Dor de cabeça, nunca mais!
Uma pesquisa recente revelou que uma em cada cinco brasileiras sofre de enxaqueca. As variações de hormônio no ciclo menstrual da mulher são as grandes responsáveis pelas dores na população feminina. Mas os hormônios não são os únicos vilões. As dores de cabeça também podem ser causadas por um estilo de vida ruim: estresse, falta de exercício físico e, principalmente, má alimentação.
Alimentos que combatem a enxaqueca
O médico Alexandre Feldman, que pesquisa a enxaqueca há anos, afirma que quem se alimenta mal tem um desequilíbrio químico no organismo. "Depois de um tempo, os remédios param de fazer efeito. É preciso agir na causa do problema, modificando hábitos", recomenda. Além de balancear a dieta, ele aconselha os pacientes a parar de fumar, beber pouco café e reduzir carboidratos e doces. Veja os alimentos (do bem e do mal) destacados por ele no livro A Dor de Cabeça Morre pela Boca (ed. A Girafa):
Carne bovina
A gordura de bois criados com capim é rica em ômega-3, benéfico ao coração e a todas as células do nosso corpo. Ela é essencial para manter o estresse bem longe.
Iogurte integral, leites fermentados ou kefir
O kefir é um grão muito rico em microrganismos vivos, como os lactobacilos. Ele precisa ser cultivado em leite ou água. Não é vendido em supermercados, mas você pode obtê-lo com outros cultivadores, de graça, na internet: http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir/
Azeite de oliva extravirgem, óleo de pequi ou azeite de dendê
Esses óleos combatem inflamações. Porém, não os aqueça a altas temperaturas e não os consuma em excesso.
Frutas, verduras e legumes
São ricos em minerais, vitaminas e fibras, ingredientes essenciais ao equilíbrio hormonal e químico do corpo. Na medida do possível, escolha os orgânicos, produzidos sem agrotóxicos.
Pimentas
A substância responsável pelo ardor dessas plantinhas é capaz de liberar endorfinas, que são analgésicos naturais do organismo. Esse processo químico causa uma sensação de bem-estar no cérebro.
Peixes
São fonte de ômega-3, um óleo com propriedades anti-inflamatórias. Prefira atum, sardinha, cação e arenque. Evite salmão, porque a maioria é criada em cativeiro e recebe antibióticos. Isso o torna nocivo à saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário