sanguíneos pode reduzir a lubrificação, a excitação e a sensibilidade pélvica, diminuindo, consequentemente, o prazer sexual", diz o autor, David Zinczenko, em seu livro.
Com uma dieta balanceada, que favorece a perda de peso gradativa e previne a formação de placas que bloqueiam os vasos, atrapalhando a passagem do sangue, todos esses problemas podem ser evitados.

2 Você estará protegida contra diversas doenças
A gordura abdominal ou visceral é extremamente perigosa e é frequentemente associada a complicações cardiovasculares e ao aparecimento do diabetes.
"Como fica muito próxima do fígado e do coração, ela pode alterar o funcionamento destes órgãos.
"As medidas consideradas seguras são 80 cm de circunferência abdominal para as mulheres e 94 cm para os homens. Acima disso, aumentam muito os riscos de doenças.

3 Suas costas serão fortalecidas
Quando os músculos abdominais estão fracos, os glúteos e a parte posterior das pernas ficam sobrecarregados no momento de realizar os movimentos mais simples, aqueles que executamos dezenas de vezes num só dia.
Como consequência, a coluna se desestabiliza e aparecem as dores e distensões nas costas.
"Por isso, quando fortalecemos os músculos abdominais, automaticamente estamos protegendo a coluna.

4 Seu desempenho físico irá melhorar
Em quase todos os esportes, como a corrida e o tênis, são os músculos localizados na região do tronco que vão lhe conferir estabilidade para movimentarse com mais agilidade e precisão.

5 Desconfortos típicos da idade serão atenuados
Mais uma vez, é a localização estratégica dos músculos abdominais - na região central do corpo - o que faz deles uma estrutura capaz de proporcionar tantos benefícios. Nesse caso, funciona assim: especialmente durante as atividades físicas, um abdome musculoso ajuda a absorver todos os tipos de impactos, protegendo as articulações. Quando a barriguinha está flácida, ocorre justamente o contrário: joelhos, punhos e tornozelos acabam recebendo muito mais pressão do que são capazes de suportar e acabam lesionados.


O que esperar do programa
Ao longo de seis semanas, você obterá inúmeros benefícios, além da perda gradativa de peso. Acompanhe o processo:


Fase 1
O corpo estará se ajustando aos novos hábitos alimentares e a perda de peso ficará em torno de 2 a 4 kg. Aquela pessoa, no entanto, que pratica uma atividade física (caminhada ou corrida, por exemplo) todos os dias pode eliminar até 5 kg, nesse período.

Fase 2
Com a dieta e os exercícios físicos, o metabolismo tende a ficar mais acelerado. É comum, nessa fase, eliminar de 2 a 4 kg. É também nesse momento que começam a aparecer as primeiras transformações em seu corpo, que sofrerá alterações em suas formas.



Fase 3
Você perceberá que a parte superior do corpo estará mais firme. Da mesma forma, as dimensões da cintura, do quadril e de outras regiões onde a gordura costuma se concentrar terão se reduzido. Os músculos abdominais já podem ser notados. Prepare-se para começar a se admirar diante do espelho!


Emagreça dormindo
Uma pesquisa realizada nas universidades de Stanford e Wisconsin, nos EUA, mostrou que as horas de repouso podem ter influência decisiva sobre a perda de peso. Isso porque quem dorme menos tem níveis inferiores de leptina - hormônio que ajuda a controlar o apetite -, além de ter grelina em excesso - substância que provoca a fome. Então, uma boa pedida é investir em atividades relaxantes de 30 a 60 minutos antes do horário de ir para a cama. Um banho quente, uma sessão de ioga ou meditação, nesse período, ajudam a garantir uma noite de sono tranquila. Outra dica: programe-se para dormir entre sete e nove horas por noite.

Você sabia?
As atividades aeróbicas - como correr, andar de bicicleta ou nadar - são comumente apontadas como as melhores opções para quem quer perder muitas calorias em pouco tempo. No entanto, estudos mais recentes vêm demonstrando que, mesmo com um treino baseado apenas em atividadesw com pesos, é possível desenvolver a massa muscular e acelerar a queima de gordura.
Isso porque a massa magra é o componente essencial para manter o metabolismo funcionando em ritmo acelerado. Quanto maior for o volume muscular, maior será a demanda de energia para manter a musculatura. Adquira cerca de 500 g de músculos e o corpo queimará até 50 calorias adicionais por dia só para mantê-los.
Com cerca de 3 kg extras de músculos, você queimará em torno de 300 calorias por dia apenas ficando sentada, sem fazer nada", detalha.

Treinamento Turbinado
Com um programa de exercícios adequado, você maximiza a redução de peso e substitui gordura por massa magra. Este plano privilegia os grandes grupos musculares, tonificando e fortalecendo o corpo todo.
Além disso, dá ênfase ao trabalho das cinco partes do abdome, para esculpilo perfeitamente.

Pequenas dicas grandes resultados
Alguns truques ajudam a cortar calorias e a driblar as tentações que põem em risco a sua dieta

Seque a pizza
Use papel toalha para retirar o excesso de gordura aparente na fatia. Dessa forma, você conseguirá eliminar cerca de 1 colher (chá) de gordura por pedaço. Ao longo de um ano, comendo uma fatia por semana, você terá deixado de ingerir uma xícara de gordura.


Acerte na bebida
Que tal um suco magrinho, como o de tomate, em vez de um refrigerante light? Além de mais nutritiva, a opção natural não sobrecarrega o organismo com resíduos intoxicantes, como os corantes e os aromatizantes.

Aperte o cinto
Para vencer a vontade de comer guloseimas. Assim, se lembrará de que está num programa alimentar para perder medidas.

Compre hortaliças prontas para o consumo
Assim, você não tem a desculpa de que está com preguiça de preparar opções saudáveis. opções menos saudáveis.

Concentre-se na comida
Nada de se alimentar enquanto lê ou vê TV. Esse é um cuidado importantíssimo para evitar excessos gastronômicos.

Dilua o suco
Coloque mais água no suco de frutas para reduzir as calorias.

O exterminador de gordura existe?

Um suplemento chamado L-carnitina vem sendo utilizado por quem quer diminuir o percentual de gordura com o mínimo de esforço e sem restrições alimentares. Descubra se isso é possível



De tempos em tempos surgem um método, uma substância, enfim, algo que poderíamos chamar até de "milagroso" que prometem deixar você sequinha, em forma, sem nenhum esforço... A bola da vez é um suplemento chamado Lcarnitina. Ele já é um velho conhecido de fisiculturistas e de freqüentadores de academias, que se baseiam na crença de que a substância é capaz de facilitar a redução de gordura corporal em pessoas que aliam sua ingestão à prática regular de exercícios. Agora, contudo, atravessou os limites do universo da malhação para virar o sonho de consumo de quem pensa perder peso num passe de mágica.


Para que o sonho não acabe em pesadelo, é bom entender a questão: a eficiência da L-carnitina já foi questionada por pesquisas realizadas no Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).

"Verificamos que a ingestão de carnitina associada ao treinamento físico não promoveu redução adicional de gordura corporal em relação ao treinamento físico isolado. Portanto, o efeito do emagrecimento deve ser atribuído ao exercício e não à suplementação.
O que é e para que serve
"Tempos atrás a L-carnitina era definida como um aminoácido, entretanto, atualmente é considerada 'vitaminlike', pois apresenta estrutura química semelhante à das vitaminas do complexo B. Porém, por ser sintetizada pelo organismo (fígado, rins e cérebro), foi retirada da classe de vitaminas", explica a nutricionista. "Não se trata também de uma enzima, mas auxilia no funcionamento de enzimas relacionadas ao metabolismo das gorduras.

Ela pode ser produzida pelo corpo em pequena quantidade, menor do que as necessidades diárias e, assim, é preciso complementar a ingestão por meio da alimentação. "A carnitina é encontrada predominantemente em carnes e produtos animais. O corpo humano contém em média 20 g a 25 g de carnitina, distribuídos no músculo esquelético e o restante no músculo cardíaco, rins, testículos e cérebro.

Essa substância, na verdade, é composta por aminoácidos, que teriam a função de transportar a gordura livre para dentro da célula muscular (mitocôndria - a usina metabólica da célula), transformando essa gordura em energia. "O processo é chamado de oxidação lipídica ou quebra de gordura.

Por que virou mania
Na década de 1960, pesquisadores perceberam que a ausência de carnitina no músculo acarretava um acúmulo de gordura.Por isso, a suplementação alimentar à base de carnitina ganhou a fama que possui hoje nas academias.

Diz o ditado popular: "Se pouco é bom, mais é melhor!" E foi esse tipo de pensamento que impulsionou o consumo por parte de pessoas engajadas em exercícios. Porém, de acordo com os especialistas, esta hipótese NÃO se aplica à carnitina. Se o organismo apresenta uma deficiência da substância - o que não é comum -, a queima de gordura pode ficar prejudicada. Porém, o consumo elevado (via suplementação) também não garante que a queima de gordura aumente, nem mesmo durante as atividades físicas.

"A maioria das pesquisas demonstra que a L-carnitina não é capaz de promover emagrecimento"

Entenda os testes em laboratório
Durante seis semanas foram feitas experiências com ratos e ficou constatado que, após treinamento físico, a redução da gordura corporal entre as cobaias que foram suplementadas com carnitina era semelhante à observada nas que receberam somente ração.Dividiu os animais em dois grupos. Um deles foi submetido a exercícios de baixa intensidade e longa duração. Os animais do outro grupo permaneceram sedentários.

Em ambos os grupos houve três subdivisões, desta vez entre os ratos que não receberam suplementação (controle); os que ingeriram carnitina por um dia; e os que ingeriram por duas semanas.

"Os sedentários, mesmo os suplementados com carnitina, não apresentaram perda de gordura - como já era esperado. Todas as cobaias que foram submetidas à atividade física, tanto as que tomaram carnitina como as que não tomaram, apresentaram a mesma taxa de redução de gordura corporal.

"Concluímos então que o fator preponderante para a redução de gordura não é a ingestão de carnitina, mas sim a prática de exercícios." Portanto, o negócio é suar a camisa!

O que é que a cafeína tem?

Por estimular a termogênese, que é a produção de calor pelo organismo, ela está associada ao emagrecimento e à redução das gordurinhas. Saiba até que ponto realmente ajuda nas perdas de peso e de medidas



E la tem fama de deixar qualquer um ligadão e há algum tempo conquistou o status de substância emagrecedora. "A cafeína é encontrada em folhas, sementes ou frutos de mais de 60 plantas. Os grãos de café e de cacau e as folhas de certos tipos de chás são utilizados para o preparo de várias bebidas. Depois desse grande sucesso, a cafeína agora passou para os potes de beleza, prometendo igualmente reduzir as medidas.
Especialista em Nutrição Esportiva , conhece os efeitos da substância no cardápio de atletas - para reduzir a percepção de esforço, pois modifica o limiar da dor, melhorando a performance - e em dietas para perda de peso, por estar associada à liberação do hormônio catabólico adrenalina. "No sistema endócrino, a cafeína estimula a termogênese, que é a produção de calor pelo organismo humano, havendo evidências de que possa ter algum efeito benéfico para o emagrecimento de pessoas obesas, quando ingerida junto com as refeições.

Em relação aos cosméticos, a substância dá o ar da graça embutida em ingredientes como o chá verde (Camellia sinensis). Segundo os especialistas, os princípios curativos e regeneradores do chá agiriam sobre pele e cabelos e no combate à celulite e gordura localizada. Porém ainda não existem pesquisas científicas que comprovem efetivamente sua ação na redução das medidas.

Para queimar calorias

Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), beber diariamente até cinco xícaras de café coado ou filtrado ajuda a emagrecer - graças, é claro, à presença da cafeína, que aumenta o metabolismo do corpo e auxilia na queima de calorias. A redução de peso, do Índice de Massa Corporal (IMC) e da circunferência abdominal verificados nos 60 pacientes, pesquisados durante 18 semanas, foi de, em média, 1,5 %.

Mas, se você é chegada a um cafezinho, a determinados tipos de chás (como o preto e o verde) e até mesmo a um chimarrão, e faz deles seus aliados contra o aumento da balança, vale um alerta: "O consumo deve ser moderado, cerca de 300 mg ao dia, o equivalente a três xícaras de café. É claro que esse limite pode variar um pouco, já que cada indivíduo tem um grau diferente de sensibilidade à substância.

Quando consumida em exagero, a cafeína ativa o ritmo cardíaco, faz a pressão subir e os rins trabalharem mais, aumentando a vontade de urinar. "Ela também causa prisão de ventre, acelera a perda de cálcio pelos rins e pode levar à desidratação, além de deixar a pessoa nervosa, irritada e com dificuldade para dormir. E há um consenso entre os especialistas: consumir cafeína em grande quantidade tende a criar uma espécie de dependência.

Para se ter idéia, com uma única xícara de café, pessoas sensíveis são capazes de sentir os efeitos estimulantes por até seis horas. Importante lembrar que a substância pode ajudar, mas não vai fazer você perder as gordurinhas milagrosamente. Com orientação adequada, a melhor conduta ainda é manter uma dieta balanceada e praticar atividade física.

Outros efeitos

No sistema cardiovascular: observou-se que, ao ingerir 250 mg de cafeína - o equivalente a duas ou três xícaras de café forte -, uma pessoa, que não faz uso regular da bebida, acelera sua freqüência cardíaca (FC), podendo sentir palpitações e elevação da pressão sangüínea arterial. Ao mesmo tempo, a substância causa vasodilatação, crescimento do fluxo sangüíneo tecidual, incluindo as coronárias, e do fluxo sangüíneo coronariano. Portanto, indivíduos hipertensos ou cardiopatas devem consumir com muita cautela.
Os vasos sangüíneos cerebrais, por sua vez, apresentam diminuição do calibre, com aumento de sua resistência à passagem do sangue. Essa propriedade de contrair os vasos cerebrais justifica o emprego da cafeína no tratamento de crises de enxaqueca, onde a vasodilatação existente é responsável pelo quadro e é combatida pela substância.
No sistema nervoso central: 250 mg de cafeína estimulam a vigília, bem como os reflexos mais simples, enquanto tarefas com coordenação motora delicada podem permanecer inalteradas ou serem prejudicadas.
Em estudos recentes, descobriu-se que a substância age diretamente em células ligadas ao estado de ânimo das pessoas. Porém grandes doses produzem ansiedade e sintomas como cefaléia, irritabilidade, tremores, náuseas, insônia e diarréia.
Pessoas com alterações psiquiátricas, como síndrome do pânico, esquizofrenia e depressão, são mais sensíveis aos efeitos da cafeína.

"Consumida em excesso, a substância causa prisão de ventre, acelera a perda de cálcio pelos rins e pode levar à desidratação, além de deixar a pessoa nervosa, irritada e com dificuldade para dormir"

Probióticos!? Sim, obrigada!

Esses produtos regulam o intestino e reforçam suas defesas. Não fique sem eles!



Stress, excesso de doce e gordura, dieta pobre em fibras. Tudo isso agride a flora intestinal, que responde com gases, intestino preguiçoso ou diarreia. Os produtos com probióticos (bactérias vivas que resistem ao processo de digestão e chegam intactas ao intestino, onde atuam de maneira positiva) podem ajudá-la a sair desse sufoco. “Consumidas com regularidade e em doses adequadas, elas ainda reforçam o sistema imunológico, aumentam a absorção do cálcio, reduzem o colesterol ruim e protegem o estômago”, afirma a nutricionista Ana Paula Tasca, de São Paulo. Ainda são poucos os produtos enriquecidos com probióticos e, mesmo assim, nem todos ressaltam essa qualidade no rótulo. Por isso, vasculhe a embalagem e atente para nomes como Bifidobacterium e Lactobacillus. São as bactérias do bem mais usadas nos alimentos – principalmente em iogurtes, leites
fermentados e sobremesas lácteas.

Saiba tudo sobre as bactérias amigas
Quem tem o intestino regulado precisa de produtos probióticos?
Estimular o funcionamento do intestino não é o único benefício desses alimentos. Os especialistas costumam recomendá-los para auxiliar no trabalho de absorção dos nutrientes e até para deixar você mais resistente a gripe e infecções. Mas, nesse caso, aposte nas bactérias do gênero Lactobacillus. Apesar de agir no intestino, elas aumentam as defesas do organismo.

Com que frequência devo consumir e em que quantidade?
Todo dia. E, para obter os benefícios esperados, os estudos científicos mostram que você pecisa ingerir no mínimo 10 UFC (Unidades Formadoras de Colônia) por dia (algo em torno de 100 milhões de bactérias probióticas). A maioria dos iogurtes e leites fermentados garante essa dose num único potinho. Portanto, basta um por dia.

O excesso faz mal?
Não. “O que se observa é que, consumidos numa dose até três vezes maior que o recomendado,
os probióticos têm os efeitos positivos potencializados. Mais do que isso, eles são eliminados nas fezes.

Os efeitos positivos dos probióticos são imediatos?
Algumas pessoas notam diferenças boas no intestino um dia depois de consumi-los. Outras precisam de mais tempo. Mas o prazo máximo comprovado em estudos é de 15 dias, quando a flora está recuperada e o ritmo do intestino regularizado.

Por quanto tempo posso consumir alimentos probióticos?
Não é necessário suspender o consumo. As bactérias probióticas não sobrevivem por muito tempo no nosso organismo e, se quiser manter os benefícios dessas aliadas, você deve consumi-las com frequência.

Qual é o prazo de validade de um iogurte probiótico?
O mesmo de um iogurte normal: cerca de 45 dias. Porém, para manter as bactérias vivas, é importante conservar o produto numa temperatura entre 4ºC e 10ºC (no máximo). Portanto, evite deixá-lo fora da geladeira e, se possível, use uma sacola térmica para transportá-lo do supermercado para casa.

Na prateleira do supermercado
SMOOTHIE SALUTE
Leite fermentado da Salute sem gordura nem açúcar e com polpa de fruta (ameixa ou morango). A garra􀀀 nha (180 gramas, 68 calorias) tem mais de 100 milhões de probióticos do gênero Bifidobacterium lactis.
Preço médio: 1,10 real a unidade.

ACTIVIA
Foi a primeira linha de iogurte probiótico a surgir no mercado brasileiro. O integral cremoso (kiwi, cereja, morango, ameixa, original, pêssego e ameixa com castanha, entre 107 e 112 calorias) tem cerca de 100 milhões de DanRegularis exclusivos da Danone (microrganismos do gênero Bifodobacterium animalis) no potinho de 100 gramas. Também na versão 0% gordura (62 calorias).
Preço médio: 3,64 reais a embalagem com quatro unidades.

YAKULT
O tradicional leite fermentado da Yakult tem 16 bilhões de microrganismos probióticos exclusivos da empresa, o Shirota (gênero Lactobacillus casei), em um potinho (80 gramas, 59 calorias) – ou seja, uma unidade por dia é suficiente.
Preço médio: 5 reais a embalagem com seis unidades (70 centavos a unidade na venda porta a
porta).

ACTIMEL
Este leite fermentado traz outro microrganismo exclusivo da Danone, o lactobacilo LC Defensis (gênero Lactobacillus casei). Um potinho de Actimel (original, morango ou mix de frutas, entre 80 e 79 calorias) por dia garante 100 milhões desses probióticos.
Preço médio: 3,69 reais a embalagem com quatro unidades.

BATAVO BIOFIBRAS
É um dos poucos produtos que combina dois probióticos (Lactobacillus acidofilus e Bifidobacterium lactis). O potinho (100 gramas) do iogurte integral cremoso (morango, aveia, ameixa e mamão, 110 calorias) tem cerca de 1 bilhão desses microrganismos amigos. Também na versão light (41 calorias). Preço médio: 3,41 reais a embalagem com quatro unidades.

CHAMYTO BIG
A Nestlé aposta no Lactobacillus paracasei. Um potinho (120 gramas, 88 calorias) tem cerca de 1 bilhão desses probióticos amigos. Nos sabores frutas vermelhas e tradicional.
Preço médio: 4,59 reais a embalagem com seis unidades.

SOFYL
Sobremesa láctea da Yakult, a Sofyl também tem cerca de 16 bilhões de Shirota (Lactobacillus casei) no pote de 110 gramas (90 calorias). Nos sabores morango, baunilha, uva verde e maçã.
Preço médio: 1,40 real a unidade (1,20 real na venda porta a porta).

Cottage com lactobacilos vivos
Os pesquisadores e fabricantes têm estudado a possibilidade de ampliar a gama de alimentos
probióticos. Já tem novidade: Stímula Balkis é o primeiro queijo do tipo cottage nessa linha. Duas colheres de sopa (50 gramas, 29 calorias) garantem mais de 100 milhões de Lactobacillus acidophillus – quantidade suficiente para promover efeitos positivos ao organismo se consumido no dia a dia. O sabor é o mesmo do cottage tradicional, com a vantagem de ser livre de gordura e conservantes químicos. Potes de 220 e 400 gramas (5,50 reais e 7,50 reais, respectivamente).

Proteína demais engorda?

Aprenda a dose certa para a balança não subir



Não há dúvida: a proteína ajuda a emagrecer. Mas só os primeiros 30 gramas ingeridos na refeição constroem músculos, essenciais para a queima de calorias. Mais do que isso pode virar gordura, principalmente se você costuma exagerar nesse nutriente à noite – alertam pesquisadores do Departamento Médico da Universidade do Texas, em Galveston, nos Estados Unidos.

A sugestão é caprichar nesse item no café da manhã, no almoço e nos lanches, reduzindo a porção no jantar. Segundo a nutricionista , a dose diária varia de 0,8 a 1,2 grama por quilo de peso. Então, se você pesa 55 quilos pode ingerir de 44 a 66 gramas. “E não pense que dobrar a proteína depois da musculação dá mais força aos músculos”, diz a especialista. “O que importa é ingerir a quantidade indicada ao longo do dia.” Confira a dose desse nutriente em alguns alimentos.

ALIMENTO QUANTIDADE PROTEÍNA

Contra filé (filé médio/110 g) 36 g

Frango (filé grande/110 g) 32 g

Merluza (filé grande/110 g) 26 g

Iogurte (pote/170 ml) 7 g

Leite (copo/200 ml) 7 g

Queijo (fatia média/25 g) 6 g

Ovo (unidade) 6 g

Por que sopa emagrece?

Descubra a resposta e abuse dessa aliada da dieta



Dependendo da receita, ela vale por uma refeição leve e completa. E pode saciar mais que um grelhado com salada - dupla consagrada nas dietas de emagrecimento. Servida quentinha, ainda tem a vantagem de despertar o paladar, as papilas gustativas e o sistema nervoso central antes mesmo de você levar a primeira colherada à boca. Isso facilita a digestão e, consequentemente, a perda de peso. Aproveite!


P. A sopa sempre pode substituir uma refeição?
R. Uma sopa ralinha, tipo caldo, feita apenas com uma verdura e um legume, vale como lanche ou entrada (aliás, essa é uma ótima estratégia para sossegar o apetite). Para substituir o almoço e o jantar, ela deve conter uma fonte de proteína (carne magra ou frango) e outra de carboidrato (arroz ou macarrão integral), além de vitaminas e minerais (folhas e legumes).


P. Posso comer vários pratos?
R. Dependendo dos ingredientes, ela pode ser bem calórica. Aí, se você abusar, vai comprometer a dieta. O ideal é comer um prato fundo e, se ainda sentir fome, complementar com uma proteína, como um ovo cozido fatiado ou dois rolinhos de peito de peru. Mesmo se a sopa tiver baixo teor calórico, não deve ser consumida em excesso - dois pratos está de bom tamanho.


P. Sopa com creme de leite engorda?
R. O creme de leite deixa-a deliciosamente cremosa, mas acrescenta muitas calorias. Uma única colher de sopa (15 g) soma 40 calorias ao prato. Uma maneira de torná-la cremosa sem apelar para o creme de leite é engrossá-la com aveia ou batata cozida passada na peneira, ingredientes não tão magros mas infinitamente mais leves do que o gorduroso creme. Lembre-se, no entanto, de que as feitas com legumes batidos são naturalmente mais consistentes.


P. Posso combinar sopa com pão?
R. Se você se controlar e comer só uma fatia de pão integral ou alguns croûtons, tudo bem. Evite, porém, o pão francês. E cuidado com as torradas e biscoistos cream crackers - sequinhos, dão a falsa sensação de que não engordam, mas cada biscoito tem entre 20 e 30 calorias. Agora, se a receita já tiver carboidrato, como feijão, mandioquinha ou arroz, é melhor esquecer o pão.


P. Como escolher uma sopa de pacotinho saudável?
R. Prefira as sopas que contêm grãos e vegetais desidratados, como ervilha, feijão, lentilha e cenoura. Outras boas opções são as receitas à base de aveia ou quinua. Prefira as opções com menos gordura e cuidado com a quantidade de sódio, que não deve ultrapassar 200 miligramas por 100 gramas. E dispense as sopas que têm gordura trans

A cúrcuma vale ouro

Também conhecido como açafrão, ele ajuda a emagrecer e deixa mais saudável e bonita



A cúrcuma (ou açafrão-da-terra) ajuda a reduzir as gordurinhas acumuladas na cintura, existem outros bons motivos para você consumir essa especiaria todos os dias. “É boa para a pele, protege o fígado, atua contra o câncer, ajuda na digestão das proteínas e regula o metabolismo. Esses benefícios têm a ver com o poder anti-iflamatório e antioxidante da curcumina, pigmento que dá cor amarelo-ouro à cúrcuma (encontrada à venda na forma de pó). Guarde num vidro e use 1/2 colher de chá por dia, no preparo do arroz (os grãos ficam amarelinhos), da sopa, no molho da salada ou polvilhe diretamente sobre a comida.