Total de visualizações de página

sábado, 30 de janeiro de 2010

Saúde será em cápsulas?

No embalo de promessas mirabolantes para conquistar ganho de energia ou benefícios estéticos sem esforço, muita gente tem abusado dos suplementos nutricionais, sem levar em conta os seus riscos ao organismo






O prêmio é tentador: qualidade de vida, longevidade, corpo desenhado, metabolismo perfeito. Para conquistar esse pacote mágico, vale tudo: malhar horas, botar silicone, seguir dietas mirabolantes, fazer plástica... e tomar suplementos. É claro que, corretamente administrados, vitaminas, minerais e outros nutrientes são importantes para a saúde, mas não substituem uma dieta equilibrada. "Hoje, tais suplementos não são consumidos apenas por atletas profissionais, mas também por indivíduos que praticam exercícios com regularidade ou que simplesmente vêem nessas substâncias um jeito fácil e milagroso de manter a forma", observa Camila Prospero, nutricionista e especialista em fisiologia do exercício (SP). "O uso, no entanto, deve ser prescrito por um profissional qualificado, caso contrário pode afetar a saúde". Cyro Masci, médico ortomolecular (SP), concorda: "Essas substâncias complementam a dieta, mas nenhuma pílula pode substituir hábitos saudáveis, como pensamento positivo, atividade física regular ou cardápio equilibrado". Outro problema, segundo o médico, é que os suplementos não levam em conta as necessidades individuais. "Muita gente consome as drágeas como quem toma água, sem nenhum critério, imaginando que eles fazem tão bem quanto os alimentos que são sua fonte - não funciona assim", alerta Masci. Para entender melhor as vantagens e os riscos dos principais suplementos, conversamos com vários especialistas no tema. Acompanhe nossas descobertas:

Os tops em vitaminas e minerais

Ferro (iron ou ferrous, em inglês):
Deve ser administrado em determinados tipos de anemia, o que só pode ser comprovado por exame clínico e laboratorial. "O ferro é um potente oxidante e provoca a formação de radicais livres, que aumentam o desgaste das células e promovem o envelhecimento. Exatamente o inverso do efeito procurado", adverte Hugo Yamashiro, médico ortomolecular especializado em nutrologia (SP).

Vitamina A: "Enquanto o betacaroteno, seu precursor, não oferece risco, mesmo em doses elevadas, a vitamina A, usada sem controle e por longos períodos, pode provocar intoxicação", avisa Cyro Masci.

Vitamina C: parece ser realmente benéfica no aumento da resistência orgânica, mas deve ser ingerida com cuidado por quem tem cálculo renal e gota. Ela também interfere no resultado de alguns exames laboratoriais.

Mix de vitaminas e minerais: "Pode haver interação de substâncias e ingeri-los sem controle inclui o risco de sérias conseqüências, já que nem todas as fórmulas levam em conta tal atividade", observa Cyro Masci. "Cálcio em excesso, por exemplo, diminui a absorção de zinco e magnésio, enquanto zinco tomado isoladamente pode provocar deficiência de cobre. Já para que os bioflavonóides possam atuar apropriadamente, devem ser ingeridos junto com vitamina C", alerta.

Vitamina E: "A ingestão diária durante longos períodos pode inibir as defesas orgânicas, que eliminam radicais livres - ou seja, com o tempo o organismo diminui as próprias defesas", diz Hugo Yamashiro. Outra armadilha está nas letrinhas: se a vitamina está na forma de Alfa-Tocoferol (com OL no final), ok, mas se constar Alfa-Tocoferil (com IL no final), cuidado! "Algumas marcas importadas trazem a vitamina nessa forma: ela é bem mais barata, mas pode ser prejudicial à saúde, se não for administrada de maneira equilibrada com selênio, vitamina C e betacaroteno", afirma Hugo. Ela também é anticoagulante e pode facilitar sangramentos.

Selênio: rico antioxidante, age em sinergia com a vitamina E (a única fonte alimentar natural confiável é a castanha-do-pará, que também contém vitamina E). "Mas, em excesso, o selênio pode provocar a selenose, que dentre outros problemas causa artrite, queda de cabelo e irritação, além de afetar fígado e rins", avisa Cyro Masci.

Linhaça: o óleo da planta contém ômega 3 e a melhor forma de obtê-lo é moendo as sementes ou batendo-as com sucos de frutas. O benefício também pode ser obtido na forma de óleo pronto: já existe no mercado o de linhaça em garrafinhas de 250 ml, bem mais barato que as cápsulas tradicionais.

mais pique e corpo bem definido

Existem no mundo mais de 600 tipos de suplementos para praticantes de atividade física - a maioria sem efeito comprovado cientificamente. A eficiência de alguns produtos também é contestada porque os estudos favoráveis costumam ser patrocinados pelos próprios fabricantes. Alguns são inofensivos, mas outros podem trazer sérios riscos à saúde.

A maltodextrina é um suplemento energético derivado do amido de milho. Contém polímeros de dextrose/glicose de fácil assimilação e lenta metabolização, ajudando a sustentar os níveis de energia durante atividades de longa duração. É um suplemento indicado para praticantes de esportes coletivos ou maratonistas, que precisam manter o estoque de carboidratos durante o esforço, evitando que a energia seja retirada da massa muscular. "O problema é que, usados sem necessidade, isto é, sem o dispêndio de energia decorrente da atividade esportiva, esses produtos engordam", alerta Glauce Lamoglie, nutricionista (SP).

A ingestão de suplementos protéicos à base de albumina da clara de ovo e proteína do soro do leite (whey protein) - que, de acordo com alguns estudos, aumentariam os níveis do antioxidante glutationa, agindo como auxiliares no ganho de peso - deve ser proporcional à ingestão protéica total, o que nem sempre é levado em conta, lembra Glauce Lamoglie. "Uma colher de sopa de albumina equivale a uma clara de ovo, e três claras de ovo preenchem 100% das recomendações dietéticas diárias desses nutrientes. O consumo adicional de suplementos protéicos parece não determinar ganho de massa muscular adicional, nem aumento do desempenho", alerta Glauce. "Esse ganho depende da ingestão de carboidratos e de proteínas após o exercício físico e, embora não tenham sido evidenciados efeitos colaterais graves com o uso desses suplementos, eles causam flatulência e inchaço abdominal", avisa.

A utilização de aminoácidos (precursores de proteína) se baseia na hipótese de que alguns desses suplementos gerariam ganho de massa muscular - é o chamado anabolismo. "O uso dessas substâncias durante o treinamento de força poderia potencializar a síntese dos tecidos, favorecendo maior ganho de massa magra e de força", explica Camila Prospero. "O problema é que muitos usuários não levam em conta dois aspectos: que nossas necessidades protéicas são supridas, antes de tudo, por uma alimentação equilibrada e que, para se estabelecer o valor correto da suplementação protéica, é necessário considerar as características individuais, como sexo, idade, peso, altura e a atividade física praticada", observa Camila.

Os suplementos com proteína isolada da soja têm seus efeitos muito discutidos no meio científico. Alguns estudos mostraram que a soja auxilia na redução do colesterol e triglicérides, bem como no risco de doenças cardíacas e osteoporose, além de apressar a recuperação muscular após os treinos. "Esses dados, no entanto, não são conclusivos ainda", diz Glauce Lamoglie. Além disso, sabe-se que a proteína da soja é de difícil digestão, compromete a absorção de aminoácidos e pode prejudicar a produção de certas substâncias pelo organismo, como os neurotransmissores, causando desde flatulência e cefaléia até depressão, fibromialgia e crises de ansiedade, avisa Alexandre Feldman, clínico geral e membro da American Headache Society. Esses efeitos nocivos não ocorrem com produtos fermentados de soja, como, por exemplo, o missô.

Estudos mostram que a complementação com HMB (beta-hidroxi-beta-metilbutirato) ajuda a preservar o estoque de aminoácidos e retém nitrogênio no músculo, contribuindo para o ganho de massa magra, a queima de gordura e o aumento da recuperação pós-exercícios. Mas ainda faltam mais estudos que comprovem essa eficácia. "Alguns resultados indicam que a suplementação com dose de 1,5 g a 3 g/dia de HMB pode incrementar o ganho de massa magra em jovens antes destreinados", explica a nutricionista Camila Prospero. De acordo com ela, até o momento não se constatou efeito adverso dessa suplementação por sete semanas, mas outros estudos devem ser realizados em humanos para definir dosagens, tempo de uso e benefícios.

Quando consumidos por mais de duas semanas, suplementos dos aminoácidos leucina, isoleucina e valina podem estimular a tolerância ao esforço físico prolongado. "Em alguns casos, entretanto, seus benefícios são comparáveis aos da suplementação com carboidrato", observa Glauce Lamoglie. "Ou seja: ambos conseguiram retardar a fadiga central em níveis semelhantes em provas com mais de duas horas, como maratona e triatlo". Em conseqüência de relatos inconclusivos em alguns estudos, porém, a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte não recomenda seu uso com finalidade ergogênica (para aumento da performance).

Encontrado na carne, em produtos lácteos e em outros alimentos de origem animal, o aminoácido L-carnitina produz energia e por isso é indicado para atletas vegetarianos. "Embora os estudos não sejam ainda conclusivos, acredita-se que sua suplementação aumente o metabolismo de gordura e a performance, além de prevenir a fraqueza muscular e a fadiga", destaca Camila Prospero. "Já os benefícios em pacientes com doenças cardíacas, que tiveram infarto ou angina, estão bem esclarecidos na literatura". Não há evidências científicas quanto aos danos à saúde, mas, como todo suplemento, a Carnitina deve ser ingerida sob orientação médica. A Gerência de Inspeção e Controle de Riscos de Alimentos esclarece que os aminoácidos isolados L-carnitina, creatina, arginina, glutamina, ornitina, beta-hidroxibeta- metilbutirato devem ser utilizados sob prescrição médica.

em vez de suprir, eliminar

Denominados de suplementos termogênicos, eles prometem queimar calorias através da elevação da temperatura corporal. São os preferidos de quem acredita no milagre de emagrecer fácil e rápido, sem reeducação alimentar. "Seu uso pode ser perigoso, já que na composição quase sempre entra efedrina ou sinefrina, acompanhada por cafeína, guaraná entre outros", alerta Glauce Lamoglie de Carvalho, especialista em atendimento multidisciplinar a adolescentes. Embora derivadas de uma planta (por isso, consideradas inofensivas pelos usuários), ambas provocam a contração dos vasos sangüíneos, tornando mais difícil a dissipação do calor corporal. "Em casos extremos, e em especial quando a efedrina é utilizada junto com a cafeína, o estreitamento vascular é tão severo que o calor fica aprisionado, elevando tanto a temperatura corporal interna que os principais órgãos começam a falhar", explica Glauce. Ela afirma que produtos à base de efedrina são vendidos com rótulos que sugerem efeitos como euforia, ampliação das sensações sexuais (increased sexual sensations) e aumento de energia, entre outros. "São especialmente perigosos para gestantes, lactantes, cardíacos, pessoas com distúrbios na tireóide, com diabetes mellitus, hipertensão arterial, glaucoma e doenças de próstata", diz a nutricionista. Outro suplemento termogênico muito utilizado para a queima de gordura é o CLA (Conjugated Linoleic Acid) ou ácido linoléico conjugado, nutriente derivado da gordura presente em nossa alimentação diária, principalmente na carne bovina e de aves, ovos, leite e derivados. "O principal questionamento sobre a sua utilização em humanos é seu real efeito na diminuição do percentual de gordura corporal", diz Camila Prospero. "A maior parte dos estudos foi realizada em ratos, mostrou bons resultados, mas a ação em seres humanos deixou a desejar". Segundo Camila, a ingestão proposta na maioria dos estudos foi de 4 g em cápsulas, mas não houve redução significativa na massa de gordura corporal. "Relatos mostram que uma dose acima de 2 g/dia pode causar náuseas e, pelo menos dez pesquisas, apontaram que uma dosagem diária de até 6 g poderia gerar resistência à insulina, o que em longo prazo causaria diabetes", avisa. (No Brasil, o uso do CLA não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.) Pensar que em tais produtos se encontra a solução dos problemas com a balança é uma ilusão, garante a nutricionista. "Essas substâncias inibem a absorção de gordura pelo organismo, o que não é o mesmo que queimar a gordura existente. Isoladamente, essas fórmulas não cumprem o que prometem: é preciso combinálas com atividade física e orientação nutricional - sempre a cargo de um profissional de saúde".

Emagrecer? é batata!

Conheça a essência de um ingrediente natural que promete aumentar a saciedade e driblar a fome. Você vai se surpreender...

Você deve estar se perguntando como algo extraído da batata (considerada um dos vilões de qualquer dieta) pode, de uma hora para outra, transformar-se num ingrediente que ajuda na perda de peso. O segredo está num componente ativo capaz de estimular a produção do hormônio CCK (colecistoquinina), responsável pela sensação de saciedade. Esse ativo diminui o apetite em cerca de 30% . "Mulheres com episódios de compulsão alimentar (como ocorre na TPM, por exemplo) já chegam às refeições saciadas, pelo uso do Slendesta (nome comercial do ativo)", diz Marcia J. Kelman, endocrinologista e homeopata da Clínica Biodiet (SP). "Além disso, controlar a quantidade de comida que vai ao prato, sem ficar com fome, faz com que a dieta não seja um sacrifício", pondera.

Mas não é só essa qualidade que tem feito do ingrediente um sucesso: ele também ajuda a reduzir medidas. Segundo dados observados num estudo feito pelo laboratório fabricante, os participantes perderam, em média, 5,5 kg, e tiveram reduções de 6,5 cm na cintura e de 4 cm no quadril, resultados atingidos em 12 semanas.

Na Europa e nos Estados Unidos, o ingrediente pode ser encontrado na composição de alimentos que saciam a fome, como em barrinhas de cereais

Sem pressa, e com critério

Estudos indicam que o produto não apresenta efeitos colaterais conhecidos nem contraindicações, por ser um ativo natural. "O ingrediente não interage com o sistema nervoso central. Ele apenas estimula a produção do hormônio CC K pelas células do intestino e, com isso, influencia uma viagem mais rápida desse hormônio ao cérebro, dando a sensação de saciedade", explica Diogo Martins, farmacêutico e diretor comercial da empresa fabricante do produto. Porém, nem por isso sua venda é liberada.

Ao contrário: ele é comercializado apenas em farmácias de manipulação, e mediante prescrição médica. Para Filippo Pedrinola, endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os estudos científicos publicados realmente demonstram o efeito de saciedade induzido pela composição. "Acredito que a substância possa ser uma nova promessa para integrar o arsenal terapêutico, mas necessita de avaliação cuidadosa.

A melhor receita para o sucesso contra os quilos extras ainda é buscar ajuda profissional, investir em bons hábitos alimentares, atividade física regular e administração das emoções, fatores fundamentais para promover perda de peso saudável e manter a forma física", aconselha o médico. Vale ressaltar que o Slendesta tem o selo de aprovação do FDA (Food and Drugs Administration), órgão máximo regulador de medicamentos nos Estados Unidos. No Brasil, a novidade ainda está sendo analisada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).




Gelatina uma doce aliada

A tradicional sobremesa pode ser, sim, uma boa companhia na luta contra a balança. Confira seus benefícios e mande embora os quilinhos extras de forma gostosa






Leve, colorida e deliciosamente refrescante, ela tem tudo a ver com o verão. E também com quem deseja enfrentar a temporada de corpo à mostra, de bem com a silhueta. Isso porque, além da sobremesa geladinha aparecer bonita na categoria de produtos saudáveis, também ajuda a emagrecer. O segredo para tantas qualidades está na sua composição: é um alimento de baixas calorias, formado basicamente por proteínas, água e sais minerais, isento de gorduras e colesterol e, o melhor, pode ser consumido por todas as pessoas. Mas será que gelatina ajuda mesmo a emagrecer? A resposta é sim, desde que inserida em uma dieta balanceada, dizem a nutricionista da Clínica Luisa Catoira (SP), Daniella Camargo, e a endocrinologista e nutróloga Valéria Goulart (SP), que apontam o estímulo à saciedade como um dos aspectos mais positivos na luta contra os quilinhos extras. O efeito ocorre por razões como o alto teor de aminoácidos, que age sobre o centro do apetite, como um moderador natural da fome. "Como ela retarda o esvaziamento do estômago, provocando saciedade e hidratação por mais tempo, dá para evitar as beliscadas engordativas fora de hora", destaca Daniella. Essa, porém, não é a única maneira de tirar proveito da gelatina em nome do bem-estar e da forma física: a versão diet é uma escolha vantajosa, pois é isenta de açúcar, e pode ser incluída como lanche intermediário entre as principais refeições, seja na sua versão tradicional ou batida com iogurte, leite desnatado ou suco. A praticidade do preparo, o baixo custo, as poucas calorias (a versão light tem em média quatro calorias por porção) e o rendimento são outros pontos que facilitam sua inclusão no cardápio diário.

fonte de colágeno
entretanto, os benefícios não param aí. eles se estendem para a beleza da pele, do cabelo, dos ossos e das unhas também. e tudo em razão da matéria-prima da qual se origina. A médica e nutróloga Valéria Goulart (Sp) explica que a gelatina - também chamada de colágeno hidrolisado - é produzida pelo processamento do colágeno retirado da pele, das cartilagens e dos ossos de diversos animais, especialmente do boi. Graças a essa proteína, o alimento ajuda a estimular a síntese de colágeno humano, mantendo a tonicidade e a elasticidade da pele e prevenindo o surgimento da flacidez. para entender o que isso significa, basta imaginar que o colágeno constitui cerca de 1/3 de toda a proteína do corpo humano e, aos 50 anos, produzimos aproximadamente 35% da quantidade necessária para manter tudo firme e forte.

sem milagres
As boas notícias do consumo regular desse alimento aparecem em diversos estudos que comprovam sua importância para prevenção e tratamento de doenças, além de pesquisas que demonstram que os aminoácidos presentes são importantes para preservação de cartilagens, tendões, ossos e pele. "A revista espanhola Archivos de Medicina del esporte mostra a prevenção de lesões provocadas em atividades esportivas diminuídas com o uso do colágeno hidrolisado. Já pesquisas nos estados unidos e na europa comprovam que a gelatina previne dores articulares e até artroses", reforça a médica. enfim, o poder está comprovado e todos podem desfrutá-lo, pois a gelatina é liberada para adultos, crianças e idosos. para turbinar os resultados no nosso corpo, a dose indicada é de dez gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa. Mas, atenção: a melhor opção para consumo não é aquela de caixinha, que compramos no supermercado.

"A recomendada é a proteína hidrolisada, bem concentrada e com efeitos muito mais visíveis. o ideal é colocar uma colher de sobremesa da gelatina em pó em sucos, doces, iogurtes, vitaminas, musses, saladas de frutas ou até na própria gelatina industrializada", ensina Valéria Goulart. "Vale ressaltar também que, apesar de todos os benefícios, não devemos basear nossa dieta em um só alimento.

As frutas, que são ricas em vitamina, água, mineral e fibra, por exemplo, não devem sair do cardápio diário", salienta daniella Camargo. então, dê uma forcinha para a perda de peso, aliando essa delícia geladinha a uma dieta equilibrada e orientada por um profissional. para que o regime seja ainda mais efetivo, some a eficiência de uma atividade física e espere os resultados.

O que dizem por aí...
O consumo regular ajuda a prevenir celulite e a dar tonicidade à pele?
A gelatina irá agir indiretamente na celulite, promovendo a melhoria da elasticidade cutânea e ajudando a diminuir o acúmulo de líquidos entre as células.

Mas sozinha não faz milagre, principalmente porque o problema, infelizmente, não tem cura.

Ela possui gordura?
Não. A gelatina é isenta de gordura, colesterol e carboidratos. É constituída de 87% de proteína, 1% de sais minerais e 12% de água.

Dá saciedade de verdade?
Sim, o alto teor de aminoácidos age sobre o centro do apetite estimulando a satisfação.

Além disso, no estômago ela se junta a uma grande quantidade de água ingerida, contribuindo para que não haja exagero nas refeições.

O alimento funciona para mulheres na menopausa?
Sim, pois nesse período acontece a maior perda de colágeno (2% por ano, após 45 anos de idade), devido à deficiência de estrógeno, que diminuirá os fibroblastos (células que produzem o colágeno).

qual é melhor?
A gelatina pode ser encontrada em pó com sabor, em folha, na forma de colágeno puro em pó ou em cápsula.

E há diferença entre elas: a versão em caixinhas que compramos no supermercado possui colágeno em menor quantidade que a adquirida em lojas de suplementos alimentares e produtos naturais.

Nesses locais, normalmente, é vendido o colágeno em sua forma mais pura, em pó ou em cápsulas, e não é necessário receita para comprá-lo. o ideal, porém, é sempre contar com a orientação de um nutricionista ou médico para avaliar a real necessidade do suplemento na dieta e a quantidade recomendada.


força no potinho
chiffon de café
Rendimento: 8 porções
Calorias por porção: 75
Tempo de preparo: 40 min.
Ingredientes
2 col. ( chá) de gelatina sem sabor
½ xíc. (chá) + 2 col. (sopa) de leite desnatado
30 g de chocolate meio amargo
1 ½ col. (chá) de café solúvel
1 col. (chá) de essência de baunilha
10 cubos de gelo e água o suficiente para cobri-los
6 claras
1 col. (sopa) de açúcar
¾ xíc. (chá) de chantilly industrializado

Modo de fazer
Amoleça a gelatina no leite e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver. Adicione o chocolate (reserve uma colher para enfeitar), o café e a baunilha. Cozinhe, mexendo sempre até o chocolate derreter. Coloque o gelo e a água numa vasilha grande. Transfira a mistura de chocolate para uma tigela. Coloque-a sobre a água de gelo e mexa bem até a mistura gelar. na batedeira, bata as claras em neve, adicionando aos pouco o açúcar. reserve. retire do gelo a tigela com a mistura de chocolate e adicione ¼ de xícara (chá) de chantilly , misturando levemente. Aos poucos, incorpore as claras à mistura. despeje numa fôrma e leve à geladeira até firmar. Ao servir, coloque chantilly e chocolate ralado.


suco de gelatina
Rendimento: 1 porção
Calorias por porção: depende da fruta de sua escolha (por exemplo, uma laranja tem 86 cal.)
Tempo de preparo: 5 min.
Ingredientes
1 copo (200 ml) de água
1 fruta de sua preferência
1 col. (sopa) de gelatina em pó

musse de limão
Rendimento: 8 porções
Calorias por porção: 40
Tempo de preparo: 10 min. (+ 4 h de geladeira)
Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de água fervente
2 envelopes de gelatina de limão dietética
1 xícara (chá) de cubinhos de gelo
1 xícara (chá) de iogurte desnatado

Tesouro do deserto

Originário de locais de clima muito quente, como o Nordeste brasileiro, o cacto é o mais novo aliado de quem deseja se livrar dos quilinhos extras




À primeira vista, muita gente vê os cactos com uma certa antipatia. Suas formas estranhas e os inúmeros espinhos não são mesmo dignos de encantamento. No entanto, algum tempo depois de seu plantio, certas espécies dão origem a flores e frutos exóticos, com uma beleza capaz de encher os olhos.

Mas esse não é o único motivo pelo qual você deveria enxergar o cacto com outros olhos. Recentemente, pesquisadores descobriram que a variedade Cereus sp pode dar uma força para quem sonha em acabar com os quilinhos indesejáveis – mas tem dificuldade de fechar a boca. “Ele possui substâncias que promovem a sensação de saciedade. Dessa forma, fica mais fácil evitar os excessos”, afirma Lara Natacci, nutricionista da Nutrivitta Assessoria Nutricional (SP).

o apoio que vem da natureza

Se para você foi uma surpresa descobrir que um cacto pode dar frutos, aí vai outra: a pitaia, que germina do Cereus sp, é muito apreciada pelos nordestinos, e está entre as principais ofertas das feiras e mercados locais. Conhecida como “o doce do deserto”, possui um sabor suave (que, para muitos, remete ao do kiwi) e pode ser consumida in natura ou no preparo de receitas.

“As substâncias com ação emagracedora estão presentes na fruta. Seu consumo regular, combinado a uma dieta equilibrada, pode trazer bons resultados”, explica Maximo Asinelli, médico nutrólogo (PR). Pois é, acontece que essa plantinha, para quem muita gente não dá nada, carrega componentes poderosos em cada parte. Assim, tudo se aproveita: fruto, flor e caule. E já que esses dois últimos itens não podem ir à mesa, os estudiosos deram um jeito de extrair o que há de bom neles, e utilizar isso ao nosso favor.

Foram cerca de quatro anos de pesquisas, até apresentação da novidade. “A solução foi criar um extrato concentrado e padronizado, retirado da planta. Batizado de “koubo”, o composto reúne as principais substâncias e, por isso, tem ação mais efetiva no combate ao sobrepeso”, diz Fernando Luna (SP), pesquisador e presidente do grupo responsável pela patente nacional do produto. Encontrado em farmácias de manipulação – e com venda liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que haja prescrição médica –, este é o primeiro fitoterápico para emagrecimento com registro brasileiro.

“Existem fórmulas com uma espécie indiana, a Caralluma fimbriata, e com a africana, Hoodia gordonii, cuja venda está proibida no Brasil. Entretanto, a descoberta de uma opção nacional é interessante, pois fica mais fácil de se encontrar e manipular”, pondera Maximo Asinelli. A embalagem com 60 cápsulas dura um mês (utiliza-se duas ao dia) e custa, em média, R$ 150. Versátil, o koubo também pode ser prescrito em forma de shake ou spray oral.

por que emagrece?

Quem está em plena guerra contra a balança sabe o quanto é difícil controlar a fome. Afinal, é quando ela aparece, com seu ar de necessidade e urgência – que muitas vezes nem é real e, por isso, atende pelo nome de gula –, que ficamos mais suscetíveis aos deslizes e exageros. Aí, já viu: bastam poucos minutos para por fim às conquistas de semanas ou meses.

É nessa hora que entra o auxílio do koubo: ele diminui os picos de fome, prolongando a sensação de saciedade. Esse efeito se dá graças a uma substância chamada tiramina. “Ela possui, ainda, efeito termogênico e adrenérgico, que mantêm o metabolismo ativo. Além disso, provoca a ação do hormônio glucagon, responsável pela utilização das reservas energéticas que ficam armazenadas no organismo na forma de gordura”, conta Fernando Luna. Ainda, merece destaque a presença de betalaína e indicaxantina, ativos com leve ação diurética, que favorecem a eliminação de líquidos e toxinas. Uma baita força, não é?

saúde em cápsulas

Muito mais do que apenas um cuidado estético, estar em dia com a balança é, sobretudo, uma questão de saúde. Pesquisas mostram que o excesso de peso facilita a incidência de diversos problemas, como doenças cardiovasculares. Um dos principais vilões desse contexto é o colesterol LDL (que, dentre outros males, causa o entupimento das artérias).

Rico em ácidos graxos como ômega-6 e ômega-9, o extrato do Cereus sp é o que podemos chamar de um verdadeiro amigo do peito. “Ele fornece ao corpo o colesterol HDL, conhecido como gordura boa, protetora do coração”, explica Maximo Asinelli. Para finalizar com chave de ouro, o koubo ainda contém vitamina C. Este nutriente atua como antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, prevenindo males relacionados ao envelhecimento e à saúde

o nacional é mais seguro

Foi a observação das propriedades emagrecedoras de outras duas espécies de cactos – o indiano e o africano – que motivou os pesquisadores brasileiros a encontrarem uma espécie nacional. Felizmente, essa preciosidade estava guardada no Nordeste brasileiro.

“Além de baratear o custo, existem outros pontos positivos, como o fato de o cacto indiano ainda não ter estudos conclusivos e o africano ter sua venda proibida no Brasil, graças ao desconhecimento de possíveis efeitos colaterais”, comenta Lara Natacci. Sendo assim, o Cereus sp oferece mais segurança para quem o consome. No entanto, há uma restrição importante: estudos apontaram que o koubo eleva a taxa glicêmica e, por isso, seu uso fica vetado aos diabéticos

Drunkorexia:o perigo mora no copo

Estimuladas pelo forte desejo de se manterem magras, mulheres de todo o mundo estão substituindo suas refeições pelo consumo do álcool. Saiba mais sobre esse transtorno alimentar que oferece vários riscos à saúde e compromete a beleza





Quem está acompanhando a novela global Viver a Vida já deve ter prestado atenção ao comportamento de Renata (Bárbara Paz). O sonho de se tornar famosa faz da moça uma verdadeira paranoica com a boa forma e a beleza. Sempre preocupada com a imagem, dificilmente ela aparece se alimentando. Seus companheiros fiéis são os drinks, que já a fizeram protagonizar situações pra lá de desagradáveis. E se engana quem pensa que casos assim existem apenas na ficção. Tal comportamento caracteriza um problema cada vez mais presente nos consultórios médicos: a drunkorexia (ou alcoolrexia, em português). "Esses termos, que não existem na linguagem médica oficial, foram criados para denominar a combinação de alcoolismo e anorexia, distúrbio que faz com que a pessoa deixe de se alimentar, temendo o sobrepeso", explica Silvia Brasiliano, psicóloga e coordenadora do Programa de Atenção à Mulher Dependente Química (Promud), do Hospital das Clínicas (SP).

Inimigo disfarçado
Para os especialistas, um dos motivos que favorece o surgimento desse tipo de transtorno é a ditadura da beleza, que impõe padrões estéticos totalmente incompatíveis com a realidade das pessoas. Sendo assim, mulheres com a autoestima mal estruturada - que se importam muito com a opinião alheia e buscam seus objetivos com radicalismo e urgência -, tornam-se alvos fáceis da alcoorexia. A questão que causa mais estranhamento é o motivo (dentre tantas opções, como dietas, medicamentos e atividades físicas) de elas escolherem se aliar ao álcool na busca pelo corpo perfeito. "As bebidas alcoólicas, especialmente os destilados, reduzem um pouco o apetite. Para muitas pessoas, causam até uma certa sensação de enjoo diante da comida", afirma Celso Cukier, nutrólogo do Hospital e Maternidade São Camilo (SP). No entanto, essa não é a única justificativa. Há também quem faça o caminho inverso e deixe a comida de lado para poder desfrutar de alguns goles a mais. "Nesse caso, a paciente adota um sistema de compensação, substituindo as calorias das refeições pelas da bebida que vai ingerir. Assim, não estoura o limite calórico diário que determinou", explica Silvia Brasiliano.


O álcool é armazenado pelo organismo na forma de gordura - que se concentra, principalmente, na região abdominal
Fica claro que, para essas pessoas, o álcool é tido como um aliado do emagrecimento, que pode facilitar (e muito) o processo. A favor dele, muitas pacientes relatam, ainda, que ficam mais calmas depois de algumas doses e, assim, não descontam a sua ansiedade na alimentação. Acontece, porém, que em todas as situações descritas, a fama de bommoço não passa de enganação. Além do risco de tornar-se um vício, o consumo de álcool não funciona no controle da compulsão alimentar decorrente da ansiedade. É verdade que, em um primeiro momento, ele pode até gerar uma sensação de conforto e relaxamento. Mas seu próximo passo é deixar a pessoa angustiada, com um enorme vazio dentro do peito. E muita gente ataca a geladeira para acabar com o mal-estar. Lembra da expressão "o feitiço vira-se contra o próprio feiticeiro"? É bem por aí.

Na contramão da beleza
Se de forma isolada o abuso do álcool e a anorexia já comprometem a saúde, imagine só quando combinados. Isso sem falar que, se o intuito é esbanjar mais beleza e bem-estar, privar o corpo de alimentação (abastecendo-o apenas com bebidas alcoólicas) representa um grande erro.

"O álcool oferece ao corpo um tipo de energia de baixa qualidade, muito similar à do carboidrato de alto índice glicêmico, que favorece o ganho de peso", conta Celso Cukier. Trocando em miúdos, além de não fornecer o combustível necessário para o desempenho das atividades cotidianas, o álcool é armazenado em forma de gordura, especialmente na região abdominal. Mais uma vez ele mostra sua ineficácia na guerra contra a balança.

E os pontos negativos não param por aí. "Diante desse tipo de dieta, o organismo logo denuncia a carência de vitaminas e minerais essenciais para a realização de suas funções vitais. A pele também é prejudicada, pois perde a sua capacidade de renovação e cicatrização", pondera o nutrólogo. Precisa de mais motivos? Então a gente pergunta: quem é que gosta de ficar próximo de alguém que espalha um odor desagradável no ambiente? Ninguém, em sã consciência, não é mesmo? Essa é outra razão para não extrapolar na bebida. O álcool atrapalha o funcionamento do sistema gástrico e, por isso, pode causar mau hálito. A transpiração também ganha um cheiro mais forte. Urgh!

Alerta vermelho!
De acordo com o psiquiatra e psicoterapeuta Marcelo Niel, colaborador do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (Proadad), os portadores do distúrbio são, em sua maioria, mulheres solteiras, com idade entre 25 e 35 anos e perfil de alto nível sociocultural e de escolaridade. No entanto, pesquisadores canadenses levantaram que os primeiros sinais da drunkorexia costumam se manifestar ainda na adolescência, por volta dos 15 anos, quando se inicia a vida social de forma mais efetiva. "O problema é que essas pacientes só vão buscar ajuda depois de anos, quando a doença já está no auge", comenta Silvia Brasiliano.

O tratamento deve atuar em duas frentes: a reeducação alimentar, feita com o auxílio de um nutricionista, para ajudar a paciente a adotar uma alimentação mais saudável, e que a leve a construir um corpo correspondente à sua estrutura; e o acompanhamento psicológico, que vai trabalhar a questão do vício e dos anseios que estimulam a adoção de atitudes tão prejudiciais. "O processo é lento, leva em média dois anos", afirma Marcelo Niel.

Infelizmente, o comum é que as pessoas esperem vivenciar alguma situação social vexatória, como desmaiar em público ou vomitar, para só então procurar ajuda. "Se um amigo ou familiar diz que você está exagerando, é bem provável que esteja, mesmo. Para a mulher, a quantidade máxima considerada ideal é de 14 unidades de álcool por semana. Isso equivale, aproximadamente, a sete doses-padrão de destilados", destaca Marcelo Niel. E já é bastante, não? Se puder escolher, vá de vinho tinto. Ele possui substâncias antioxidantes e seu consumo moderado favorece a saúde.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Estratégias para uma barriga enxuta — e de dar inveja

Neste verão, quando seu pezinho tocar a areia, você vai estar com o abdômen que pediu aos céus. A gente tem certeza porque mapeou o que há de mais moderno e eficaz para modelar a barriga. Confira!






A dieta que desincha tudo em 48 horas, o exercício que chapa e desbanca os mil abdominais por dia, o treino secreto dos personal trainers para exterminar gordurinhas em 20 dias, a bala antifome, a pílula que turbina o metabolismo... Viu só? Depois disso, o biquíni é o limite!

Estratégia 1: SECAR AS GORDURINHAS AO REDOR
Acredite: você já tem os músculos para desfilar com uma barriga retinha. Só falta tirar a gordura da frente. Para isso acontecer, entretanto, não adianta ficar apenas nos abdominais. É importante atacar forte de exercícios aeróbicos também. Segundo uma pesquisa coordenada pelo fisiologista americano Douglas Brooks, da Idea Health & Fitness Association, na Califórnia, o melhor jeito de potencializar a queima de gordura é investir no treino intervalado — aliás, esse é o segredo dos personal trainers quando querem um resultado rápido, em cerca de 20 dias. “Ao intercalar exercícios aeróbicos e localizados, você consegue trabalhar num ritmo mais forte sem cansar. Assim, aguenta malhar por mais tempo”, diz o personal Sandro Gaspahrini, da academia Competition, em São Paulo. “Isso faz toda a diferença, já que o corpo começa a queimar gordura depois dos primeiros 30 minutos de exercício.” Ele sugeriu o seguinte treino para ser feito dia sim, dia não:

Corra ou caminhe o mais rápido que puder durante cinco ou dez minutos. Em seguida, intercale um minuto de agachamento com um de abdominal tradicional (repita essa sequência duas vezes). Então corra ou caminhe por mais cinco a dez minutos e intercale um minuto de flexão de braço com um de abdominal cruzado (repita essa sequência duas vezes).

Estratégia 2: REVER O CARDÁPIO
A regra de ouro é não ingerir mais calorias do que gasta. Não resistiu ao brigadeiro? Então corra alguns minutos a mais. Além disso, reduza o consumo de carboidrato simples (alimentos à base de farinha branca e açúcar). Uma recente pesquisa da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, constatou que as pessoas que diminuíram a ingestão dessas substâncias e aumentaram a de proteína magra perderam cerca de 3 quilos de gordura em seis semanas. Outra atitude magra é apostar no chá de hibisco. Segundo a nutricionista Marilize Tamanini, de Curitiba, ele auxilia na queima da gordura e diminui o inchaço. “O ideal é beber em jejum e uns 15 minutos antes do café da manhã”, diz Marilize, que elaborou um cardápio de dois dias para murchar a barriga.

Hora do café
Nessa repaginada no cardápio, não corte o cafezinho (com adoçante, claro). A nutricionista Rosana Costa, do Hospital do Coração, em São Paulo, analisou 60 pessoas com colesterol alto e viu que as que tomaram até 5 xícaras por dia reduziram o peso e a circunferência abdominal em torno de 1,5% em 18 semanas. “A explicação se deve, primeiro, ao uso de filtro de papel ou coador, pois eles retêm a gordura do grão”, diz. “Segundo, pela presença da cafeína, que acelera o metabolismo e estimula a pessoa a se mexer mais.”

Estratégia 2: REVER O CARDÁPIO
Dia 1
Café da manhã
1 copo (200 ml) de água batido com 1/2 pera, 1 folha pequena de couve, 1 fatia fina de gengibre, 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça e adoçante
1/2 pote de iogurte natural com 12 morangos e 1 colher (sobremesa) de quinoa em flocos
1 fatia de pão de fôrma de linhaça com 1 colher (chá) de ricota temperada com ervas
Lanche da manhã
1 banana assada com canela e cacau em pó
Almoço
1 prato de salada de agrião com repolho roxo e pimentão amarelo temperada com limão
4 colher (sopa) de arroz integral com ervilha, trigo em grão e açafrão
1 filé de pescada assado com abobrinha e cenoura
Lanche da tarde
Mix de frutas secas com 2 castanhas-do-pará, 5 amêndoas e 3 damascos
Jantar
1 prato fundo de sopa
Ceia
1 laranja
Receita da sopa do primeiro dia
No liquidificador, bata 1 litro de caldo de legumes com 1 abobrinha, ½ cenoura e 1 batata pequena cozidos. Leve ao fogo e adicione 1 maço de couve picada e 3 xícaras (chá) de poejo fresco (à venda em feiras e hortifuttis). Retire do fogo e acrescente 1 fatia grossa de tofu e cheiro verde picados).

Estratégia 2: REVER O CARDÁPIO
Dia 2
Café da manhã
1 copo (200 ml) de água batida com suco de 1 limão, 1 folha pequena de couve e adoçante
1 potinho de leite fermentado
1/2papaia com 1 colher (sopa) de amaranto e 4 colher (sopa) de granola light
Lanche da manhã
salada de frutas feita com 1 carambola, 1 maçã pequena e 1/2 kiwi
Almoço
salada de alface com chicória, soja e cenoura crua ralada temperada com shoyu light
1 xícara (chá) de macarrão temperado com 1 dente de alho, 1 shiitake, 2 tomates-cereja, 2 nozes, tomilho fresco à vontade, 1 fio de azeite de oliva, raspas e suco de 1 limão-siciliano
1 filé médio de frango grelhado com cebola roxa
Lanche da tarde
1 xícara de chá de erva-doce
10 palitos de fibras de gergelim
4 macadâmias
Jantar
1 prato fundo de sopa
Ceia
1 pera
Receita da sopa do segundo dia
Em 1 litro de água fervente, cozinhe 1 cebola grande, 3 talos de salsão, 1 de alho-poró, 2 dentes de alho, 1 pitada de sal marinho, ½ colher (chá) de pasta de soja fermentada e 1 folha de alga nori (à venda em supermercado). Após 40 minutos, acrescente 1 ½ xícara (chá) de arroz integral. Retire do fogo depois de 10 minutos).


Estratégia 3: RECORRER A AJUDA EXTRA
Quando o assunto é barriga, todo auxílio é bem-vindo. Aqui, NOVA reuniu o que há de novo e mais eficaz para você ver o seu abdômen diminuir:

BALA QUE FIRMA E TIRA A FOME
É isso o que promete a Goma de Colágeno, da Pharmapele (R$ 103 a caixa com 60 unidades). A receita manipulada combina colágeno (incha no estômago) com Caralluma fimbriata (atrapalha a produção e o estoque da gordura no corpo). Cada jujuba tem 20 calorias.

PÓ PARA ATIVAR OS MÚSCULOS
Estamos falando do whey, a proteína em pó do soro do leite, que é rica em aminoácidos essenciais que ajudam a desenvolver músculos e queimar gordura. Para funcionar, é preciso tomar 2 colheres de chá do produto misturadas ao suco ou à vitamina antes do treino. Você encontra em lojas de produtos naturais ou de suplementos vitamínicos.

INJEÇÃO SECA-GORDURA
A médica Célia Beatriz David, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, em São Paulo, aposta na mesoterapia com lipossomas de girassol. “Como o ativo tem afinidade com a gordura, ele a retira de dentro da célula adiposa e a joga na circulação sanguínea para ser eliminada pela urina”, diz. São indicadas dez sessões, uma por semana.

PÍLULA QUE TURBINA O METABOLISMO
Essa é a proposta do Actmax Age, da Nutrilatina (R$ 90 a caixa com 60 cápsulas). Elaborado com gengibre, cromo e vitaminas C e do complexo B, mantém o metabolismo acelerado até quando você está dormindo. De quebra, reduz o apetite. São indicadas duas cápsulas ao dia, de preferência entre as refeições principais.

ULTRASSOM COM EFEITO LIPO
Quem faz isso é o Ultracontour. “O aparelho emite ondas capazes de fazer os adipócitos vibrarem até que suas membranas estourem e o conteúdo seja esvaziado. E tudo isso sem provocar ardor, calor ou vermelhidão”, afirma a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro. A aplicação termina com uma drenagem linfática feita com o próprio equipamento. São recomendadas seis sessões, com intervalo de dez dias entre elas.

CREMES QUE COLOCAM TUDO NO LUGAR
Estes lançamentos estão recheados de novidades:

SVELTE REVERSAL, DIOR (R$ 240): À base de viniferina, um ativo extraído da uva, promete facilitar a queima e a eliminação da gordura e atacar a flacidez — se for usado duas vezes ao dia.

CELLULI LASER INTENSIVE NIGHT, BIOTHERM (R$ 202): É à noite, durante o sono, que a dupla cafeína e rutina trabalha para murchar os adipócitos e melhorar a textura da pele do abdômen.

CELLU-SCULPT REDUTOR DE CELULITE E MEDIDA, AVON (R$ 40): Com cafeína, ginkgo biloba e ginseng, combate o inchaço e o aspecto acolchoado da pele. Deve ser aplicado com movimentos circulares, cinco minutos pela manhã e cinco à noite.

LIFT MINCEUR HAUTE DEFINITION, CLARINS (R$ 225): Destaque para os fosfolipídios de girassol, que aumentam em mais de 60% a absorção da cafeína, e o pycnogenol, que protege as fibras de colágeno dos radicais livres.

Estratégia 4: ESQUECER OS MIL ABDOMINAIS POR DIA
“Para que se matar de tanto fazer repetições se você pode trabalhar todos os músculos da barriga de uma só vez e com um único exercício? A maravilha atende pelo nome de front support, também conhecido por pranchapilates. Esse movimento exercita os músculos que ficam em torno de todo o torso, como um espartilho, e os oblíquos. Resultado: você vai ganhar um abdômen mais desenhado. “Para executá-lo, é preciso ter força e controle da musculatura da região. Só assim para suportar o peso do corpo e evitar que o quadril caia enquanto você mantém a postura”, conta a educadora física Cristina Abrami, do CGPA Centro de Ginástica Postural Angélica, em São Paulo. Segundo ela, a prancha-pilates é mais eficiente do que os abdominais comuns por ser um exercício isométrico, ou seja, que não tem movimento e exige a máxima contração muscular para ficar na postura.

Pronta para experimentar? Você precisa imitar uma mesa: fique de joelhos (na posição de quatro apoios), com os antebraços apoiados no chão e os cotovelos na linha dos ombros, formando um ângulo de 90 graus. Então, estique as pernas para trás e se apoie na ponta dos pés, tirando o corpo do chão. Mantenha o abdômen contraído ao máximo e a coluna retíssima, sem empinar o bumbum ou mexer os ombros. Conte até 5 devagarinho e descanse, apoiando as pernas no chão. Repita três vezes.

Com a prática, vá aumentando gradativamente o tempo em que fica na posição, até chegar a 30, ou tente dificultar a execução. Uma boa forma de fazer isso é, sem mexer o corpo, levantar o pé direito a poucos centímetros do chão, fazer a contagem, voltar ao início e repetir com o pé esquerdo. Depois, quando estiver craque, tente ficar apoiada em um dos antebraços enquanto o outro braço fica estendido à frente. Assim que essas posturas ficarem fáceis, aumente a contagem.

De acordo com Cristina, o treino pode ser feito todo dia, já que não causa fadiga muscular, para que em cerca de duas semanas você comece a sentir diferença no toque, nas roupas e até no espelho. Atenção: “Sentir dor na coluna durante a prática é sinal de que a sua musculatura está muito fraca. Para evitar problemas, a alternativa é fortalecê-la com os abdominais tradicionais antes de partir para a prancha-pilates”, avisa o personal trainer Denis Alves, do Espaço Stella Torreão, no Rio de Janeiro.


Make de efeito
Sabe aquele abdômen incrivelmente definido que algumas tops e celebrities desfilam por aí? Olhe bem, porque, muitas vezes, ali tem maquiagem. O melhor é que você também pode adotar a estratégia sem que ninguém perceba. Quem ensina é o maquiador Sandro Borges, de São Paulo: “Borrife uma base bronzant em spray em toda a barriga. O tom escuro dado pelo produto cria uma sombra nas partes mais fundas do abdômen, marcando os contornos e, consequentemente, desviando a atenção do que a incomoda”. Na falta do spray, vá de pó bronzant aplicado com pincel grande e em movimentos verticais nas laterais do abdômen e horizontais na frente.

Vai pular brejo?

Veja como dar à sua calça jeans o comprimento e o estilo ideais




Jeans comprido funciona como enceradeira e destrói seu visual. Muito curto dá a você um ar, digamos, pula-brejo (não, isso não é nada bom). Para acertar na altura da barra, a primeira regra: "Ela deve ficar abaixo do ossinho do calcanhar", recomenda a estilista Katia So, da Carmim. Na hora de medir, fique em pé com as pernas retas. Outras dicas preciosas:

Costure
Preservar a bainha original é a melhor opção. Muitas vezes, a própria loja faz o serviço. Se não for o caso, procure uma costureira. Certifique-se de que a linha da nova barra seja do mesmo tipo e cor da original.

Dobre
Essa tática funciona só em calças secas (estreitas). Mesmo assim, cuidado para não sobrar um bolo de tecido na barra. "A dobra ideal deve ter uns 7 centímetros", sugere Katia. Para o visual formal, combine com a camisa e os sapatos. Descontraído, com pólo e tênis.

Desfie
Barra desfiada? Ok. "Mas só em ocasiões informais. Faça em jeans desgastado, com lavagem clara", diz Katia. E não exagere. Jeans desfiadão perdeu a popularidade junto com os metaleiros dos anos 80.

Fique frio!

Sobreviva à onda de calor com estas estratégias





No churrasco da firma
Cerveja, sol e futebol podem levar à desidratação, o que causa dor de cabeça, náuseas e desmaios. Também é o primeiro passo para a insolação, que faz com que corpo e cérebro atinjam temperaturas fatais.

Seu escudo protetor: beba água. Abuse de água, água-de-coco ou isotônicos durante a pelada. "Além de hidratar, são fontes de sais minerais", diz a nutricionista Julia Romero, do Hospital Samaritano. Reponha proteínas com o churrasco.

Na partida de tênis
O ozônio, que racha o piso, pode desencadear um ataque no tecido pulmonar. Isso inflama os alvéolos, o que dificulta a respiração, causa tosse e aumenta o risco de enfisema.

Seu escudo protetor: começe cedo. Marque o jogo para antes das 9 horas (ou após as 18 horas). Quanto mais alto o sol, mais ozônio você respira. Cheque as condições do ar em meioambiente.cptec.inpe.br. Evite exercício ao ar livre se o nível de poluição estiver alto.

No estacionamento
Colar no assento é apenas uma das desvantagens de dirigir um forno ambulante. Quando seu carro cozinha sob o sol escaldante, o plástico do painel e as substâncias químicas dos tapetes liberam as toxinas difenil éteres prolibromados (PBDEs) e ftalatos, segundo estudo do grupo de pesquisa Ecology Center (EUA). Resultado: prejuízos à memória e ao fígado.

Seu escudo protetor: pare mais longe. Pegue um lugar perto de uma faixa de grama. Um estudo da Nasa (EUA) revela que as partes menos verdes dos estacionamentos são bem mais quentes.

Na praia
Alergia por exposição solar não é um efeito colateral só do Saara. Trinta minutos podem disparar calafrios, náuseas e inchaço, causados pelo sistema imunológico ao tentar curar a pele. Ela afeta qualquer um, mas quem toma antibióticos à base de tetraciclina (para infecções bacterianas, como acne) é mais sensível.

Seu escudo protetor: peça peixe. Peixe gordo previne queimaduras graves, diz estudo da Universidade de Manchester (Inglaterra). "Peixe é rico em proteínas, responsáveis pela construção e renovação de tecidos do corpo", esclarece a nutricionista Elisangela Fujihara. Coma duas porções de 85 gramas de salmão por semana.

Diga ahhhh...

Sua garganta volta e meia dá problemas. Veja os principais sintomas, por que ocorrem e o que fazer em cada caso





Sintoma: dor constante
Significado: as fibras nervosas da faringe reagem a uma inflamação devido à ação de vírus ou bactérias.
Remédio: se a dor estiver forte, procure um médico.
A infecção pode levar à febre. Antibióticos resolvem.
Sintoma: pigarro ou tosse
Significado: terminações nervosas reagem a uma infecção e despertam os receptores da tosse.
Remédio: gargarejo com água e sal e uso de medicamento prescrito pelo médico.
Sintoma: rouquidão ou falta de voz
Signifi cado: laringite ou inflamação nas cordas vocais, comumente causada por infecção viral.
Remédio: vírus é combatido com medicamento. Sussurrar pode ser mais prejudicial do que falar.

Sintoma: tosse com muco
Significado: infecção causada pela inflamação nos brônquios. Você gera muco (catarro) para se livrar dela.
Remédio: o mesmo que para o pigarro. O uso de expectorante sugerido pelo médico vai ajudá-lo.
Sintoma: inflamação dos nódulos linfáticos
Signifi cado: um vírus agressivo ou uma infecção por mononucleose. Seus nódulos estão trabalhando demais para defender seu corpo da doença.
Remédio: consulte um médico para um exame.

Quebre as regras Nutrição


Não deixe sua dieta refém dos mitos da nutrição




É o seguinte: quem quer ter uma alimentação equilibrada geralmente contrata um nutricionista para ajudar na dura tarefa de escolher o que entra e o que sai do prato. Para chegar a esse veredicto, o profissional analisa os hábitos alimentares, as comidas preferidas, e os dois juntos criam um plano que se ajuste aos objetivos. Depois, o resultado é visível: uma pessoa mais magra e com mais energia.
Mas é então que os problemas começam. Um colega de trabalho pergunta os detalhes da dieta e o magro feliz se encontra no meio de um interrogatório: "Seu nutricionista não sabe que carne vermelha causa câncer?"; "E que batatas provocam diabetes?"; "Ele não deveria orientar você a comer menos sal?".
"A maior parte dos mitos tem origem em trabalhos científicos, em que se reproduz uma situação diferente do dia-a-dia das pessoas", afirma a nutricionista carioca Patrícia Haiat. "Portanto, os resultados nem sempre condizem com a realidade." Ela explica que um trabalho que mostra que carne vermelha causa câncer pode ter sido feito com os participantes confinados comendo determinada quantidade de carne sem fazer exercícios. "Assim nãoé possível dizer que os efeitos negativos vão se repetir em situações normais", diz Patrícia.
Conclusão: os mitos tornam a tarefa dos nutricionistas mais difícil. Isso porque tanta informação errada deixa qualquer cara confuso e frustrado em sua busca para comer de uma forma mais saudável. Bem, você está prestes a ser iluminado pela ciência. Aqui estão seis bobagens sobre comida que você pode esquecer.
Muitos mitos só têm fundamento no laboratório, e não na realidade
MITO 1
"Consumo excessivo de proteína prejudica os rins"
A origem: em 1983, pesquisadores descobriram que comer muita proteína aumenta a taxa de filtragem glomerular, ou GFR. Isso é a quantidade de sangue filtrada por minuto por seus rins. Por essa descoberta, muitos cientistas concluíram que um altoíndice de GFR deixa os rins sob muito estresse.
O que a ciência realmente comprova: aproximadamente duas décadas depois, pesquisadores holandeses observaram que, enquanto uma refeição rica em proteína aumenta sua taxa de GFR, ela não provoca reações adversas nas funções renais.
A conclusão: coma apenas o indicado para seu biótipo. Se você é um gordinho de 90 quilos e quer ser um magro de 80, consuma 180 gramas de proteína por dia. A mesma quantidade vale se você for um magrelo de 68 quilos mas quer ser um musculoso de 80.
MITO 2
"Batata-doce é melhor que batata comum"
A origem: já que os americanos comem a forma mais processada da batata comum- batata frita e batata chips -, o consumo dessa raiz tem sido relacionado a obesidade e diabetes. Enquanto isso, a batata-doce, queé ingerida de forma integral, leva o crédito de ser rica em nutrientes e de ter o índice glicêmico mais baixo que o da batata comum.
O que a ciência realmente comprova: a batata comum e a batata-doce têm valores nutricionais diferentes. Uma nãoé necessariamente melhor do que a outra. O tipo doce tem mais fibras e vitamina A, mas a comum é mais rica em minerais essenciais, como ferro, magnésio e potássio. "Sobre o índice glicêmico, a doce tem menor valor na escala, mas a batata comum quando assada podem ser servida com azeite ou manteiga. Esses complementos contêm gordura, que diminui o índice glicêmico total da refeição", explica a nutricionista Andréia Naves, da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo.
A conclusão: a forma que você consome a batata é mais importante do que o tipo escolhido. Esqueça as fritas e as chips e prefira as assadas ou as cozidas.
MITO 3
"Carne vermelha causa câncer"
A origem: em um estudo de 1986, pesquisadores japoneses detectaram câncer se desenvolvendo em ratos que eram alimentados com amino heterocíclico, composto gerado na carne quando exposta por muito tempo a fogo alto. Desde então, alguns estudos com a população têm sugerido um elo importante entre carne e câncer.
O que a ciência realmente comprova: nunca um estudo encontrou uma relação direta de causa-efeito entre consumo de carne vermelha e câncer. Em relação às pesquisas com a população, elas não são conclusivas. Isso porque se baseiam em pesquisas sobre os hábitos alimentares. Esses números são mastigados para chegar a tendências de consumo, e não às causas.
A conclusão: não aposente a grelha. Os amantes de carne apreensivos em relação aos supostos riscos não precisam evitar a carne vermelha. Simplesmente elimine a parte mais queimada ou torrada da carne. E inclua proteínas de outras fontes, como frango e peixe, na sua alimentação.
MITO 4
"Sal causa hipertensão"
A origem: na década de 40, Walter Kempner, pesquisador da Universidade Duke (EUA), ficou famoso por usar a restrição do uso de sal no tratamento de pessoas com pressão alta. Mais tarde, estudos mostraram que a redução ajudava a diminuir a pressão arterial.
O que a ciência realmente comprova: pesquisas em larga escala têm determinado que não há razão para pessoas com pressão normal restringirem o uso de sódio. Agora, se você já tem pressão alta, reduzir o consumo pode realmente ser valioso.
Entretanto, há décadas os cientistas sabem que as pessoas com pressão sangüínea alta que não querem abandonar o saleiro podem consumir alimentos ricos em potássio. Por quê? Porque é o equilíbrio dos dois minerais que realmente interessa. Pesquisadores holandeses descobriram que um baixo consumo de potássio tem o mesmo impacto na pressão sangüínea que o excesso de sal. E sabe-se que o consumo dos homens é em média de 3 100 miligramas de potássio por dia- 1 600 miligramas a menos do que o ideal.
A conclusão: se esforce para ter uma dieta rica em potássio, que inclua frutas, vegetais e legumes. Espinafre, brócolis, banana, batata comum e a maioria dos feijões contêm mais de 400 miligramas de potássio por porção.
MITO 5
"Mel é pior que açúcar"
Origem: essa idéia vem do fato de o mel ter a aparência de calda concentrada e ser
extremamente doce. Por ser bastante usado na recuperação de gripes e feriados, leva o
crédito de conter nutrientes energizantes.
O que a ciência realmente comprova: enquanto o açúcar é 100% carboidrato, o melé composto de 80% desse nutriente. "Seu carboidrato é prontamente aproveitado como fonte rápida de energia, o que o torna interessante para ser consumido após a atividade física para recuperação muscular", explica a nutricionista Patrícia Haiat. Ele também é rico em antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Já o açúcar rouba vitaminas e sais minerais do organismo e não traz benefício nutricional.
A conclusão: substitua o açúcar por mel ao adoçar sucos, café e até durante o preparo de alimentos como bolos e pães doces.


MITO 6
E viva a manteiga!



Não deixe sua dieta refém dos mitos da nutrição

Sim, a manteiga é rica em gordura - especialmente a saturada. Mas a maior parte dela é composta de ácidos palmítico e esteárico. Pesquisas mostram que esses ácidos graxos saturados não têm efeito negativo no colesterol e podem até melhorá-lo. Ainda não conseguimos convencê-lo de que a manteiga, consumida com moderação, não é o demônio de sua alimentação? Então continue lendo.
• Uma porção de manteiga contém aproximadamente 36 calorias e a gordura fornecida pode ajudar a mantê-lo satisfeito por mais tempo.
• Manteiga é uma das fontes campeãs de ácido linoléico, gordura natural que tem se mostrado eficiente no combate ao câncer.
• Estudos mostram que a gordura na manteiga melhora a habilidade do corpo de absorver vitaminas A, E, D e K. Por isso, um pouco sobre os legumes pode deixálos mais saudáveis (e bem mais gostosos).

Cuide do seu prazer

Largar garrafa de vinho em qualquer lugar da casa pode azedar sua noite






>> De primeira

Para vinhos de guarda (cinco anos, mais ou menos), o melhor é investir em uma adega. Modelos compactos, que lembram armários, custam por volta de 2 mil reais. Dessa forma, suas garrafas são mantidas nas condições ideais: temperatura de 14ºC a 17ºC e umidade do ar entre 60% e 75%. E elas devem ser guardadas deitadas. Sempre.

>> Improvise

Se você costuma optar por rótulos mais em conta e compra para consumo imediato, tente reproduzir esse ambiente escolhendo os cômodos mais escuros da casa e com temperatura abaixo de 20ºC. "Não pode haver incidência de luz, nem alternância de temperatura e o sol não deve bater diretamente", explica Arthur Piccolomini de Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Sommerliers. A cozinha nem sempre é a melhor escolha, já que muitas rolhas absorvem odores. O mesmo acontece na área de serviço, onde ficam guardados produtos químicos.

>> Validade

Nessas condições, uma garrafa de vinho tinto dura um ano no máximo. O branco é mais sensível e agüenta apenas seis meses, mas se você pretende consumi-lo em 20 ou 30 dias, coloque-o direto na geladeira. "Na parte mais baixa, onde ficam as verduras", recomenda Azevedo.

>> Tratamento vip

Ganhou ou comprou um vinho especial e não tem adega para guardar em casa? Nas grandes cidades, certos restaurantes guardam vinhos em suas adegas para clientes especiais. Não custa consultar.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mandioca superpoderosa (anti-stress e antibarriga!)

Na medida certa, ela aumenta a saciedade (daí o sucesso na dieta), dá pique, levanta o astral e, quem diria, reduz os efeitos negativos do stress. Sem falar que é gostosa e custa muito pouco








Se a mandioca passa longe do seu cardápio por causa da fama de engordar, saiba que você pode perder uma ótima oportunidade de potencializar seu esforço contra os quilinhos extras. Ok, esse alimento, também conhecido como macaxeira ou aipim, é rico em carboidrato e oferece 125 calorias em cada 100 gramas. A mesma quantidade de batata tem 52 calorias. “A vantagem da mandioca é ser rica em fibras, que fazem com que o carboidrato seja transformado em energia aos poucos”, explica Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria e Bem-Estar, em São Paulo. Por isso, funciona bem para os atletas de alta performance, que precisam de pique por tempo prolongado. É o caso do maior velocista da história, o jamaicano Usain Bolt. Perguntado sobre o segredo do filho campeão – recordista mundial dos 100 e 200 metros na Olimpíada de Pequim –, o pai, agricultor do norte da Jamaica, não pensou duas vezes: a mandioca.

Bem-estar
Você está longe de ser uma atleta? Tudo bem. Ainda assim vai sair ganhando se investir nesse alimento – com moderação, é claro. A mandioca aumenta os níveis de serotonina – o neurotransmissor que age nas regiões do cérebro responsáveis pela sensação do bem-estar. Qualquer alimento fonte de carboidrato tem esse poder. Só que a mandioca é campeã, segundo o terapeuta americano John Gray, autor do livro A Dieta de Marte & Vênus (editora Rocco). Isso porque, além da alta concentração de carboidrato, as fibras (de novo, elas) ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida. E com esse neurotransmissor em alta, você fica mais resistente aos efeitos negativos do stress – um deles é aumentar a produção do cortisol, hormônio que faz o corpo estocar gordura na barriga. O cálcio é outro componente de destaque na mandioca. Além de cuidar da saúde dos ossos, evita o acúmulo de gordura dentro das células – mais um ponto do tubérculo contra os quilinhos extras.

Pele lisa
De onde vem esse alimento? A mandioca é 100% verde-e-amarela. Começou a ser cultivada pelos índios brasileiros. Foi levada pelos portugueses para a África e, de lá, para o Oriente. Mas continua bem popular por aqui, além de bastante estudada. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mantém uma unidade no estado da Bahia só para pesquisá-la. A descoberta mais recente é que algumas variedades, como a dourada e a gema de ovo, são excelentes fontes de betacaroteno e licopeno – antioxidantes capazes de combater os nocivos radicais livres, que, em excesso, envelhecem e facilitam o aparecimento de várias doenças, inclusive câncer. Enfim, não faltam motivos para você comer mandioca com prazer. É muito calórica? O segredo é colocá-la no prato no lugar de um outro alimento do mesmo grupo, como arroz, pão, macarrão e batata. A forma de preparo também faz diferença na balança. Isso significa que frita não vale. Cozida e servida com um pouco de azeite ou margarina light é saudável e bem mais leve! Você não vai precisar de fôlego de atleta para queimar as calorias.

Emagreça com o suco das famosas

Cleo Pires, Letícia Spiller, Flávia Alessandra e Dani Suzuki aderiram aos sucos que misturam folhas, frutas, legumes, raízes, sementes e brotos. O objetivo? Desintoxicar o organismo, manter a pele lisinha, melhorar a digestão e aumentar o pique. Se fizer dele o seu café da manhã, você ainda perde 2 quilos brincando!







Todos os dias pela manhã, Cleo Pires e Dani Suzuki repetem o mesmo ritual: ainda em jejum, bebem um copo generoso de suco feito com maçã, folhas verdes, legumes e brotos de alfafa ou girassol. A receita de Letícia Spiller é bem parecida, só que mais simples – não tem os brotos, que Flávia Alessandra substitui por semente de linhaça. Essa é uma das vantagens do suco que virou moda entre as globais: alguns itens podem variar de acordo com o gosto do freguês (ou com as opções que você tem na geladeira e na fruteira). Mas o que elas mais amam nessa bebida é a imensa lista de benefícios: desincha, desintoxica, facilita a digestão, estimula o intestino, acelera o bronzeado, aumenta a disposição e engana a fome. E, se você trocar o café da manhã pelo suco, pode perder até 2 quilos. No preparo, use ingredientes frescos e, se possível, orgânicos – especialmente no caso das frutas e dos legumes que podem ser consumidos com casca. “É nessa parte que muitas frutas e legumes concentram as fibras, as vitaminas e os minerais”, explica a nutróloga Keila Rachel, do Rio de Janeiro. Você precisa emagrecer mais? Associe o suco a uma dieta de 1200 calorias e perca 4 quilos fácil, fácil em um mês!

Suco à sua moda
Você pode variar a receita, mas cuidado para não exagerar nos ingredientes. “Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique muito calórico, pesado e com gosto forte”, ensina a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. Veja quanto usar de cada grupo de alimento:

• Até duas folhas: as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, afastam os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio (bom para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã ou capim-cidreira.

• Até dois legumes: o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, cabelo e unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).

• Até duas raízes: a cenoura e a beterraba têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E – excelentes antioxidantes. O inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e reduz o acúmulo de gordurinhas. A batata-doce fornece potássio e fibras – importantes para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Quer deixar o suco ardidinho? Coloque gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.

• Até três frutas: a maçã é muito bem-vinda. Adocicada, substitui o açúcar ou adoçante no suco. Ainda tem pectina – fibra que, entre vários benefícios, varre as toxinas. Melão e abacaxi são diuréticos e oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo). Por ter bromelina – mistura de enzimas que desdobram as proteínas –, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. As frutas amarelas (pêssego, melão-cantalupo) e as vermelhas (amora, morango, cereja) são ricas em antioxidantes aliados da pele lisinha. Já a laranja, é fonte de vitamina C e outros itens que fortalecem o organismo. Aposte também nas frutas secas, como damasco e ameixa. Elas são ótimas em fibras.

• Um broto ou semente germinada: as poucas opções encontradas nos supermercados são os brotos de alfafa e feijão (moyashi). Mas você pode colocar sementes de linhaça, girassol e gergelim ou grãos de soja para germinar em casa. É preciso paciência e dedicação, mas vale a pena. “A germinação desperta as enzimas adormecidas na semente. E essas enzimas eliminam os resíduos e as toxinas acumuladas no organismo, além de facilitar a digestão”, diz Alberto Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico É na Cozinha (Ed. Alaúde). As vitaminas e os minerais também ficam mais biodisponíveis (fáceis de serem absorvidas). E você ganha muito com tudo isso!

Suco Cleo Pires

Ingredientes
• 1 pepino com casca
• 1 maçã com casca e sem semente
• 1 punhado de broto de feijão (moyashi) ou de alfafa (opcional)
• 3 folhas de couve
• 3 ramos de hortelã (ou capim-cidreira)
• 1 pedaço médio de batata-doce sem casca (ou inhame)
• 1 pedaço de gengibre sem casca (ou cenoura com casca)
• 2 cubos de gelo

Modo de fazer
Corte o pepino em pedacinhos e bata no liquidificador. Acrescente os outros ingredientes um a um (se precisar, complete com um pouco de água). Coe se achar necessário e beba em seguida.

Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 110

Suco Letícia Spiller

Ingredientes
• 1 pedaço médio de inhame sem casca
• 1 beterraba com casca
• 2 folhas de couve
• 1 cenoura com casca
• 1 maçã com casca e sem semente
• ½ copo (100 ml) de suco de laranja
• 2 cubos de gelo

Modo de fazer
Passe o inhame, a beterraba, a couve, a cenoura e a maçã na centrífuga. Transfira o sumo para o copo, complete com o suco de laranja e acrescente o gelo. Beba em seguida. Se for usar o liquidificador, bata o suco de laranja junto com os outros ingredientes. Coe se achar necessário e beba em seguida.

Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 200

Suco Flávia Alessandra

Ingredientes
• 2 amoras (morango ou ameixa vermelha)
• 1 fatia grande (150 g) de melão
• 1 fatia fina (80 g) de abacaxi
• 1 pêssego com casca e sem caroço
• 2 damascos secos
• 1 punhado de espinafre
• 1 col. (sopa) de lecitina de soja
• 1 col. (sopa) de semente de linhaça
• 2 cubos de gelo

Modo de fazer
Bata todo os ingredientes no liquidificador. Coe se achar necessário. Se quiser deixar o suco mais consistente, acrescente um pouco de leite desnatado ou leite de soja. Para fazer um smoothie, adicione 1 pote de iogurte natural desnatado.

Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 230


Suco Dani Suzuki

Ingredientes

• 2 maçãs com casca e sem semente
• 2 cenouras com casca
• 1 punhado grande de folhas de espinafre
• 1 punhado de semente de girassol germinada (opcional)
• 2 cubos de gelo

Modo de fazer
Passe as maçãs, as cenouras, o espinafre e a semente de girassol germinada na centrífuga. Transfira o sumo para o copo e acrescente o gelo. Se for usar o liquidificador, adicione um pouco de água para bater os ingredientes. Coe se achar necessário e beba em seguida.

Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 170

Inhame contra as gordurinhas e a celulite




Os benefícios do inhame
No Norte e no Nordeste do nosso país, o inhame faz parte do cardápio diário. Por lá, esse tubérculo está presente até no café da manhã. Mas deveria ser item obrigatório na dieta de todo brasileiro, especialmente das mulheres, e em qualquer idade. Só para listar alguns benefícios: ameniza cólicas menstruais e outros sintomas da TPM – a famigerada tensão pré-menstrual –, reforça as defesas do organismo e (uau!) estimula a libido. Sua preocupação é com a balança? O inhame tem ação anti-inflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas. Isso significa tirar da frente dois grandes inimigos do corpo em forma: gordurinha extra e celulite!

Mais fertilidade
Não só isso. “Acredita-se que o consumo regular de inhame estimule a produção de mais de um óvulo por ciclo reprodutivo”, afirmam Pedro Accioly de Sá e José Lopes Filho, professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e autores do livro Inhame – O Nordeste Fértil (Ed. Ufal). Civilizações antigas, como os maias e os astecas, pareciam já saber disso. Eles estimulavam as mulheres a incluir o tubérculo na alimentação para que se tornassem mais férteis. O mesmo era feito em várias regiões da África. Hoje, os estudos científi cos comprovam: “O poder do inhame em aumentar a fertilidade vem do fito-hormônio diosgenina, que, no organismo, é transformado em outra substância de nome complicado, a desidroepiandrosterona (DHEA)”, explica Magali Leonel, pesquisadora do Centro de Raízes e Amidos Tropicais da Unesp-Botucatu.

Bumbum sem celulite
O DHEA existe naturalmente no organismo, especialmente até os 20 anos, e é responsável pela formação de (pasme!) 50 hormônios. Entre eles está o GH, o hormônio do crescimento. “No adulto, o GH estimula a queima de gordura abdominal e o ganho de músculo”, afirma a nutricionista Marcella Amar, do Rio de Janeiro. Mas o que mais chama atenção dos especialistas é a capacidade do tubérculo equilibrar os níveis do hormônio feminino progesterona. E, com isso, amenizar os sintomas da TPM (cólica, irritação, ansiedade) e da menopausa (ondas de calor, secura vaginal), além de reduzir o risco de perda óssea. O poder anti-inflamatório do inhame também vem daí: a progesterona impede que hormônios favoráveis ao acúmulo de toxinas – e, consequentemente, à infl amação das células e do organismo em geral – entrem em ação. Ou seja, o inhame é um senhor aliado da cintura fina e de um bumbum sem furinhos.

A dose certa
Os benefícios do inhame, claro, só aparecem com o consumo frequente. “Uma porção, no mínimo três vezes por semana”, recomenda Lucyanna Kalluf, nutricionista do Instituto Alpha de Saúde Integral, em São Paulo. Mas, por ser fonte de carboidrato, deve substituir o pão no café da manhã ou o arroz no almoço ou jantar. Você também pode experimentar as nossas sugestões de receita (veja a seguir). E
fique tranquila: diferentemente da batata, o inhame tem índice glicêmico médio. Ou seja, demora mais para ser transformado em açúcar no sangue, evitando picos de insulina no organismo e, com isso, menor risco de engordar. Para quem tem cólica menstrual muito forte, a nutróloga Regina Mestre, do Rio de Janeiro, recomenda associar o consumo do inhame a cápsulas manipuladas com o extrato seco do tubérculo. “A cápsula concentra uma quantidade maior de princípios ativos e, portanto, é mais efi caz no tratamento dos sintomas da TPM ou da menopausa”, diz Regina. O gastroenterologista José Figueiredo Penteado, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acrescenta: “Rico em betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, cálcio, ferro e magnésio, o inhame combate os radicais livres”. Por isso, é um alimento que aumenta as defesas do organismo e adia as rugas.