Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Farinha de berinjela

Esse novo suplemento anuncia melhoras na saúde e perda de peso. E você ainda pode fazer em casa.



Quais são as principais propriedades da farinha de berinjela no quesito emagrecimento?


Devido ao seu alto teor de fibras, a farinha estimula a saciedade, reduzindo assim a sensação de fome e auxiliando na compulsão alimentar, o que facilita a perda de peso. A evidência foi confirmada por um estudo realizado pelo departamento de nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante dois meses, 14 mulheres com sobrepeso, entre 30 e 45 anos, foram divididas em dois grupos, que por sua vez foram submetidos a uma dieta balanceada. No cardápio diário do primeiro deles foram acrescidas quatro colheres (sopa) do suplemento. Ao final da pesquisa, as mulheres que consumiram a farinha eliminaram em média 6 kg e diminuíram 12 cm de cintura. Já o segundo grupo afinou apenas 3 kg e perdeu aproximadamente 3 cm da circuferência abdominal.

Ela age sozinha ou preciso fazer uma dieta para conseguir tais resultados? Se sim, quantas calorias deve ter esse cardápio diário?

Sim, para obter o emagrecimento é necessária a adoção de uma dieta hipocalórica, ou seja, uma alimentação que contemple carboidratos, proteínas e gorduras. Em geral, um menu que tenha em média 1.200 calorias diárias. A prática de uma atividade física regular também deve ser considerada.

Além de ajudar a emagrecer, quais os outros benefícios da farinha de berinjela?


Trata-se de um suplemento importante para a redução dos fatores de risco cardiovasculares - auxilia na redução das concentrações de LDL (mau colesterol) e triglicerídeos, alterações metabólicas comuns entre os obesos. É também uma ótima aliada para regularizar o funcionamento intestinal, além de favorecer o bom funcionamento dos rins. Seu uso constante diminui ainda o risco de doenças metabólicas, entre elas, o diabetes tipo 2 e o excesso de ácido úrico.

Quero testar a farinha de berinjela, mas não sei como adicioná-la na minha dieta. Qual a melhor sugestão e quantidade ideal?


O consumo da farinha é muito simples e de fácil adaptação. Ela pode ser adicionada a praticamente qualquer tipo de alimento, como, por exemplo, iogurtes, sopas, ou como ingrediente no preparo de bolos e pães. O ideal é ingerir 14 g (quatro colheres das de sopa) por dia.

A farinha de berinjela auxilia na redução das concentrações de LDL (mau colesterol) e triglicerídeos, alterações metabólicas comuns entre os obesos

Existe alguma contraindicação?


A única recomendação é o aumento da ingestão de água devido à grande quantidade de fibras da farinha, que absorvem água do meio para exercerem suas funções no organismo. Caso esse consumo não seja ampliado, o corpo tende a sofrer com prisão de ventre.

Não encontro a farinha de berinjela para comprar, e quando encontro, acho cara. Existe a possibilidade de fazê-la em casa e ainda assim usufruir os mesmos benefícios? Qual seria a receita?


Sim, a farinha pode ser feita em casa! Veja a receita: em uma forma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura média de 160° C por duas horas, ou até o legume ficar crocante e desidratado. Por fim, triture a berinjela no processador ou no liquidificador no modo pulsar. O produto, que tem validade de um ano, deve ficar com aparência semelhante à farinha de mandioca e ser acondicionado em um pote bem vedado e armazenado em local arejado para que suas propriedades sejam preservadas.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aproveite a safra do morango: fruta que rejuvenesce e elimina colesterol ruim

Rico em vitaminas, o morango ainda melhora a memória e combate o reumatismo



Quanta saúde!
A produção brasileira está a todo vapor: os morangos da safra estão suculentos e com precinhos camaradas. Eis uma boa hora para tirar proveito dessa rica fonte de saúde. Além de ter vitaminas, o morango é a fruta que mais contém substâncias que combatem o envelhecimento da pele.

Além disso, pode ser um santo remédio contra o reumatismo. E mais: cada 100 gramas têm apenas 32 calorias. Ou seja, ele também é um prato cheio para quem está de dieta. Aproveite!

Ácido elágico
Evita danos nas células e reduz a ameaça de tumores nos órgãos da digestão.

Antocianina (dá cor à fruta)
Age como antioxidante, prevenindo contra a arteriosclerose e o envelhecimento da pele.

Fibras
Controlam o colesterol, ajudam o intestino a funcionar bem e afastam o risco de diabetes.

Fisetina
Melhora a memória, porque estimula o cérebro.

Fósforo, magnésio e potássio
Trio de nutrientes fundamental para manter o bom funcionamento do sistema nervoso.

Pectina
Previne o câncer de próstata e a prisão de ventre.

Vitamina B5 (niacina)
Protege contra reumatismo e problemas de pele.

Vitamina C
Fortalece os ossos, age contra infecções, cicatriza ferimentos e afasta gripes.

Dossiê do açaí: conheça todos os benefícios que a fruta traz para a saúde

Sucesso nas academias, o açaí também previne o câncer, doenças cardíacas e até o Alzheimer



O açaí, fruta que faz o maior sucesso nas academias brasileiras, agora conquistou o exterior. O motivo é que os pigmentos que dão à fruta aquela cor roxa intensa possuem ingredientes que, de tão nutritivos, fazem dele um dos alimentos mais saudáveis que existem.

"A alta quantidade de compostos que trazem benefícios ao corpo fazem do açaí um alimento poderoso”, afirma a nutricionista Ana Paula Mendonça. O açaí é rico em vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, minerais e potássio. Confira o que mais essa fruta tropical pode fazer pela sua saúde e inclua já o açaí no seu dia a dia:

Câncer
O açaí é rico em um tipo de gordura essencial, o ácido oleico. Ele protege contra o câncer de três maneiras: bloqueia os genes que causam a doença; atrasa o desenvolvimento de tumores; e faz as células da doença se autodestruírem.

Proteção contra o Alzheimer
A fruta possui ingredientes que deixam o cérebro alerta por mais tempo. Também o protege de danos que podem evoluir para um quadro de Alzheimer.

Colesterol na medida certa
Por conter Ômega-6, Ômega-9 e outros ingredientes, o açaí diminui o colesterol ruim (LDL) e ajuda a regular o bom, prevenindo plaquetas e coágulos.

Fonte da juventude
Seus componentes agem contra o envelhecimento das células, deixando-as fortes e resistentes. Isso previne rugas precoces.

Intestino em dia
A alta concentração de fibras do açaí melhora as funções intestinais, fazendo o reloginho do corpo funcionar na hora certa.

Boa circulação do sangue
Manter os níveis de antioxidantes altos é o segredo para ter artérias saudáveis. E, para isso, o açaí é exemplar: é uma das frutas com maior capacidade antioxidante.

Alimento preferido dos atletas
Possui alto valor energético, que dá pique para atividades físicas. E também tem ferro, que atua no fortalecimento muscular e na prevenção de anemias.

Quer diminuir a compulsão? Invista na canela

A canela torna a digestão mais lenta, por isso acaba atenuando a compulsão



Se você usa a especiaria apenas para dar mais sabor ao leite morno ou ao arroz-doce, não sabe o que está perdendo.

"Estudos mostram que adicionar 1/4 do pau de canela ou 1/2 colher (chá) da versão em pó aos alimentos torna a digestão mais lenta, o que atenua a compulsão.

Um jeito rápido e saudável de incluir o tempero na rotina:

· Retire as sementes de 1 maçã com um descaroçador ou a ponta de uma faca e coloque a fruta na assadeira.

· Pela abertura, despeje 1 colher (sopa) de mel e espete um pau de canela.

· Depois, regue com vinho do Porto e leve para assar por dez minutos.

Emagreça com o suco das famosas

Cleo Pires, Letícia Spiller, Flávia Alessandra e Dani Suzuki aderiram aos sucos que misturam folhas, frutas, legumes, raízes, sementes e brotos. O objetivo? Desintoxicar o organismo, manter a pele lisinha, melhorar a digestão e aumentar o pique. Se fizer dele o seu café da manhã, você ainda perde 2 quilos brincando



Todos os dias pela manhã, Cleo Pires e Dani Suzuki repetem o mesmo ritual: ainda em jejum, bebem um copo generoso de suco feito com maçã, folhas verdes, legumes e brotos de alfafa ou girassol. A receita de Letícia Spiller é bem parecida, só que mais simples – não tem os brotos, que Flávia Alessandra substitui por semente de linhaça. Essa é uma das vantagens do suco que virou moda entre as globais: alguns itens podem variar de acordo com o gosto do freguês (ou com as opções que você tem na geladeira e na fruteira). Mas o que elas mais amam nessa bebida é a imensa lista de benefícios: desincha, desintoxica, facilita a digestão, estimula o intestino, acelera o bronzeado, aumenta a disposição e engana a fome. E, se você trocar o café da manhã pelo suco, pode perder até 2 quilos. No preparo, use ingredientes frescos e, se possível, orgânicos – especialmente no caso das frutas e dos legumes que podem ser consumidos com casca. “É nessa parte que muitas frutas e legumes concentram as fibras, as vitaminas e os minerais”, explica a nutróloga Keila Rachel, do Rio de Janeiro. Você precisa emagrecer mais? Associe o suco a uma dieta de 1200 calorias e perca 4 quilos fácil, fácil em um mês!

Suco à sua moda
Você pode variar a receita, mas cuidado para não exagerar nos ingredientes. “Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique muito calórico, pesado e com gosto forte”, ensina a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. Veja quanto usar de cada grupo de alimento:

• Até duas folhas: as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, afastam os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio (bom para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã ou capim-cidreira.

• Até dois legumes: o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, cabelo e unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).

• Até duas raízes: a cenoura e a beterraba têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E – excelentes antioxidantes. O inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e reduz o acúmulo de gordurinhas. A batata-doce fornece potássio e fibras – importantes para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Quer deixar o suco ardidinho? Coloque gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.

• Até três frutas: a maçã é muito bem-vinda. Adocicada, substitui o açúcar ou adoçante no suco. Ainda tem pectina – fibra que, entre vários benefícios, varre as toxinas. Melão e abacaxi são diuréticos e oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo). Por ter bromelina – mistura de enzimas que desdobram as proteínas –, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. As frutas amarelas (pêssego, melão-cantalupo) e as vermelhas (amora, morango, cereja) são ricas em antioxidantes aliados da pele lisinha. Já a laranja, é fonte de vitamina C e outros itens que fortalecem o organismo. Aposte também nas frutas secas, como damasco e ameixa. Elas são ótimas em fibras.

• Um broto ou semente germinada: as poucas opções encontradas nos supermercados são os brotos de alfafa e feijão (moyashi). Mas você pode colocar sementes de linhaça, girassol e gergelim ou grãos de soja para germinar em casa. É preciso paciência e dedicação, mas vale a pena. “A germinação desperta as enzimas adormecidas na semente. E essas enzimas eliminam os resíduos e as toxinas acumuladas no organismo, além de facilitar a digestão”, diz Alberto Gonzalez, autor do livro Lugar de Médico É na Cozinha (Ed. Alaúde). As vitaminas e os minerais também ficam mais biodisponíveis (fáceis de serem absorvidas). E você ganha muito com tudo isso!

Suco Cleo Pires
Ingredientes
• 1 pepino com casca
• 1 maçã com casca e sem semente
• 1 punhado de broto de feijão (moyashi) ou de alfafa (opcional)
• 3 folhas de couve
• 3 ramos de hortelã (ou capim-cidreira)
• 1 pedaço médio de batata-doce sem casca (ou inhame)
• 1 pedaço de gengibre sem casca (ou cenoura com casca)
• 2 cubos de gelo

Modo de fazer
Corte o pepino em pedacinhos e bata no liquidificador. Acrescente os outros ingredientes um a um (se precisar, complete com um pouco de água). Coe se achar necessário e beba em seguida.

Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 110

Suco Letícia Spiller
Ingredientes
• 1 pedaço médio de inhame sem casca
• 1 beterraba com casca
• 2 folhas de couve
• 1 cenoura com casca
• 1 maçã com casca e sem semente
• ½ copo (100 ml) de suco de laranja
• 2 cubos de gelo

Modo de fazer
Passe o inhame, a beterraba, a couve, a cenoura e a maçã na centrífuga. Transfira o sumo para o copo, complete com o suco de laranja e acrescente o gelo. Beba em seguida. Se for usar o liquidificador, bata o suco de laranja junto com os outros ingredientes. Coe se achar necessário e beba em seguida.

Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 200

Suco Flávia Alessandra
Ingredientes
• 2 amoras (morango ou ameixa vermelha)
• 1 fatia grande (150 g) de melão
• 1 fatia fina (80 g) de abacaxi
• 1 pêssego com casca e sem caroço
• 2 damascos secos
• 1 punhado de espinafre
• 1 col. (sopa) de lecitina de soja
• 1 col. (sopa) de semente de linhaça
• 2 cubos de gelo

Modo de fazer
Bata todo os ingredientes no liquidificador. Coe se achar necessário. Se quiser deixar o suco mais consistente, acrescente um pouco de leite desnatado ou leite de soja. Para fazer um smoothie, adicione 1 pote de iogurte natural desnatado.

Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 230

Suco Dani Suzuki
Ingredientes

• 2 maçãs com casca e sem semente
• 2 cenouras com casca
• 1 punhado grande de folhas de espinafre
• 1 punhado de semente de girassol germinada (opcional)
• 2 cubos de gelo

Modo de fazer
Passe as maçãs, as cenouras, o espinafre e a semente de girassol germinada na centrífuga. Transfira o sumo para o copo e acrescente o gelo. Se for usar o liquidificador, adicione um pouco de água para bater os ingredientes. Coe se achar necessário e beba em seguida.

Rende: 1 copo (300 ml)
Calorias: 170

Chá de hibisco queima gordura localizada



O chá de hibisco possui propriedades nutricionais capazes de auxiliar na perda de peso. Ele queima gordura localizada porque ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva, diurética e ajuda a reduzir o colesterol ruim. A ação diurética do hibisco transformou a planta numa grande aliada das mulheres na luta contra uma inimiga implacável: a celulite.

No caso do hibisco há também a propriedade de auxiliar a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2. Outro ponto positivo é que o chá de hibisco contém concentrações elevadas de flavonóides – reconhecidos como protetores contra os radicais livres.



Como fazer o chá - Para preparar a bebida, é necessário comprar o produto desidratado no supermercado. Assim, adicione uma colher de sopa de hibisco para um litro de água. Após ferver por 5 minutos, o chá estará pronto e poderá ser consumido quente ou gelado. Outra opção é comprar o chá em sache e seguir as orientações do fabricante. Você também pode incrementar o chá com canela e maçã.

Graaaaande azeitona!

Esse pequeno fruto é um estoque de benefícios para seu corpo. Na quantidade certa, você não engorda e ganha saúde



Faz bem, porque…

Possui ômega-3, gordura insaturada que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) – isso diminui riscos de doenças cardiovasculares. “Azeitona também é farta em antioxidantes, contribui com a saciedade e o funcionamento do intestino. Mais: o fruto carrega vitaminas A, D, K, E e fitosteróis, que inibem o envelhecimento celular.

Quanto comer

Para ter benefícios, no mínimo, 25 g (de 5 a 7 azeitonas) por dia. Segundo estudo publicado na revista Diabets Care (EUA), essa porção não gera pneus – a gordura insaturada dela se distribui no organismo, não para no abdome. Lembre-se: das 2 mil calorias que você precisa consumir por dia, de 15% a 20% devem vir de gordura insaturada.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Barriga chapada Sim, você pode!

Com um programa elaborado por um dos maiores especialistas em saúde e condicionamento físico do mundo, é possível secar as gordurinhas em volta da cintura, esculpir o abdome e ainda mandar embora pelo menos 10 kg!



Em seu livro A dieta do abdome para mulheres, lançado pela Editora Sextante, o autor David Zinczenko, especialista em fitness, propõe um método de emagrecimento baseado em três componentes: nutrição, exercícios e princípios motivacionais.
O objetivo é eliminar a gordura, principalmente a que se concentra no abdome e que é extremamente nociva à saúde. Além disso, o programa estimula e promove o ganho de massa muscular. E é justamente o rápido aumento da massa magra o que permite livrar-se de 10 kg em seis semanas. "Quanto mais músculos, maior a quantidade de energia necessária para mantê-los

Assim, grande parte das calorias ingeridas vai para a musculatura em vez de ser convertida em gordura", explica o autor, em sua obra. Outro diferencial do plano de emagrecimento é considerar as características das mulheres: seu estilo de vida, o perfil hormonal, as crises de TPM, as alterações emocionais e até as possíveis gestações, capazes de modificar profundamente o corpo.
E então, se animou? A primeira etapa envolve a alimentação, caracterizada pelo consumo frequente de 10 alimentos que o autor classificou como poderosos. São excelentes fontes de proteínas - que fornecem matéria-prima para a formação dos músculos -, de fibras e de outros ingredientes que não só dão conta de manter o corpo saudável como ajudam a combater a gordura.

Baseando-se nesse princípio, a nutricionista, elaborou um cardápio com 1.200 calorias diárias e que deve ser seguido por seis semanas para que todos os benefícios do programa sejam alcançados. Vamos lá?

Conte com eles!

Conheça os 10 alimentos poderosos que são a base da alimentação deste programa de emagrecimento e saiba o que eles podem fazer pela sua aparência e saúde. As nutricionistas Daniela Jobst (SP) e Jane Corona (RJ) ressaltam as propriedades de cada um deles. Confira!

Laticínios - leite, iogurte e queijo com pouca gordura
Nutrientes que contêm: grandes quantidades de cálcio, vitaminas A e B 12, riboflavina, fósforo e potássio.
Benefícios ao organismo: fortalecem os ossos.

Feijões e leguminosas
Nutrientes que contêm:são as melhores fontes de proteínas vegetais. Ricos em minerais e vitaminas.
Benefícios ao organismo: previnem e ajudam a controlar o diabetes, o colesterol e as doenças cardíacas.

Ovo
Nutrientes que contém: proteínas, gorduras, vitaminas A, D, E e K
Benefícios ao organismo: quando consumido em doses adequadas, ajuda a aumentar o bom colesterol. Também protege a visão e fortalece os músculos.

Amêndoas e outras nozes
Nutrientes que contêm: fibras, cálcio, potássio, vitaminas lipossolúveis e gorduras mono
Benefícios ao organismo: estimulam o intestino e ajudam a elevar o bom colesterol. Aumentam a sensação de saciedade e repõem o cálcio.

Peru e outras carnes magras
Nutrientes que contêm: são ricas fontes de proteínas, ferro, zinco, vitaminas do complexo B, fósforo e potássio.
Benefícios ao organismo: fornecem os aminoácidos essenciais para os músculos.

Pães e cereais integrais
Nutrientes que contêm: fibras solúveis e insolúveis, além de gorduras poli-insaturadas.
Benefícios ao organismo: melhoram o funcionamento do intestino, diminuem a absorção de gorduras e açúcares. Também protegem o coração.

Aveia instantânea
Nutrientes que contém: rica em fibra, também é fonte de carboidratos complexos.
Benefícios ao organismo: ajuda a equilibrar os níveis de glicose, triglicerídeos e o colesterol do sangue e previne o câncer.

Azeite de oliva extravirgem
Nutrientes que contém: gordura monoinsaturada, vitamina E e esqualeno - um polifenol.
Benefícios ao organismo: ajuda a baixar o colesterol ruim, reduzindo o risco de doenças cardíacas, de diabetes, artrite reumatoide e câncer.

Frutas vermelhas, como morango e framboesa
Nutrientes que contêm: fibras, vitaminas e antioxidantes.
Benefícios ao organismo: melhoram o funcionamento do intestino e protegem o sistema cardiovascular e a visão.

Espinafre e outras verduras
Nutrientes que contêm: fibras, ferro, vitaminas, minerais, ácido fólico, luteína e zeaxantina.
Benefícios ao organismo: combatem a anemia, melhoram o funcionamento do intestino, favorecem a desintoxicação do organismo e protegem a visão.

5 motivos para secar o abdome
Eliminando a gordura armazenada na região da barriga, você obterá muito mais do que os resultados estéticos que ambiciona. Acredite: além de mudar a aparência, vai garantir saúde e bem-estar

1 Sua vida sexual vai dar um salto de qualidade
Exibindo uma barriga 'tanquinho', qualquer pessoa se sente mais confiante. Além disso, um abdome fortalecido dá mais estabilidade para movimentar-se, o que pode deixá-la mais segura para tentar novas posições. Mas o principal efeito deste programa sobre o desempenho sexual é a ação benéfica sobre a circulação. "A obstrução dos vasos sanguíneos pode reduzir a lubrificação, a excitação e a sensibilidade pélvica, diminuindo, consequentemente, o prazer sexual", diz o autor, David Zinczenko, em seu livro.
Com uma dieta balanceada, que favorece a perda de peso gradativa e previne a formação de placas que bloqueiam os vasos, atrapalhando a passagem do sangue, todos esses problemas podem ser evitados.

2 Você estará protegida contra diversas doenças
A gordura abdominal ou visceral é extremamente perigosa e é frequentemente associada a complicações cardiovasculares e ao aparecimento do diabetes.
"Como fica muito próxima do fígado e do coração, ela pode alterar o funcionamento destes órgãos.
"As medidas consideradas seguras são 80 cm de circunferência abdominal para as mulheres e 94 cm para os homens. Acima disso, aumentam muito os riscos de doenças.

3 Suas costas serão fortalecidas
Quando os músculos abdominais estão fracos, os glúteos e a parte posterior das pernas ficam sobrecarregados no momento de realizar os movimentos mais simples, aqueles que executamos dezenas de vezes num só dia.
Como consequência, a coluna se desestabiliza e aparecem as dores e distensões nas costas.
"Por isso, quando fortalecemos os músculos abdominais, automaticamente estamos protegendo a coluna.

4 Seu desempenho físico irá melhorar
Em quase todos os esportes, como a corrida e o tênis, são os músculos localizados na região do tronco que vão lhe conferir estabilidade para movimentarse com mais agilidade e precisão.

5 Desconfortos típicos da idade serão atenuados
Mais uma vez, é a localização estratégica dos músculos abdominais - na região central do corpo - o que faz deles uma estrutura capaz de proporcionar tantos benefícios. Nesse caso, funciona assim: especialmente durante as atividades físicas, um abdome musculoso ajuda a absorver todos os tipos de impactos, protegendo as articulações. Quando a barriguinha está flácida, ocorre justamente o contrário: joelhos, punhos e tornozelos acabam recebendo muito mais pressão do que são capazes de suportar e acabam lesionados.


O que esperar do programa
Ao longo de seis semanas, você obterá inúmeros benefícios, além da perda gradativa de peso. Acompanhe o processo:


Fase 1
O corpo estará se ajustando aos novos hábitos alimentares e a perda de peso ficará em torno de 2 a 4 kg. Aquela pessoa, no entanto, que pratica uma atividade física (caminhada ou corrida, por exemplo) todos os dias pode eliminar até 5 kg, nesse período.

Fase 2
Com a dieta e os exercícios físicos, o metabolismo tende a ficar mais acelerado. É comum, nessa fase, eliminar de 2 a 4 kg. É também nesse momento que começam a aparecer as primeiras transformações em seu corpo, que sofrerá alterações em suas formas.



Fase 3
Você perceberá que a parte superior do corpo estará mais firme. Da mesma forma, as dimensões da cintura, do quadril e de outras regiões onde a gordura costuma se concentrar terão se reduzido. Os músculos abdominais já podem ser notados. Prepare-se para começar a se admirar diante do espelho!


Emagreça dormindo
Uma pesquisa realizada nas universidades de Stanford e Wisconsin, nos EUA, mostrou que as horas de repouso podem ter influência decisiva sobre a perda de peso. Isso porque quem dorme menos tem níveis inferiores de leptina - hormônio que ajuda a controlar o apetite -, além de ter grelina em excesso - substância que provoca a fome. Então, uma boa pedida é investir em atividades relaxantes de 30 a 60 minutos antes do horário de ir para a cama. Um banho quente, uma sessão de ioga ou meditação, nesse período, ajudam a garantir uma noite de sono tranquila. Outra dica: programe-se para dormir entre sete e nove horas por noite.

Você sabia?
As atividades aeróbicas - como correr, andar de bicicleta ou nadar - são comumente apontadas como as melhores opções para quem quer perder muitas calorias em pouco tempo. No entanto, estudos mais recentes vêm demonstrando que, mesmo com um treino baseado apenas em atividadesw com pesos, é possível desenvolver a massa muscular e acelerar a queima de gordura.
Isso porque a massa magra é o componente essencial para manter o metabolismo funcionando em ritmo acelerado. Quanto maior for o volume muscular, maior será a demanda de energia para manter a musculatura. Adquira cerca de 500 g de músculos e o corpo queimará até 50 calorias adicionais por dia só para mantê-los.
Com cerca de 3 kg extras de músculos, você queimará em torno de 300 calorias por dia apenas ficando sentada, sem fazer nada", detalha.

Treinamento Turbinado
Com um programa de exercícios adequado, você maximiza a redução de peso e substitui gordura por massa magra. Este plano privilegia os grandes grupos musculares, tonificando e fortalecendo o corpo todo.
Além disso, dá ênfase ao trabalho das cinco partes do abdome, para esculpilo perfeitamente.

Pequenas dicas grandes resultados
Alguns truques ajudam a cortar calorias e a driblar as tentações que põem em risco a sua dieta

Seque a pizza
Use papel toalha para retirar o excesso de gordura aparente na fatia. Dessa forma, você conseguirá eliminar cerca de 1 colher (chá) de gordura por pedaço. Ao longo de um ano, comendo uma fatia por semana, você terá deixado de ingerir uma xícara de gordura.


Acerte na bebida
Que tal um suco magrinho, como o de tomate, em vez de um refrigerante light? Além de mais nutritiva, a opção natural não sobrecarrega o organismo com resíduos intoxicantes, como os corantes e os aromatizantes.

Aperte o cinto
Para vencer a vontade de comer guloseimas. Assim, se lembrará de que está num programa alimentar para perder medidas.

Compre hortaliças prontas para o consumo
Assim, você não tem a desculpa de que está com preguiça de preparar opções saudáveis. opções menos saudáveis.

Concentre-se na comida
Nada de se alimentar enquanto lê ou vê TV. Esse é um cuidado importantíssimo para evitar excessos gastronômicos.

Dilua o suco
Coloque mais água no suco de frutas para reduzir as calorias.

O exterminador de gordura existe?

Um suplemento chamado L-carnitina vem sendo utilizado por quem quer diminuir o percentual de gordura com o mínimo de esforço e sem restrições alimentares. Descubra se isso é possível



De tempos em tempos surgem um método, uma substância, enfim, algo que poderíamos chamar até de "milagroso" que prometem deixar você sequinha, em forma, sem nenhum esforço... A bola da vez é um suplemento chamado Lcarnitina. Ele já é um velho conhecido de fisiculturistas e de freqüentadores de academias, que se baseiam na crença de que a substância é capaz de facilitar a redução de gordura corporal em pessoas que aliam sua ingestão à prática regular de exercícios. Agora, contudo, atravessou os limites do universo da malhação para virar o sonho de consumo de quem pensa perder peso num passe de mágica.


Para que o sonho não acabe em pesadelo, é bom entender a questão: a eficiência da L-carnitina já foi questionada por pesquisas realizadas no Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).

"Verificamos que a ingestão de carnitina associada ao treinamento físico não promoveu redução adicional de gordura corporal em relação ao treinamento físico isolado. Portanto, o efeito do emagrecimento deve ser atribuído ao exercício e não à suplementação.
O que é e para que serve
"Tempos atrás a L-carnitina era definida como um aminoácido, entretanto, atualmente é considerada 'vitaminlike', pois apresenta estrutura química semelhante à das vitaminas do complexo B. Porém, por ser sintetizada pelo organismo (fígado, rins e cérebro), foi retirada da classe de vitaminas", explica a nutricionista. "Não se trata também de uma enzima, mas auxilia no funcionamento de enzimas relacionadas ao metabolismo das gorduras.

Ela pode ser produzida pelo corpo em pequena quantidade, menor do que as necessidades diárias e, assim, é preciso complementar a ingestão por meio da alimentação. "A carnitina é encontrada predominantemente em carnes e produtos animais. O corpo humano contém em média 20 g a 25 g de carnitina, distribuídos no músculo esquelético e o restante no músculo cardíaco, rins, testículos e cérebro.

Essa substância, na verdade, é composta por aminoácidos, que teriam a função de transportar a gordura livre para dentro da célula muscular (mitocôndria - a usina metabólica da célula), transformando essa gordura em energia. "O processo é chamado de oxidação lipídica ou quebra de gordura.

Por que virou mania
Na década de 1960, pesquisadores perceberam que a ausência de carnitina no músculo acarretava um acúmulo de gordura.Por isso, a suplementação alimentar à base de carnitina ganhou a fama que possui hoje nas academias.

Diz o ditado popular: "Se pouco é bom, mais é melhor!" E foi esse tipo de pensamento que impulsionou o consumo por parte de pessoas engajadas em exercícios. Porém, de acordo com os especialistas, esta hipótese NÃO se aplica à carnitina. Se o organismo apresenta uma deficiência da substância - o que não é comum -, a queima de gordura pode ficar prejudicada. Porém, o consumo elevado (via suplementação) também não garante que a queima de gordura aumente, nem mesmo durante as atividades físicas.

"A maioria das pesquisas demonstra que a L-carnitina não é capaz de promover emagrecimento"

Entenda os testes em laboratório
Durante seis semanas foram feitas experiências com ratos e ficou constatado que, após treinamento físico, a redução da gordura corporal entre as cobaias que foram suplementadas com carnitina era semelhante à observada nas que receberam somente ração.Dividiu os animais em dois grupos. Um deles foi submetido a exercícios de baixa intensidade e longa duração. Os animais do outro grupo permaneceram sedentários.

Em ambos os grupos houve três subdivisões, desta vez entre os ratos que não receberam suplementação (controle); os que ingeriram carnitina por um dia; e os que ingeriram por duas semanas.

"Os sedentários, mesmo os suplementados com carnitina, não apresentaram perda de gordura - como já era esperado. Todas as cobaias que foram submetidas à atividade física, tanto as que tomaram carnitina como as que não tomaram, apresentaram a mesma taxa de redução de gordura corporal.

"Concluímos então que o fator preponderante para a redução de gordura não é a ingestão de carnitina, mas sim a prática de exercícios." Portanto, o negócio é suar a camisa!

O que é que a cafeína tem?

Por estimular a termogênese, que é a produção de calor pelo organismo, ela está associada ao emagrecimento e à redução das gordurinhas. Saiba até que ponto realmente ajuda nas perdas de peso e de medidas



E la tem fama de deixar qualquer um ligadão e há algum tempo conquistou o status de substância emagrecedora. "A cafeína é encontrada em folhas, sementes ou frutos de mais de 60 plantas. Os grãos de café e de cacau e as folhas de certos tipos de chás são utilizados para o preparo de várias bebidas. Depois desse grande sucesso, a cafeína agora passou para os potes de beleza, prometendo igualmente reduzir as medidas.
Especialista em Nutrição Esportiva , conhece os efeitos da substância no cardápio de atletas - para reduzir a percepção de esforço, pois modifica o limiar da dor, melhorando a performance - e em dietas para perda de peso, por estar associada à liberação do hormônio catabólico adrenalina. "No sistema endócrino, a cafeína estimula a termogênese, que é a produção de calor pelo organismo humano, havendo evidências de que possa ter algum efeito benéfico para o emagrecimento de pessoas obesas, quando ingerida junto com as refeições.

Em relação aos cosméticos, a substância dá o ar da graça embutida em ingredientes como o chá verde (Camellia sinensis). Segundo os especialistas, os princípios curativos e regeneradores do chá agiriam sobre pele e cabelos e no combate à celulite e gordura localizada. Porém ainda não existem pesquisas científicas que comprovem efetivamente sua ação na redução das medidas.

Para queimar calorias

Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), beber diariamente até cinco xícaras de café coado ou filtrado ajuda a emagrecer - graças, é claro, à presença da cafeína, que aumenta o metabolismo do corpo e auxilia na queima de calorias. A redução de peso, do Índice de Massa Corporal (IMC) e da circunferência abdominal verificados nos 60 pacientes, pesquisados durante 18 semanas, foi de, em média, 1,5 %.

Mas, se você é chegada a um cafezinho, a determinados tipos de chás (como o preto e o verde) e até mesmo a um chimarrão, e faz deles seus aliados contra o aumento da balança, vale um alerta: "O consumo deve ser moderado, cerca de 300 mg ao dia, o equivalente a três xícaras de café. É claro que esse limite pode variar um pouco, já que cada indivíduo tem um grau diferente de sensibilidade à substância.

Quando consumida em exagero, a cafeína ativa o ritmo cardíaco, faz a pressão subir e os rins trabalharem mais, aumentando a vontade de urinar. "Ela também causa prisão de ventre, acelera a perda de cálcio pelos rins e pode levar à desidratação, além de deixar a pessoa nervosa, irritada e com dificuldade para dormir. E há um consenso entre os especialistas: consumir cafeína em grande quantidade tende a criar uma espécie de dependência.

Para se ter idéia, com uma única xícara de café, pessoas sensíveis são capazes de sentir os efeitos estimulantes por até seis horas. Importante lembrar que a substância pode ajudar, mas não vai fazer você perder as gordurinhas milagrosamente. Com orientação adequada, a melhor conduta ainda é manter uma dieta balanceada e praticar atividade física.

Outros efeitos

No sistema cardiovascular: observou-se que, ao ingerir 250 mg de cafeína - o equivalente a duas ou três xícaras de café forte -, uma pessoa, que não faz uso regular da bebida, acelera sua freqüência cardíaca (FC), podendo sentir palpitações e elevação da pressão sangüínea arterial. Ao mesmo tempo, a substância causa vasodilatação, crescimento do fluxo sangüíneo tecidual, incluindo as coronárias, e do fluxo sangüíneo coronariano. Portanto, indivíduos hipertensos ou cardiopatas devem consumir com muita cautela.
Os vasos sangüíneos cerebrais, por sua vez, apresentam diminuição do calibre, com aumento de sua resistência à passagem do sangue. Essa propriedade de contrair os vasos cerebrais justifica o emprego da cafeína no tratamento de crises de enxaqueca, onde a vasodilatação existente é responsável pelo quadro e é combatida pela substância.
No sistema nervoso central: 250 mg de cafeína estimulam a vigília, bem como os reflexos mais simples, enquanto tarefas com coordenação motora delicada podem permanecer inalteradas ou serem prejudicadas.
Em estudos recentes, descobriu-se que a substância age diretamente em células ligadas ao estado de ânimo das pessoas. Porém grandes doses produzem ansiedade e sintomas como cefaléia, irritabilidade, tremores, náuseas, insônia e diarréia.
Pessoas com alterações psiquiátricas, como síndrome do pânico, esquizofrenia e depressão, são mais sensíveis aos efeitos da cafeína.

"Consumida em excesso, a substância causa prisão de ventre, acelera a perda de cálcio pelos rins e pode levar à desidratação, além de deixar a pessoa nervosa, irritada e com dificuldade para dormir"

Probióticos!? Sim, obrigada!

Esses produtos regulam o intestino e reforçam suas defesas. Não fique sem eles!



Stress, excesso de doce e gordura, dieta pobre em fibras. Tudo isso agride a flora intestinal, que responde com gases, intestino preguiçoso ou diarreia. Os produtos com probióticos (bactérias vivas que resistem ao processo de digestão e chegam intactas ao intestino, onde atuam de maneira positiva) podem ajudá-la a sair desse sufoco. “Consumidas com regularidade e em doses adequadas, elas ainda reforçam o sistema imunológico, aumentam a absorção do cálcio, reduzem o colesterol ruim e protegem o estômago”, afirma a nutricionista Ana Paula Tasca, de São Paulo. Ainda são poucos os produtos enriquecidos com probióticos e, mesmo assim, nem todos ressaltam essa qualidade no rótulo. Por isso, vasculhe a embalagem e atente para nomes como Bifidobacterium e Lactobacillus. São as bactérias do bem mais usadas nos alimentos – principalmente em iogurtes, leites
fermentados e sobremesas lácteas.

Saiba tudo sobre as bactérias amigas
Quem tem o intestino regulado precisa de produtos probióticos?
Estimular o funcionamento do intestino não é o único benefício desses alimentos. Os especialistas costumam recomendá-los para auxiliar no trabalho de absorção dos nutrientes e até para deixar você mais resistente a gripe e infecções. Mas, nesse caso, aposte nas bactérias do gênero Lactobacillus. Apesar de agir no intestino, elas aumentam as defesas do organismo.

Com que frequência devo consumir e em que quantidade?
Todo dia. E, para obter os benefícios esperados, os estudos científicos mostram que você pecisa ingerir no mínimo 10 UFC (Unidades Formadoras de Colônia) por dia (algo em torno de 100 milhões de bactérias probióticas). A maioria dos iogurtes e leites fermentados garante essa dose num único potinho. Portanto, basta um por dia.

O excesso faz mal?
Não. “O que se observa é que, consumidos numa dose até três vezes maior que o recomendado,
os probióticos têm os efeitos positivos potencializados. Mais do que isso, eles são eliminados nas fezes.

Os efeitos positivos dos probióticos são imediatos?
Algumas pessoas notam diferenças boas no intestino um dia depois de consumi-los. Outras precisam de mais tempo. Mas o prazo máximo comprovado em estudos é de 15 dias, quando a flora está recuperada e o ritmo do intestino regularizado.

Por quanto tempo posso consumir alimentos probióticos?
Não é necessário suspender o consumo. As bactérias probióticas não sobrevivem por muito tempo no nosso organismo e, se quiser manter os benefícios dessas aliadas, você deve consumi-las com frequência.

Qual é o prazo de validade de um iogurte probiótico?
O mesmo de um iogurte normal: cerca de 45 dias. Porém, para manter as bactérias vivas, é importante conservar o produto numa temperatura entre 4ºC e 10ºC (no máximo). Portanto, evite deixá-lo fora da geladeira e, se possível, use uma sacola térmica para transportá-lo do supermercado para casa.

Na prateleira do supermercado
SMOOTHIE SALUTE
Leite fermentado da Salute sem gordura nem açúcar e com polpa de fruta (ameixa ou morango). A garra􀀀 nha (180 gramas, 68 calorias) tem mais de 100 milhões de probióticos do gênero Bifidobacterium lactis.
Preço médio: 1,10 real a unidade.

ACTIVIA
Foi a primeira linha de iogurte probiótico a surgir no mercado brasileiro. O integral cremoso (kiwi, cereja, morango, ameixa, original, pêssego e ameixa com castanha, entre 107 e 112 calorias) tem cerca de 100 milhões de DanRegularis exclusivos da Danone (microrganismos do gênero Bifodobacterium animalis) no potinho de 100 gramas. Também na versão 0% gordura (62 calorias).
Preço médio: 3,64 reais a embalagem com quatro unidades.

YAKULT
O tradicional leite fermentado da Yakult tem 16 bilhões de microrganismos probióticos exclusivos da empresa, o Shirota (gênero Lactobacillus casei), em um potinho (80 gramas, 59 calorias) – ou seja, uma unidade por dia é suficiente.
Preço médio: 5 reais a embalagem com seis unidades (70 centavos a unidade na venda porta a
porta).

ACTIMEL
Este leite fermentado traz outro microrganismo exclusivo da Danone, o lactobacilo LC Defensis (gênero Lactobacillus casei). Um potinho de Actimel (original, morango ou mix de frutas, entre 80 e 79 calorias) por dia garante 100 milhões desses probióticos.
Preço médio: 3,69 reais a embalagem com quatro unidades.

BATAVO BIOFIBRAS
É um dos poucos produtos que combina dois probióticos (Lactobacillus acidofilus e Bifidobacterium lactis). O potinho (100 gramas) do iogurte integral cremoso (morango, aveia, ameixa e mamão, 110 calorias) tem cerca de 1 bilhão desses microrganismos amigos. Também na versão light (41 calorias). Preço médio: 3,41 reais a embalagem com quatro unidades.

CHAMYTO BIG
A Nestlé aposta no Lactobacillus paracasei. Um potinho (120 gramas, 88 calorias) tem cerca de 1 bilhão desses probióticos amigos. Nos sabores frutas vermelhas e tradicional.
Preço médio: 4,59 reais a embalagem com seis unidades.

SOFYL
Sobremesa láctea da Yakult, a Sofyl também tem cerca de 16 bilhões de Shirota (Lactobacillus casei) no pote de 110 gramas (90 calorias). Nos sabores morango, baunilha, uva verde e maçã.
Preço médio: 1,40 real a unidade (1,20 real na venda porta a porta).

Cottage com lactobacilos vivos
Os pesquisadores e fabricantes têm estudado a possibilidade de ampliar a gama de alimentos
probióticos. Já tem novidade: Stímula Balkis é o primeiro queijo do tipo cottage nessa linha. Duas colheres de sopa (50 gramas, 29 calorias) garantem mais de 100 milhões de Lactobacillus acidophillus – quantidade suficiente para promover efeitos positivos ao organismo se consumido no dia a dia. O sabor é o mesmo do cottage tradicional, com a vantagem de ser livre de gordura e conservantes químicos. Potes de 220 e 400 gramas (5,50 reais e 7,50 reais, respectivamente).

Proteína demais engorda?

Aprenda a dose certa para a balança não subir



Não há dúvida: a proteína ajuda a emagrecer. Mas só os primeiros 30 gramas ingeridos na refeição constroem músculos, essenciais para a queima de calorias. Mais do que isso pode virar gordura, principalmente se você costuma exagerar nesse nutriente à noite – alertam pesquisadores do Departamento Médico da Universidade do Texas, em Galveston, nos Estados Unidos.

A sugestão é caprichar nesse item no café da manhã, no almoço e nos lanches, reduzindo a porção no jantar. Segundo a nutricionista , a dose diária varia de 0,8 a 1,2 grama por quilo de peso. Então, se você pesa 55 quilos pode ingerir de 44 a 66 gramas. “E não pense que dobrar a proteína depois da musculação dá mais força aos músculos”, diz a especialista. “O que importa é ingerir a quantidade indicada ao longo do dia.” Confira a dose desse nutriente em alguns alimentos.

ALIMENTO QUANTIDADE PROTEÍNA

Contra filé (filé médio/110 g) 36 g

Frango (filé grande/110 g) 32 g

Merluza (filé grande/110 g) 26 g

Iogurte (pote/170 ml) 7 g

Leite (copo/200 ml) 7 g

Queijo (fatia média/25 g) 6 g

Ovo (unidade) 6 g

Por que sopa emagrece?

Descubra a resposta e abuse dessa aliada da dieta



Dependendo da receita, ela vale por uma refeição leve e completa. E pode saciar mais que um grelhado com salada - dupla consagrada nas dietas de emagrecimento. Servida quentinha, ainda tem a vantagem de despertar o paladar, as papilas gustativas e o sistema nervoso central antes mesmo de você levar a primeira colherada à boca. Isso facilita a digestão e, consequentemente, a perda de peso. Aproveite!


P. A sopa sempre pode substituir uma refeição?
R. Uma sopa ralinha, tipo caldo, feita apenas com uma verdura e um legume, vale como lanche ou entrada (aliás, essa é uma ótima estratégia para sossegar o apetite). Para substituir o almoço e o jantar, ela deve conter uma fonte de proteína (carne magra ou frango) e outra de carboidrato (arroz ou macarrão integral), além de vitaminas e minerais (folhas e legumes).


P. Posso comer vários pratos?
R. Dependendo dos ingredientes, ela pode ser bem calórica. Aí, se você abusar, vai comprometer a dieta. O ideal é comer um prato fundo e, se ainda sentir fome, complementar com uma proteína, como um ovo cozido fatiado ou dois rolinhos de peito de peru. Mesmo se a sopa tiver baixo teor calórico, não deve ser consumida em excesso - dois pratos está de bom tamanho.


P. Sopa com creme de leite engorda?
R. O creme de leite deixa-a deliciosamente cremosa, mas acrescenta muitas calorias. Uma única colher de sopa (15 g) soma 40 calorias ao prato. Uma maneira de torná-la cremosa sem apelar para o creme de leite é engrossá-la com aveia ou batata cozida passada na peneira, ingredientes não tão magros mas infinitamente mais leves do que o gorduroso creme. Lembre-se, no entanto, de que as feitas com legumes batidos são naturalmente mais consistentes.


P. Posso combinar sopa com pão?
R. Se você se controlar e comer só uma fatia de pão integral ou alguns croûtons, tudo bem. Evite, porém, o pão francês. E cuidado com as torradas e biscoistos cream crackers - sequinhos, dão a falsa sensação de que não engordam, mas cada biscoito tem entre 20 e 30 calorias. Agora, se a receita já tiver carboidrato, como feijão, mandioquinha ou arroz, é melhor esquecer o pão.


P. Como escolher uma sopa de pacotinho saudável?
R. Prefira as sopas que contêm grãos e vegetais desidratados, como ervilha, feijão, lentilha e cenoura. Outras boas opções são as receitas à base de aveia ou quinua. Prefira as opções com menos gordura e cuidado com a quantidade de sódio, que não deve ultrapassar 200 miligramas por 100 gramas. E dispense as sopas que têm gordura trans

A cúrcuma vale ouro

Também conhecido como açafrão, ele ajuda a emagrecer e deixa mais saudável e bonita



A cúrcuma (ou açafrão-da-terra) ajuda a reduzir as gordurinhas acumuladas na cintura, existem outros bons motivos para você consumir essa especiaria todos os dias. “É boa para a pele, protege o fígado, atua contra o câncer, ajuda na digestão das proteínas e regula o metabolismo. Esses benefícios têm a ver com o poder anti-iflamatório e antioxidante da curcumina, pigmento que dá cor amarelo-ouro à cúrcuma (encontrada à venda na forma de pó). Guarde num vidro e use 1/2 colher de chá por dia, no preparo do arroz (os grãos ficam amarelinhos), da sopa, no molho da salada ou polvilhe diretamente sobre a comida.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

8 alimentos capazes de desenhar curvas

Saiba quais são os alimentos que podem dar uma força na hora de ganhar músculos



Ovo (com gema): a proteína perfeita
Como forma músculos
O ovo é o alimento com o mais alto valor biológico — uma espécie de medida da quantidade de proteína que um alimento é capaz de fornecer ao corpo. É verdade que a proteína da carne é mais eficiente para a construção muscular. Mas a gema, além da proteína, contém a vitamina B12, necessária para diminuir os níveis de gordura e ajudar na contração muscular.

Quantidade ideal
Consuma ovos com gema, sem medo, mas não fritos, porque cada um tem 120 calorias. “Embora a gema ainda tenha a má fama de aumentar o teor de colesterol do sangue, é a maior fonte conhecida de colina, substância que ajuda a dissolver essa gordura nas artérias.

Iogurte: porção de ouro
Como forma músculos
“O iogurte tem aminoácidos essenciais em altas porcentagens.Esse alimento é decisivo no crescimento muscular, porque combina proteína e carboidrato em doses ideais”, diz Tamara Mazaracki. Um copo fornece 10% da nossa necessidade diária de proteína. A versão com frutas é ainda melhor, porque aumenta os níveis de insulina, uma das chaves para reduzir a perda proteica que costuma acontecer após o exercício. “É uma boa fonte de cálcio, mineral importante para a contração muscular.

Quantidade ideal
“Tome um ou dois potes de iogurte diariamente. “Sem açúcar ou adoçante é melhor, porque esses ingredientes diminuem a ação dos lactobacilos e também o teor de vitaminas do complexo .

Salmão: combustível do crescimento
Como forma músculos
Altamente proteico, tem grandes quantidades de ômega 3, uma gordura que ajuda na recuperação da massa muscular. “Devido à ação anti-inflamatória, permite a assimilação de novas proteínas pelas fibras.

Quantidade ideal
Consuma três vezes por semana, mas lembre-se: uma posta ou um filé médio de salmão tem 150 calorias. Para melhor aproveitar os nutrientes, prepare o peixe em baixa temperatura e evite cozinhar demais.

Carne vermelha: rainha da creatina
Como forma músculos
Esse aminoácido é produzido no fígado e nos rins. Sem ele, não há energia. As carnes, principalmente a vermelha, são o alimento número 1 em quantidade de creatina, essencial para a construção muscular. Mais: contêm ferro, zinco, niacina (vitamina B3) e vitamina B12 — nutrientes cruciais para quem quer resultados.

Quantidade ideal
A carne vermelha deve ser consumida de duas a três vezes por semana. Um bife médio de carne magra tem de 150 a 200 calorias e não compromete a dieta.

Azeite de oliva: o líquido da energia
Como forma músculos
A gordura monoinsaturada ômega 9 tem ação anticatabólica, ou seja, age contra inflamações, que provocam o desgaste e a fraqueza muscular.


Quantidade ideal
Use de uma a duas colheres de sopa por dia, em saladas e também para cozinhar. Lembre-se, porém, de que cada colher tem, 110 calorias. Olho vivo!

Amêndoas: remédio para a massa muscular
Como formam músculos
Elas são uma das maiores fontes da vitamina E alfatocoferol, a forma mais bem absorvida pelo corpo e um potente antioxidante, que pode ajudar a prevenir os danos provocados pelos radicais livres após o treino. E quanto menos agressões praticadas pelos radicais livres, mais rapidamente seus músculos vão se recuperar.

Quantidade ideal
“Consuma 15 unidades por dia, no lanche ou na salada”, sugere a nutróloga. “Já que dão saciedade, coma cinco amêndoas antes do almoço e outras cinco antes do jantar para aplacar a fome”, ensina.

Água: um banho de força
Como forma músculos
Cerca de 80% da massa muscular é composta de água. Mesmo uma diminuição tão pequena quanto 2%, por transpiração ou falta de ingestão, pode prejudicar a perfomance. Um estudo realizado na Alemanha mostra que quanto mais desidratado seu corpo estiver, mais lentamente ele vai utilizar a proteína para construir músculos. “A perda excessiva de água reduz o consumo máximo de oxigênio, fator importante no desempenho físico.
Um músculo com apenas 3% de desidratação, por exemplo, tem uma perda de 10% na força de contração e de 8% na velocidade de reação. Quando o músculo está desidratado, o cansaço chega rápido”, completa. Mesmo em repouso durante 24 horas, você perde 1 litro de água — 400 mililitros pela respiração e 600 mililitros através da pele. Ao se exercitar, essa perda aumenta. Por isso, beba água antes, durante e depois do exercício. “O ideal é beber pequenos goles a cada dez minutos”, aconselha a nutróloga. “Se você esperar ficar com a boca seca, seus músculos já estarão sofrendo com a falta de água.A glicose (um derivado do carboidrato também necessário para o ganho de massa muscular) só é incorporada ao músculo na presença de água. “Para cada grama de glicose armazenada no músculo e no fígado, são necessários 3 miligramas de água”, explica.

Quantidade ideal
Varia de acordo com o clima e o treino. “Para saber se você está ingerindo o necessário, observe a cor da urina. Quanto mais clara, mais bem hidratado está o organismo.

Café: estimulante imbatível
Como forma músculos
Para ter mais gás durante o exercício anaeróbico (que não usa o oxigênio), caso da musculação, o cafezinho é tiro e queda. “A cafeína é uma substância ergogênica, ou seja, melhora o desempenho, a concentração e a disposição para malhar.Além disso, o café aumenta o uso de gordura corporal para gerar energia . Beba de 30 a 60 minutos antes da atividade.

Quantidade ideal
“Você pode tomar até dois cafés expressos ou, então, pedir ao seu médico que receite uma fórmula em cápsula. Para quem sofre de úlcera ou algum tipo de doença cardíaca, a bebida é desaconselhada. “Mesmo quem é saudável pode ter distúrbios como arritmias, gastrite, insônia e irritabilidade se ingerir a bebida em excesso. Vale lembra, ainda, que o excesso de cafeína do mate ou do chá verde pode alterar a absorção de minerais e vitaminas.

O cardápio que faz os músculos saltarem
Este é um exemplo de dieta que combina, em um só dia, todos os nutrientes essenciais para modelar as formas. Sugerido pela nutricionista , tem 2 mil calorias.

Café da manhã
• 2 fatias de pão integral
• 1 ou 2 fatias de queijo branco ou ricota
• 1 ovo mexido com 1 col. (sopa) de azeite e sal
• 1/2 xíc. (chá) de café, adoçado com 1 col. (sobremesa) de açúcar.

Almoço
• 1 filé de carne vermelha magra
• 4 col. (sopa) de arroz ou massa ao sugo
• salada de folhas à vontade regada com 1 col. (sopa) de azeite
• 1 fatia de abacaxi

Lanche da tarde
• 1/2 xíc. (chá) de mix de castanhas (amêndoas, castanha-do-pará e nozes) ou 1 copo de iogurte desnatado

Jantar
• 1 filé grande de salmão grelhado ou 12 sashimis de salmão e atum
• 1 prato de salada de folhas com 5 tomates-cereja, 2 palmitos, temperada com 1 col. (sopa) de azeite
• 1 fatia de melão

Saiba mais sobre os alimentos que desenham curvas

A genética ajuda: “Quem tem uma combinação ideal de genes responsáveis pelo aumento das fibras musculares não precisa se esfalfar na academia”, diz Paulo Texeira, especialista em medicina ortomolecular e nutrologia do Rio de Janeiro. Para quem não tem essa vantagem, o conselho é buscar reforço numa dieta adequada. “Cerca de 70% da massa muscular resulta da alimentação e do descanso, enquanto os outros 30% vêm dos exercícios de força”, explica Júlia Matias, médico especializado em qualidade de vida, de Salvador.

Proteínas são essenciais: “Quem faz atividade física regular, mas não é atleta, deve consumir 15% das calorias provenientes da proteína”, diz o nutrólogo Ana Freire, do Rio de Janeiro.

“As iniciantes precisam ingerir 1,7 grama de proteína por quilo de peso corporal”, completa Júlio Neves. Exemplo: se você pesa 55 quilos, precisa de 93 gramas de proteína por dia ou cerca de 400 gramas de carne vermelha. Segundo a médica do esporte Tania Lopes, estudos mostram que acima de 1,78 grama de proteína não há aproveitamento do nutriente na formação da musculatura.

Para um melhor aproveitamento dos nutrientes, Paulo Texeira recomenda fazer a refeição no máximo 30 minutos após o treino. “Nesse intervalo, existe a chamada janela de absorção, em que os nutrientes são usados para a reposição, no fígado e nos músculos, do glicogênio, um tipo de carboidrato usado como fonte de energia para o crescimento muscular, mas que não é depositado sob a forma de gordura.” Isso significa que aquilo que você ingerir meia hora após os exercícios não vai se transformar em calorias extras.
A nutricionista Tania Lopes , de São Paulo, destaca o papel dos carboidratos na formação muscular. “A proporção ideal é de 3 gramas de carboidratos para 1 grama de proteína.” Para melhorar a absorção das proteínas, ela sugere acrescentar alimentos ricos nas vitaminas C e E, além de betacaroteno

Descubra 10 motivos para beber leite todos os dias



O leite já faz parte da nossa alimentação desde criancinhas. Além de gostoso e saudável, é um alimento importantíssimo para o bom funcionamento do organismo e garante qualidade na saúde por conter proteínas, carboidratos e minerais.

10 ótimos motivos para consumir o alimento. Confira:

1) Leite ajuda a emagrecer – o consumo da bebida pode ajudar também no processo de perda de peso e, com isso, prevenir problemas como a obesidade. Estudos mostram que populações de diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e menos predispostas a obesidade. Além disso, programas de emagrecimento com dietas ricas em leite apresentam maiores taxas de perda de peso, quando comparadas a dietas pobres neste alimento.

2) Leite hidrata - o leite é constituído por 90% de água e também eletrólitos. Uma pesquisa da Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, do Reino Unido, concluiu que o leite magro produz uma significativa melhora na reidratação após atividade física em comparação com outras bebidas, como água e alguns sucos de frutas.

3) Leite ajuda no controle da diabetes - o leite pode ser um importante coadjuvante no tratamento e prevenção deste problema. O alto teor de aminoácidos das proteínas do soro do leite,pode afetar os processos metabólicos do organismo, favorecendo o controle da glicemia e a ação da insulina e, dessa forma, podem atuar positivamente no controle das taxas de açúcar no sangue.

4) Leite ameniza as cólicas menstruais - um estudo realizado na Jordânia afirmou que adolescentes que consumiam três porções de cálcio por dia, sentiam menos dores pelas contrações do que as que não consumiam, porque o cálcio participa nos processos de contração e de relaxamento muscular. O estudo sugere que sem o cálcio, o músculo permanece contraído por um maior tempo, causando dores.

5) Leite é a maior e melhor fonte de cálcio: o leite representa a maior fonte alimentar deste mineral com uma excelente facilidade para ser absorvido biodisponibilidade. O cálcio presente no leite é fundamental para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes.

6) Leite é um alimento completo e versátil: Além de conter proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais, o leite é um ingrediente fundamental da gastronomia.

7) Leite é um alimento seguro: Atualmente, a segurança do leite é garantida pelo processo UHT (Ultra High Temperature) utilizado nas embalagens longa vida, que emprega altas temperaturas durante o tratamento da bebida, o que impede a sobrevivência e o crescimento de microorganismos.

8) Leite contém proteínas de alto valor biológico: as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

9) Leite ajuda a dormir melhor - O leite é considerado um boa fonte de triptofano, que é um aminoácido essencial e indutor do sono em casos de insônias leves e moderadas. Esse aminoácido é precursor da serotonina, que atua como um sedativo natural no cérebro humano. É por isso que para a insônia recomenda-se um copo de leite morno antes de dormir.

10) Leite é fundamental em todas as faixas etárias: o consumo do cálcio presente no leite traz benefícios para as pessoas em todas as faixas etárias. Para as crianças proporciona o crescimento saudável de ossos e dentes; para os adultos garante uma boa quantidade de massa óssea; para as gestantes é fundamental na formação do feto; e para os idosos evita a perda de massa muscular e óssea decorrente da idade avançada.

Farinha de fruta ajuda a emagrecer e até evita problemas cardíacos



As frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras e, por isso, alimentos essenciais no nosso dia a dia. Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco porções de frutas e legumes por dia. Mas o que acontece é que, em muitos casos, os benefícios ficam mais concentrados na casca do que na polpa. Como aproveitá-los então em prol da saúde?

Vamos combinar que não rola comer casca de banana e de laranja por mais vitaminas, minerias e fibras que ofereçam. É para isso que existem as farinhas de frutas, que nada mais são do que as cascas das frutas trituradas. E cada uma traz um benefício diferente. Confira os principais.

Farinha de uva vermelha: é um antioxidante natural que evita acidentes vasculares e problemas cardíacos por conta do resveratrol. Também diminui as taxas do mau colesterol;

Farinha de banana: é rica em fibras de amido resistente, que auxilia no emagrecimento e no bom funcionamento do organismo. É benéfico, inclusive, para diabéticos, porque controla a velocidade do acesso aos carboidratos;

Farinha de maracujá: contém pectina que bloqueia absorção de gorduras pelo intestino e, consequentemente, auxilia no emagrecimento e na redução do mau colesterol;

Farinha de laranja: é rica em fibras naturais e pectina e reduz o apetite, regula o funcionamento do intestino, contribui para a redução do colesterol e ativa o metabolismo;

Farinha de maçã: é rica em pectina e tem ação de saciedade. Diminui doenças cardíacas e colesterol. Contém ácido málico, que evita dores articulares e diminui pH sanguíneo.

De acordo com a nutricionista o ideal é consumir de 2 a 3 colheres diárias de farinha de frutas, mas de forma fracionada para evitar problemas intestinais, já que tem muitas fibras. "É interessante misturar a farinha ao iogurte, leite, bolo, biscoito, salada e até feijão e sopas", ensina a especialista.

A farinha de banana, por exemplo, combina mais com preparações salagadas e a de maçã tem mais a ver com doces, mas tudo depende do gosto de cada pessoa. Também é interessante fazer um mix de farinhas de frutas e misturar com o alimento de sua preferência. Elas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou feitas em casa. A nutricionista ensina como: o primeiro passo é higienizar a casca, depois colocar para assar em forno baixo por 30 a 40 minutos e batar bem no liquidificador.

sábado, 2 de outubro de 2010

Dieta das Fibras



Receita da Mistura de Fibras

500 gramas de Aveia fina
300 gramas de Fibra de Trigo
300 gramas de Germe de Trigo
200 gramas de Levedura de Cerveja
400 gramas de Linhaça
100 gramas de Farinha de Maracujá
500 gramas de Leite ou farinha de Soja
20 gramas de Gergelim Branco

Mistura tudo e colocar em uma vasilha com tampa

Modo de preparo
200 ml de Leite desnatado
100 gramas de frutas (banana, maça ou mamão)
02 colheres de sopa cheia da Mistura Fibras
08 gotas de adoçante

O shake como substituto para o café da manha e o jantar

Fazer cinco refeições ao dia, prescrição do café ate o jantar

1 – Café da manha o shake
2 – Lanche da manhã ate 200ml de iorgute natural, ou uma barra de cereal ou fruta (maça, melancia, mamão, abacaxi ou outras)
3 – Almoço normal com proteína e carboidrato, sendo em menores quantidades os carboidratos.
→ De meia a uma concha de feijão, 03 colheres de arroz, um grelado ou assado. As fibras deve e podem ser consumidas em maiores quantidades.
4 – Lanche da tarde ate 200ml de iorgute natural, ou uma barra de cereal ou fruta (maça, melancia, mamão, abacaxi ou outras)
5 – Shake como janta

Observações
• Reduzir as quantidade de carboidratos (pães, massas e farinha de mandioca) a noite nada de carboidratos, somente durante o dia;
• Fazer exercícios de 3 a 4 fezes na semana com duração média de 40 a 50 minutos (caminhada, pedaladas, natação ou outras)
• Fazer uso de chás diuréticos(diuréticos naturais) ao menos uma vez ao dia
• Fazer uso de chá verde após o almoço
• Beber bastante água no decorrer do dia.

Grupos de alimentos

Carboidratos, devem ser reduzidos não eliminados do regime, pois este grupo são ricas glicose o que da energia mais rapidamente ao corpo.
Massas em geral, batata, arroz, pães, bolos, biscoitos, farinha, aveia, aipim, nescau e outros.

Proteínas, são elementos importantes para o sistema de contração e constituição muscular. Importante fonte de energia, estão presentes em carnes de diversos tipos e algumas verdura e legumes.

Fibras, elementos importante para o bem estar e o bom funcionamento do organismo. Nessa dieta aparece em grade quantidade de uso pois seu uso inibe a fome e aumenta a sensação de satisfação.

Por que envelhecemos?



Diversas teorias tentam explica esse processo da vida, algumas dizem respeito aos radicais livres, outras sobre danos genéticos (encurtamento dos telomeros) ou simplesmente erro na síntese protéica. No entanto nada foi provado por meio de pesquisa, mas todas essas teorias se completam, já que os radicais livres são produtos do oxigênio, esse mesmo que precisamos pra viver, ele gera um subproduto que oxidam algumas organelas importantes para o bom funcionamento das células e assim causam erro na síntese de algumas proteínas que compõem a célula.
Então podemos dizer o que envelhecimento como processo biológico ocorre a nível celular e depois acomete uma gama de outras células que formam um tecido e esse finalmente perde algumas de suas funções.
Dentes essas alterações destacam se a perca de massa não gordurosa, os músculos, e as gordurinhas tendem a tomar esse lugar, acarretando no acumulo de gordura localizada, principalmente no abdômen. Também ocorre a perca de sais de cálcio, potássio e outros, o que leva a uma diminuição na calcificação dos ossos, causando a osteoporose, a redução nos sais também pode levar a um processo que reduz a quantidade de água nas articulações e essas ficam mais rígidas e causando dor ao flexionar-se.
Para um envelhecimento saudável deve se estimular os exercícios físicos de no mínimo 50 minutos por dia, 3 dias por semana, esses podem ser caminhada, alongamento, pedalar bicicleta entre outros.
Se faz necessário também uma dieta rica em vitaminas A,C,E que ajudam a combater o processo de envelhecimento. Essa vitaminas são encontrada em frutas, legumes, proteínas e verduras.

Vitamina A – Abacate, Abóbora, Acelga, Brócolis, Broto de alfafa, Caju, Cenoura, Escarola, Espinafre, Mamão, Manga, Melão, Pêssego, Fígado de aves e outros animais etc.
Vitamina C – Frutas cítricas (Laranja, Limão, Acerola, Abacaxi) Agrião, Alface, Goiaba, Rúcula, Alho, Cebola, Repolho, Espinafre etc.
Vitamina E – é encontrada em óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc.) e o gérmen de trigo. As nozes, as sementes, grãos inteiros e os vegetais de folhas verdes também são fontes de vitamina E. Existem também suplementos que fornecem vitamina E ao organismo.

Lembrem-se que nada é bom e excesso, então não adianta fazer as refeições e acha que os complementos vitamínicos irão deixa pra jovem, não iria, apensa sobre carregarão seu organismo

Mais magro[a] com abacate

Ele sempre teve a fama de engordar. Mas, agora, pesquisadores do mundo todo afirmam que a fruta emagrece! E não aumenta as taxas de colesterol como se pensava. Ao contrário: faz bem para o coração e ainda deixa a pele mais bonita!



Nem todo mundo dá bola para o abacate, mas só até descobrir seus poderes. Para citar alguns: protege o coração e ajuda a manter a pele jovem. E, apesar de ter passado décadas com a fama de engordar, os novos estudos revelam que ele diminui o índice de massa corporal (IMC). Ou seja, emagrece! “Os pesquisadores também constataram que o abacate reduz 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso.
O segredo é você comer a fruta com frequência e em doses moderadas, sozinha ou em receitas leves.

Ação antigordurinhas
Boa parte dos benefícios do abacate é mérito do ácido oleico – a mesma gordura boa do azeite de oliva. Presente na polpa numa proporção excepcional, ele aumenta a sensação de saciedade (você fica feliz com menos comida) e adia a fome. Também baixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo. Eis aí um atrativo e tanto para quem vive de olho no ponteiro da balança.

Consumida na hora de dormir, a fruta promove outro efeito: “Nesse horário, o abacate intensifica a ação do GH, hormônio do crescimento, que tem o pico de produção à noite.” O que isso tem a ver com a cintura sequinha? “No adulto, o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada como fonte de energia. A medida recomendada: 2 colheres de sopa (no máximo três) da fruta pura (não vale pôr nem adoçante!) antes de você ir para a cama.

Aliado da pele e do coração
Atrás de um produto de beleza natural? Pode apostar no abacate. “Rico em vitaminas A e E e beta-sitosterol, ele ajuda a combater acne, ruga e celulite. Agora, para quem faz exercício, o abacate é mais do que necessário. As
substâncias anti-inflamatórias presentes na fruta reduzem o risco de desgaste na cartilagem (tecido que protege as articulações), segundo uma pesquisa publicada na revista científica Osteoarthritis and Cartilage. Um outro estudo, do Centro de Nutrição Humana da Califórnia (Ucla), nos Estados Unidos,
revelou que o coração também fica protegido. “O beta-sitosterol, em parceria com outro componente do abacate, a L-glutationa, reduz o colesterol ruim sem prejudicar o bom.

Fruta com proteína
O abacate é uma das raras frutas que tem proteína. Pouquinho, é verdade. Mas acaba sendo uma opção para completar esse nutriente na refeição. Assim você pode consumir a fruta em receitas salgadas – e não só com açúcar (hábito típico dos brasileiros). Acredite, fica ótimo! Melhor ainda: a gordura do abacate aumenta em até 10% a absorção dos carotenoides, entre eles o licopeno, presente principalmente no tomate. De novo, você só tem a ganhar com isso. O licopeno tem o poder de reduzir os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce. Então aproveite para incluir a fruta do abacateiro de diferentes maneiras no seu dia a dia. Mas lembre-se: em porções moderadas!

Tamanho econômico
Existe mais de 30 tipos de abacate no Brasil. “São resultado do cruzamento entre espécies nativas do México, Caribe e Guatemala. A maioria é grande: pesa cerca de 500 gramas. Mas você pode encontrar versões pequenas. É o caso do avocado, popular na América Central e cultivado aqui há uma década. Mas cuidado: apesar de pesar só 85 gramas, contém as mesmas calorias (160 em 100 gramas) que o primo grandalhão. E não perde nada em nutrientes. Ao contrário: tem mais fibras e vitaminas A, C e E. “Significa que o avocado é ainda mais poderoso em antioxidantes.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SHAKE ANTIGORDURA



Ingredientes

½ colher de sopa de farelo de trigo
3 ameixas pretas sem caroço
½ colher de sopa de aveia
200 ml de iogurte natural desnatado
Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e beba gelado.

Aumente o pique na hora do treino tomando suco de beterraba!



Não está dando conta do treino? A beterraba pode se tornar sua grande aliada. Um estudo recente diz que a hortaliça pode aumentar em até 16% o tempo de atividades físicas que o corpo pode suportar. Segundo os pesquisadores da Universidade de Exeter, no sudoeste da Inglaterra, esse aumento na disposição pode ser decorrente da transformação no organismo do nitrato contido na beterraba em óxido nítrico, diminuindo assim a quantidade de oxigênio que o corpo consome durante o treino. O estudo analisou 8 homens com idade entre 19 e 38 anos. Durante seis dias, eles consumiram 500 ml de suco de beterraba diariamente. Após esse período, foram submetidos a uma série de testes físicos, como ciclismo em uma bicicleta ergométrica. Após os resultados, ingeriram groselha negra pelo mesmo período de tempo e também se submeteram aos mesmos testes. Depois de beber o suco de beterraba, o tempo de esforço físico dos participantes subiu em 92 segundos.

Além do esforço físico

Algo que também chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de que, após o consumo do suco de beterraba, a pressão arterial se manteve nos participantes durante os exercícios. “O exercício físico regular reduz a pressão arterial, além de contribuir para a diminuição do peso corporal e de ter ação coadjuvante no tratamento das dislipidemias, da resistência à insulina, do abandono do tabagismo e do controle do estresse.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Exterminar a barriga

Isso é possível se você adotar algumas condutas espertas na sua rotina alimentar. Quem ensina é a nutricionista



1Inclua no cardápio alimentos antiinflamatórios, que previnem o acúmulo de gordura no abdome: cúrcuma, gengibre, pimenta vermelha, cháverde, frutas vermelhas (mirtilo, uvas e berries) e peixes em geral.

2 Fique longe do excesso de açúcar – proveniente, principalmente, dos refrigerantes. No quesito bebidas, aliás, evite tomá-las junto às refeições para não comprometer a absorção de nutrientes importantes no processo de emagrecimento.

3 Elimine as toxinas.
Para tanto, saboreie, pelo menos, duas porções (1 pires) de couve, couve-debruxelas, brócolis ou agrião cozidas no vapor. Assim, você potencializa a desintoxicação do organismo. Se possível, opte pelas versões orgânicas.

4 Reduza o estresse.
Ele aumenta, de forma desequilibrada, a produção de cortisol (hormônio que estimula enzimas responsáveis pelo acúmulo de gordura no abdome). Como relaxar? Escolha alimentos que diminuem sua ação no organismo (abacate, chá-verde, vitamina C); intercale as refeições de três em três horas e invista em terapias corporais como, por exemplo, reiki, shiatsu e biodança.

5 Acerte no óleo.
Ao cozinhar, prefira o de canola, de soja, de arroz ou de coco (sempre em pouca quantidade). Entre outros benefícios, eles aceleram o metabolismo.

6 Controle os hormônios. Eles mantêm o funcionamento celular, regulando o metabolismo energético e o peso corporal. A sugestão é consumir cereais integrais, quinoa, linhaça, soja, frutas e vegetais e castanhas e azeite de oliva

7 Evite adoçantes artificiais. Eles aumentam a absorção de glicose – que será armazenada na forma de gordura no tecido adiposo (principalmente, na região abdominal). As versões naturais – à base de estévia – estão liberadas.

8 Troque as carnes vermelhas por peixes e aves. O ideal é consumir versões como pescada, sardinha, merluza e lambari. Elas possuem menos toxinas e metais tóxicos que comprometem a “barriguinha”.

9 Aposte em abacaxi, mamão e hortelã – principalmente após as refeições. Eles contribuem para uma eficiente digestão de proteínas, sendo potentes estimuladores estomacais.

10 Incremente a salada. A dica é misturar o azeite de oliva com o óleo de gergelim, o de linhaça e o de macadâmia na azeiteira. Para completar, disponha sobre ela algumas folhas de ervas, como a sálvia, por exemplo. O prato é um grande aliado do processo digestivo.

11 Pratique exercícios físicos. Afinal, têm efeito importante na redução da gordura. Combine atividades que aumentam a massa muscular com aulas de “jump” e “bike”. São excelentes!

Fuja dos falsos amigos da dieta para emagrecer de verdade

Fique esperto: queijo branco, torrada e chocolate diet são traiçoeiros, vilões do mais bem-intencionado dos regimes. Revelamos o lado oculto desses bandidos disfarçados de mocinhos



É automático: todo mundo associa maçã à dieta. Queijo branco também. Porém, ao contrário do que se imagina, vários dos alimentos que se tornaram símbolos do regime alimentar nem sempre merecem a fama que tem. Não que eles não sejam recomendáveis. São, sim. Mas nem tanto para enxugar medidas. Há outras opções bacanas para quem, além de emagrecer, busca variar o menu.Nós mostramos o lado B desses amigos-da-onça.


MAÇÃ
Ela é praticamente o ícone número 1 da dieta. De fato, tem muitos nutrientes e fibras, que seguram o gatilho da fome. No entanto, há quem jure de pés juntos que a fruta deixa um buraco no estômago. Esse é o seu caso? Isso acontece porque, apesar do alto teor fibroso, trata-se de uma fonte de carboidratos simples, como a frutose, que é absorvida rapidamente pelo organismo. Um outro ponto a se considerar são as calorias: uma pequena maçã tem cerca de 70, enquanto uma grande, 100. E sabe quantas estão em uma banana nanica? 78! Ainda assim, coitada, o fruto da bananeira leva a fama de fazer engordar. Uma injustiça. Porque ele também é rico em fibras insolúveis, que mantêm a glicemia estável, driblando a fome e a produção excessiva de insulina. A banana é capaz até mesmo de dar maior saciedade do que a popular maçã por apresentar mais amido (um carboidrato complexo, presente em maior quantidade nas menos maduras) e uma textura encorpada. E não pára por aí: a banana preserva a saúde da flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia sintomas da TPM. Assada com canela na forma de sobremesa, é uma ótima pedida para o paladar de quem não dispensa um sabor adocicado ao final da refeição.


QUEIJO BRANCO
Quem nunca apostou num sanduíche mega-recheado de queijo branco como refeição magrinha? Xiiiii, você sabe quantas calorias tem o queijo branco? Uma fatia do tipo minas (30 g) soma 66. Já 1 porção fina (15 g) de mussarela tem 46 e uma grossa (30 g), 92. Ou seja, o branco não é tão econômico assim e acaba pesando no prato por uma simples razão: Esse tipo é geralmente cortado em fatias bem grossas e, no final, as pessoas acabam comendo muito, alerta a Nutricionista . Basta lembrar o tamanho dos sanduíches feitos em lanchonetes ou padarias que levam o tal recheio eles são bem grandinhos. Além disso, o queijo branco (assim como a mussarela e o queijo prato) também é rico em gorduras saturadas (que podem fazer mal à saúde, principalmente a do coração, quando consumido em excesso). Pudera, é feito com leite integral. Tem também um teor alto de sódio, que provoca hipertensão. Atenção: ninguém aqui está sugerindo que você exclua o queijo branco do cardápio. Mas dê preferência à versão light e limite sua quota a 2 fatias finas por vez. Vale até mesmo optar por 2 pedaços também fioas de queijo mussarela vez ou outra. Melhor mesmo é apostar na variedade, alternando com o peito de peru ou presunto (sem capa de gordura), acompanhado de itens mais leves, como 1 colher de sopa rasa de requeijão light (40 cal) ou de margarina light (32 cal) ou de maionese light (29 cal).


TORRADA
Muita gente desistiu do pão por achar que ele é um tremendo vilão, mas se esbalda com torrada afinal, ela está muito associada a regime. O motivo? Mistéeeerio... Na verdade, torrada é pão sem água. Acontece que a água ajuda a saciar mais. Logo, um pão, no caso, doma mais o apetite do que uma torrada. Seu teor crocante é outro fator que gera uma certa compulsão basta lembrar dos salgadinhos de pacote. Não precisa cortar esse ingrediente do menu. Só é preciso comer com consciência. E saber que o pão pode entrar, sim, na sua dieta, de preferência na forma integral. Alguns dados: 1 torrada light tem em média 35 calorias, enquanto 1 fatia de pão integral light, 50.


CHOCOLATE DIET
Basta aparecer o termo diet na embalagem de um produto para associá-lo a um alimento inofensivo. Errado. No caso do chocolate diet, só não tem açúcar e é voltado para quem não pode consumir esse ingrediente. Porém, para compensar a falta do componente açucarado, a barrinha apresenta na fórmula maior teor de gordura. Do contrário, a consistência não seria a mesma. Logo, a versão diet não é nada indicada para quem quer emagrecer. Já o chocolate light, esse sim tem redução de no mínimo 25% nas calorias em relação à versão original. Porém, cada fabricante decide o quanto, podendo diminuir até mesmo mais do que o normal. Se o seu objetivo for adoçar a boca, vale a pena apostar numa barra pequena (de 20 a 30 g), mas dê preferência ao chocolate amargo mesmo que não seja light. É que ele, sem a menor sombra de dúvida, sacia a fome e reduz a vontade por doce, além de ser riquíssimo em antioxidantes, que ajudam a manter a saúde em alta.


SUQUINHO
Se for para acompanhar a refeição, muito cuidado nessa hora. Prefira os tipos naturais não tão concentrados, como maracujá, acerola, limão. Os de melancia, abacaxi, açaí e os combinados de frutas, além dos clássicos laranja e tangerina, também são saudáveis. No entanto, como entram muitas fatias ou várias unidades da fruta, a bebida, no final das contas, acaba pesando na balança. Na hora do almoço ou do jantar, vale recorrer aos sucos prontos de caloria reduzida. Eles não são tão nutritivos como os naturais e feitos na hora, mas certamente são uma alternativa mais vantajosa do que os refrigerantes lights. Agora, se quiser recorrer ao suco como lanche da tarde, aí sim vale se deliciar com aquele preparado com a fruta de sua preferência, mas sem açúcar, claro.

Aposte nos alimentos que roubam calorias. Sim, eles existem e derrubam o ponteiro da balança

Já ouviu falar em caloria negativa? As comidas desse grupo exigem que o corpo queime mais calorias do que as que elas mesmas fornecem. E o esforço para digeri-las é tremendo, o que faz o metabolismo trabalhar dobrado. Isso significa que, no final das contas, o valor calórico consumido será nulo - daí o termo




Esse grupo valoroso é uma mão na roda para quem quer (ou precisa) emagrecer. É bem verdade que ainda não existem evidências científicas que comprovem essa ação exterminadora de quilos extras. Porém, algumas pesquisas clínicas vêm demonstrando que uma dieta com esses ingredientes auxilia, sim, na perda de peso.
Entram nessa categoria os alimentos hipocalóricos e ricos em fibras, que são mais difíceis de digerir. Como se não bastasse tal vantagem, essa turma é ainda carregada de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis por toda sorte de doenças.

Porém, apesar de supersaudáveis, não vale fazer uma dieta só com esses alimentos. O corpo precisa de energia e do equilíbrio entre carboidratos integrais, proteínas magras e gorduras do bem, afirma Vanessa. Então, encare os ingredientes com caloria negativa como facilitadores do emagrecimento e não como as estrelas únicas do cardápio.

É importante lembrar também que o metabolismo varia de pessoa para pessoa, de acordo com sexo, idade, altura, peso, genética e nível de atividade física. Há os que gastam mais do que outros no processo de mastigar, digerir, absorver, armazenar e eliminar substâncias.

Mas afinal, quais são esses poderosos aliados do emagrecimento saudável? Conheça alguns deles e experimente três receitas bem leves para usufruir dos seus benefícios.

Vegetais
Couve-flor, brócolis, aspargos, cebola, nabo, alface, salsão, pepino, chicória, repolho, espinafre, pimenta vermelha, mostarda, cenoura, abobrinha, berinjela, gengibre, mostarda, aipo e agrião.

Frutas
Grapefruit, mamão papaia, morango, tangerina, amora preta, limão, pêssego, goiaba, melancia, framboesa, melão, abacaxi, maçã e laranja.

Tire proveito

Suco de laranja e agrião
Bata no liquidificador 1 laranja + folhinhas de agrião + 1 colher (café) de gengibre sem casca + 1 copo (200 ml) de água gelada.

Sopa de legumes
Descasque os legumes e leve-os ao fogo junto com os demais ingredientes: 250 g de cenoura + 250 g de aipo + 2 nabos médios + 2 dentes de alho + 1 cebola grande + 1 ramo de ervas aromáticas (salsa, tomilho ,louro) + sal a gosto + água.

Sobremesa de abacaxi
Separe 3 rodelas/fatias de abacaxi e deixe gelar. Regue com o suco de ½ limão, raspas da casca e, por cima de tudo, espalhe 1 colher (café) de gengibre ralado.


Jante bem e perca peso! AZEITE antibarriga Coma amendoim e perca peso Coma arroz preto e dê adeus à barriga 7 dicas infalíveis para perder peso. Definitivamente! Gergelim reduz a barriga